Sexta-Feira, 19 de Abril Paraguaçu Paulista 32ºC - 20ºC veja mais

Em plena pandemia, número de acidentes de trânsito envolvendo batidas contra postes preocupa

01/04/2021 - Ao longo de 2020, foram registradas 114 ocorrências dessa natureza nas regiões de Assis e Tupã.


Em plena pandemia, número de acidentes de trânsito envolvendo batidas contra postes preocupa

Problemas mecânicos, falta de atenção à sinalização, desrespeito às leis de trânsito, intempéries e vários outros fatores inesperados. O motivo de cada ocorrência pode ser incerto, mas o cenário é preocupante quando se fala nas estatísticas de acidentes com postes nas regiões de Assis e Tupã. Dados da Energisa Sul-Sudeste mostram que em 2020 foram 114 ocorrências de batidas de veículos contra postes da rede elétrica, enquanto nos três primeiros meses de 2021, foram 19 acidentes dessa natureza na região.

O gerente do Departamento de Manutenção da Energisa Sul-Sudeste, Luiz Moreto Vicentin Junior, expõe que os números se referem exclusivamente a colisões contra postes dentro da área de concessão da empresa. 

Em 2019, o registro dessas batidas foi um pouco maior: 128 casos. Mas em todos os períodos analisados, a maior parte desses acidentes acontece nos fins de semana. Neste ano, por exemplo, mais da metade dos registros ocorreram entre sexta-feira e domingo.

"Apesar da necessidade do isolamento social por causa da pandemia, a incidência dessas batidas geralmente é maior nos fins de semana. Lamentavelmente, são inúmeros os prejuízos causados pelos acidentes envolvendo postes, mas um dos mais graves é o risco de choque elétrico, ainda mais se o poste cair por cima do veículo ou envolver rompimento de cabos", detalha Moreto.

Por isso, a orientação é que em casos de acidentes envolvendo postes, todos permaneçam dentro do carro, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que irá realizar todos os procedimentos necessários com a máxima segurança.

A rede de distribuição da Energisa é equipada com tecnologia de proteção para desativar o fornecimento de energia em caso de interferência nos cabos ou postes, no entanto, não se pode descartar os riscos potencializados em uma colisão. 

Mesmo assim, a companhia promove algumas iniciativas visando reduzir essas ocorrências. Além do trabalho de conscientização com a comunidade, a Energisa instalou, nas cidades onde atua, equipamentos de proteção em pontos estratégicos. Denominada defensa, a estrutura feita com borracha e areia se assemelha às utilizadas nas pistas de corridas automobilísticas, com objetivo de diminuir o impacto da batida e garantir a segurança do condutor e da estrutura atingida. 

Sem energia

Em se tratando do fornecimento de energia, os acidentes de 2019 também prejudicaram 27.762 clientes, que tiveram os serviços de energia elétrica interrompidos por conta das colisões. No ano passado, o número chegou a 10.655 consumidores atingidos e, neste ano, foram 562 consumidores afetados pelo problema. Na lista dos prejudicados estão residências, estabelecimentos comerciais e outras unidades situadas próximo aos locais das ocorrências. 

"Do nosso Centro de Operação, fazemos as manobras com o intuito de minimizar os impactos e restabelecer a energia. Porém, há situações em que o dano à rede é tão grave que é necessário trocar mais de um poste, o que prolonga o transtorno aos clientes afetados, já que a implantação de um novo poste pode levar de três a quatro horas, ou até mais, dependendo das condições do local e solo", acrescenta Moreto.

Toda essa mobilização tem um custo alto, além do tempo de reparo na rede. A substituição de um poste pode custar até R$ 4 mil. No entanto, esse valor varia de acordo com o tipo de estrutura e equipamentos instalados. Ou seja, se for necessário trocar outros equipamentos, esse valor pode ser ainda maior. E tais custos financeiros deverão ser arcados pela pessoa responsável pelo acidente.

 

Assessoria Energisa/ Imagem Ilustrativa



MAIS NOTÍCIAS

Mãe de menino que aparece em vídeo de criança furtando moto o levou à delegacia após ver imagens

Caso aconteceu no último sábado, em Paraguaçu Paulista.

Pit bull solto na rua ataca idosa e cão de estimação durante passeio em Bauru

Para conter o ataque, o tutor deu vários socos na cabeça do animal.

Mulher é presa suspeita de matar namorado e atear fogo em carro com corpo dentro no interior de SP

Corpo da vítima foi encontrado carbonizado no banco do motorista, em Mineiros do Tietê.

Caminhoneiro morre após colisão traseira na Rodovia Castello Branco no interior de SP

Vítima viajava no sentido capital-interior, quando atingiu a traseira de outro veículo.

Motorista, gerente, sobrinha: o que dizem depoimentos sobre o caso do idoso levado morto ao banco

Mulher foi presa em flagrante por tentativa de furto mediante fraude e vilipêndio de cadáver.

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

Aprovado na Câmara, texto irá à sanção presidencial.

São Paulo vai usar IA para elaborar aulas digitais da rede pública

Governador disse que ferramenta não irá substituir professor.

PAT tem oportunidade de emprego para Auxiliar de Mecânica

Os candidatos interessados devem procurar o PAT munidos de RG, CPF e CTPS.

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE