Segunda-Feira, 05 de Maio Paraguaçu Paulista 28ºC - 16ºC veja mais

Filha e neta de paraguaçuenses, jovem de 17 anos lança livro no Rio Grande do Sul

12/03/2021 - Isadora Kristina Dutra Kannenberg é autora da obra “Coisa de Adolescente"


Filha e neta de paraguaçuenses, jovem de 17 anos lança livro no Rio Grande do Sul

Ela é adolescente. Tem 17 anos. É aluna do 2º ano do Ensino Médio, no Mauá. Estudiosa. Dedicada. E escritora. Sim, apesar da pouca idade, Isadora Kristina Dutra Kannenberg tem história para contar.

Nascida em Paraguaçu Paulista e vivendo atualmente em Santa Cruz do Sul/RS, Isadora está prestes a lançar o primeiro livro “Coisa de Adolescente” – ainda sem data para o lançamento devido à classificação de bandeira preta na região onde vive.

Neta dos paraguaçuenses Maria Dolores Messias Dutra e Delfino Lourenço Dutra e bisneta da dona Rosa Nogueira, viúva do falecido Artur Nogueira (também paraguaçuenses), Isadora está ansiosa para que as pessoas adquiram e leiam a obra que fez com muito carinho e uma pitada juvenil.

A mãe Rosicler Cristina Dutra, também paraguaçuense, ressalta com orgulho a conquista da filha que está representando o nome de Paraguaçu Paulista lançando um livro aos 17 anos de idade.

Nas 108 páginas, a adolescente aborda assuntos emergentes e latentes da idade, tabus e temas sobre ansiedade, educação, entre outros que surgem junto com a adolescência. Ela compartilha com os leitores, principalmente ao público da mesma idade, lições e experimentos vivenciados por todos os adolescentes e mostra o quanto essas questões são comuns para eles. Evidenciando mesmo que a vida na adolescência se assemelha a uma montanha-russa.

Apesar de ser apaixonada pela escrita desde muito nova e, na verdade, querer seguir carreira na medicina, a menina viu-se como autora após um encontro entre amigos. Foi em dezembro de 2019, durante a comemoração de seu aniversário e após debates sobre a vida jovem, que os amigos perceberam o talento da Isadora. “Eu estava contando as experiências da minha vida até aquele momento e ouvi dos meus amigos: ‘isso dá um ótimo livro’. A partir dali, amadureci a ideia e comecei a escrever”, conta a adolescente.

O livro ficou pronto em meados de junho do ano passado. Com o apoio da família, a menina conseguiu publicar o exemplar pela editora Catarse. Apesar de não ter sido lançado oficialmente, a obra já pode ser adquirida pelo site da editora. “Quando terminei de escrever o livro, disse para minha mãe que queria publicá-lo. Ela adorou os assuntos debatidos e me ajudou a correr atrás desse desejo”, lembra.

Mesmo com todas as nuances que escrever um livro proporciona, Isadora viu na escrita das palavras o seu desabafo. Ao fim do dia e repleta de perguntas, angústias e alegrias, era na elaboração do livro o momento de terapia e relaxamento para ela. “Foi assim que peguei o gosto para continuar. Era o momento de compreender as diversas questões que passavam pela minha cabeça, como medo, sonhos, observações e objetivos”, salienta a menina.

Para quem for ler a obra da Isa, como é carinhosamente chamada, vai encontrar um texto informativo e o seu reflexo enquanto adolescente. Ela expressa fortemente suas opiniões e anseios desta fase cheia de descobertas e aprendizados. “Eu trago ao livro algumas experiências que vivi, mostrando os diversos lados. Claro, de maneira leve e criativa”, destaca.

Isa conta que, quando tira um tempo para ler algumas páginas, é possível perceber realmente quem ela é. “Naqueles trechos estou eu e o que eu estava pensando naquele momento. Serve como terapia”, enfatiza, alegre. A adolescente já está no andamento do seu segundo livro, que nada tem a ver com o primeiro. Mesmo assim, garante que o assunto é tão bom quanto o da estreia. “Já estou na metade do segundo. Achei que não teria pique para fazer outro. Mas se torna um vício bom e é ótimo fazermos o que gostamos”, ressalta a jovem escritora.

 

Fonte: Portal Arauto/ Fotos: Arquivo Pessoal



MAIS NOTÍCIAS

Filme produzido em Paraguaçu é premiado no Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro

Arame Farpado faturou o Prêmio Canal Brasil na 34ª edição do Curta Cinema.

Jair Bolsonaro tem alta após três semanas internado em Brasília

Ex-presidente passou por cirurgia para reconstruir parede abdominal

Energisa abre inscrições para programa nacional de aceleração de carreira

Iniciativa vai selecionar novos talentos com perfil de liderança para atuação nas áreas estratégicas

Mulher de 24 anos é presa por tráfico de drogas em Florínea

Policiais avistaram a suspeita arremessando drogas sobre o telhado vizinho.

Jovem de 21 anos é preso por tráfico de drogas em Assis

Ocorrência teve apoio do BAEP e do cão Raika, que localizou porções de cocaína e maconha.

Mega-Sena, concurso 2.858: prêmio acumula e vai a R$ 20 milhões

Quina teve 78 apostas ganhadoras; cada uma vai levar R$ 42.013,90.

Três em cada 10 brasileiros são analfabetos funcionais

Pesquisa mostra que nível é o mesmo de 2018

Jovem de 24 anos é preso por tráfico de drogas na Barra Funda em Paraguaçu Paulista

Policiais encontraram porções de maconha com ele, que afirmou ter mais drogas em casa.

ANUNCIE DIVULGUE