Terça-Feira, 01 de Julho Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

Doria anuncia abertura de mais 338 leitos para Covid até final de março

10/03/2021 - Serão 167 leitos de UTI e 171 de enfermaria em hospitais estaduais, municipais e filantrópicos


Doria anuncia abertura de mais 338 leitos para Covid até final de março

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (10) a abertura de mais 338 leitos para pacientes de Covid-19 até o final de março. O número, entretanto, representa um valor abaixo do que o sistema de saúde, nas redes públicas e privadas, recebeu de novas demandas nos últimos dias. Segundo o secretário estadual da Saúde, apenas a criação de novos leitos não é suficiente para conter o avanço da pandemia no estado.

Desde 27 de fevereiro o total de pacientes internados bateu recordes todos os dias e, nesta terça (9), chegou a 20,3 mil pessoas, entre pacientes internados em enfermaria e em UTIs. Em 27 de fevereiro, eram 15.517 pacientes nesta situação em São Paulo.

Este aumento significa que, em 11 dias, foram 4.797 leitos ocupados a mais, o que corresponde a uma demanda de 436 leitos extras por dia em todo o estado, considerando hospitais públicos e privados, neste período.

Durante a coletiva, o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, afirmou que a criação de leitos exige uma complexa estrutura hospitalar e admitiu que o estado não tem condições de suprir a atual demanda, principalmente para casos mais graves.

"Estamos aumentando da forma que conseguimos. Quando eu falo aumentar número de leitos não é simplesmente um colchão, uma cama e um respirador. É além disso: a equipe que vai dar assistência a esse paciente. Estamos internando 130 pessoas a mais por dia nas UTIs. Nós não temos fôlego para abrir na mesma velocidade o número de leitos."

A necessidade de liberação de leitos, principalmente de UTI, passou a ser imediata, uma vez que diversas cidades já registram colapso no sistema de saúde.

Um levantamento feito pelo G1 nesta terça mostrou que ao menos 30 pacientes com Covid-19 morreram na fila de espera por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no estado de São Paulo nestes primeiros nove dias de março.

As mortes de pacientes que aguardavam liberação de leitos intensivos ocorreram em cidades localizadas na Grande São Paulo e no interior do estado.

Restrições mais rígidas

Desde o último sábado (6), todo o estado está na fase vermelha, a mais restritiva pelo Plano SP. A previsão era de que fossem anunciadas medidas restritivas mais rígidas nesta quarta.

Entretanto, a gestão de João Doria disse que ainda estuda mudanças e avalia tanto a decisão da Justiça de proibir a convocação de professores para trabalhar presencialmente quanto a recomendação para fechar escolas e templos religiosos.

"A questão dos cultos religiosos, ela é complexa e nós estamos aqui discutindo. Se for necessário [determinar] novas medidas, eventualmente uma delas está relacionada aos cultos religiosos", disse o coordenador do Centro de Contingência da Covid-19, Paulo Menezes.

Pela regra, a fase vermelha autoriza apenas o funcionamento de setores da saúde, transporte, imprensa, estabelecimentos como padarias, mercados, farmácias e postos de combustíveis, além de escolas e atividades religiosas, que foram incluídas na lista de serviços essenciais por meio de decretos estaduais.

 

Fonte: G1 SP



MAIS NOTÍCIAS

Cia. Bambolina abre inscrições para Oficina de Teatro em Paraguaçu Paulista

As inscrições vão de 29 de junho a 11 de julho, e as vagas são limitadas.

Piscina Municipal reabre com água aquecida a 30°C e nova estrutura para os frequentadores

As melhorias incluíram a troca dos filtros, a modernização do sistema de aquecimento

Prefeitura lança programa com até 100% de desconto para quitação de dívidas tributárias

Os contribuintes poderão regularizar suas pendências com descontos nos juros e multas de mora

Câmara realiza audiência pública para discussão da LDO

Audiência foi realizada na tarde do último sábado (28).

Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira

O jovem que deixar de realizar o seu alistamento sofrerá as penalidades impostas pela lei

Homem é preso após jogar álcool na companheira em Marília

Vítima teve medida protetiva concedida após agressões

Durante Sessão Extraordinária, Câmara aprova projetos e rejeita veto do Prefeito

Sessão foi realizada na última sexta-feira, dia 27.

Idoso morre carbonizado em incêndio que pode ter começado por vela em Botucatu

Homem de 75 anos vivia com a irmã em casa no Bairro Rubião Júnior que pegou fogo na noite de sábado

ANUNCIE DIVULGUE