Quarta-Feira, 12 de Junho Paraguaçu Paulista 30ºC - 14ºC veja mais

Com pandemia de Covid, aniversário de 96 anos de Paraguaçu não deverá ter celebrações

05/03/2021 - A Prefeitura Municipal ainda não divulgou se haverá algum evento ou ato cívico alusivo a data.


Com pandemia de Covid, aniversário de 96 anos de Paraguaçu não deverá ter celebrações

Na próxima sexta-feira, dia 12 de março, Paraguaçu Paulista completa 96 anos de emancipação político-administrativa.

A data, comumente celebrada com desfile das escolas e apresentações culturais, como shows e feiras, não deverá contar com celebrações neste ano em virtude da pandemia de Covid-19 e da necessidade de evitar aglomerações para prevenir o contágio da doença.

A Prefeitura Municipal ainda não divulgou se haverá algum evento ou ato cívico alusivo a data.

História de Paraguaçu Paulista

A Estância Turística de Paraguaçu Paulista tem suas origens históricas na localidade conhecida como Conceição de Monte Alegre. Essa localidade foi fundada por José Teodoro de Souza, que em 1873 fez a doação de 193 hectares de terras para a instalação de um novo patrimônio. Em 1891, Conceição de Monte Alegre foi elevada à categoria de distrito, cujo território se estendia entre os rios Paranapanema e Peixe, até as barrancas do rio Paraná.

José Teodoro de Souza, Manoel Pereira Alvim, José Antônio de Paiva, foram os primeiros colonizadores da região e se instalaram nas margens do Ribeirão Alegre e Rio São Matheus, posteriormente foram seguidos pelas famílias Moreira, Carvalho, Vieira entre outras.

Porém, a ocupação não foi pacífica. Ocorreram choques extremamente violentos entre os colonizadores vindos de Minas Gerais e os primeiros habitantes da região, os índios Coroado ou Kaigang, os Guarani-Caiuá e os Xavante, ou Oti-Xavante.

Moita Bonita era o nome do vilarejo que ficava situado nas proximidades de um pequeno bosque. Ali, a partir de 1910, Domingos Paulino Vieira – conhecido como Minguta – realizou o loteamento de suas terras, localizadas em torno da área onde seria construída a estação da estrada de ferro, local que ficava distante cerca de seis quilômetros do povoado de Conceição de Monte Alegre.

A cerca de 400 metros da “Moita Bonita”, foi inaugurada, em 23/03/1916, a estação da Estrada de Ferro Sorocabana, que recebeu o nome de Paraguassu. A partir daí, Moita Bonita passou a ser denominada Paraguassu, fato que deu origem ao atual nome de nossa cidade.

Em 1916 o tráfego ferroviário foi aberto, o que possibilitou o desenvolvimento das propriedades rurais, e, por conseqüência, de toda a produção agrícola, expandindo, de forma significativa, as áreas cultivadas. Com isso, foram atraídos colonizadores de diferentes regiões do Brasil, além de famílias de imigrantes italianos, espanhóis, libaneses, japoneses, portugueses, entre outros, provocando assim um rápido crescimento demográfico e econômico do novo povoado.

Com essa significativa expansão demográfica e econômica, em 30 de dezembro de 1924 Paraguaçu tornou-se unidade político-administrativa independente com a sua elevação à categoria de município, que foi instalado em 12 de março de 1925.

Em 5 de março de 1997, durante a gestão do prefeito Carlos Arruda Garms, Paraguaçu Paulista foi elevada à categoria de Estância Turística, através da Lei Estadual 9.646 sancionada pelo governador Mário Covas.

Hoje, com uma população de 45.945 habitantes (IBGE, 2020), uma área territorial de 1.000 km2 e uma densidade de 42,22 hab/km2, a Estância Turística de Paraguaçu Paulista oferece tranqüilidade, clima agradável, água de qualidade, apresentando-se como acertada opção para muitos que a escolhem para aqui viver e investir.

 

 



MAIS NOTÍCIAS

Departamento de Turismo e Cultura inaugura obras de infraestrutura turística realizadas em Paraguaçu

Obras de infraestrutura turística foram realizadas por meio de convênio DADETUR

Série de congressos das Testemunhas de Jeová tem início neste mês e promete boas notícias

O evento será realizado em mais de 500 idiomas em todo o mundo.

Entrevias lança websérie para alertar sobre o risco de animais soltos nas rodovias

Objetivo da campanha é motivar o cuidado aos animais.

Cinco curiosidades sobre a festa junina

Além das comidas típicas e dança, comemorações são oportunidade para aprender sobre raízes culturais

Pesquisa quebra mito de que dinheiro não traz felicidade

Uma pesquisa americana e de um site de relacionamento diz completamente o contrário

Feirão de negociação de dívidas da Sabesp vai até sábado, dia 15

Mutirão acontece em todos os municípios atendidos pela Companhia

Tradicional Festa Caipira da Casa Lar será nos dias 6 e 7 de julho

Evento terá música ao vivo, quermesse, almoço e leilão de gados.

Energisa investe em melhorias no sistema elétrico da região

Cronograma desta semana contempla serviços de manutenção na rede

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE