Quarta-Feira, 01 de Maio Paraguaçu Paulista 31ºC - 19ºC veja mais

Bolsonaro quer que postos exibam composição de preço dos combustíveis

12/02/2021 - Decreto obrigará postos a exibirem aos consumidores a descrição do valor de cada imposto cobrado


Bolsonaro quer que postos exibam composição de preço dos combustíveis

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (11), em sua live semanal nas redes sociais, a edição de um decreto que obriga postos de gasolina a exibirem aos consumidores a composição do preço do combustível, com descrição do valor de cada imposto cobrado e das margens de lucros dos agentes envolvidos, incluindo os distribuidores e os próprios postos.

"Será via decreto. A gente espera que o Parlamento aprove. Não tem nada de mais. É um direito de todos vocês saber quanto de imposto se paga em qualquer mercadoria. A gente vai exigir, via decreto, dos postos de gasolina", disse. Bolsonaro não informou quando o decreto será publicado.

"Não vou negar informações pra vocês. Final de janeiro, tivemos 7 centavos [de aumento] no preço do diesel. Na segunda-feira última, mais 13 centavos. E parece que vai ter mais reajustes ainda porque o preço do petróleo está subindo lá fora e o dólar não cai no Brasil", disse o presidente. Desde 2016, a Petrobras segue uma política de variação do preço dos combustíveis que acompanha a valorização do dólar e a cotação do petróleo no mercado internacional. Os reajustes são realizados de forma periódica nas refinarias.

Durante a live, Bolsonaro afirmou que deve apresentar nesta sexta-feira (12) um projeto de lei complementar para regulamentar trecho de uma emenda constitucional de 2001 e definir os combustíveis e lubrificantes sobre os quais o imposto incidirá uma única vez. A ideia, já anunciada em uma coletiva de imprensa na semana passada, é alterar a forma de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS), que é um tributo estadual e representa, por exemplo, cerca de 14% do preço final do diesel, combustível usado no transporte de carga por caminhoneiros.

Segundo o presidente, o projeto deve atribuir ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) a prerrogativa de discutir como a cobrança do ICMS deve ser fixada sobre os combustíveis. O colegiado é formado por integrantes do Ministério da Economia, incluindo o titular da pasta, Paulo Guedes, e todos os secretários estaduais de Fazenda.   

"Nós queremos que o Confaz decida qual percentual vai incidir em cima do litro dos combustíveis ou um valor fixo, em real, que vai constar para cada litro de combustível, a título de ICMS", disse Bolsonaro, que negou que o projeto seja uma interferência da União sobre a autonomia dos estados. "Num segundo momento, os senhores governadores vão decidir, com suas respectivas assembleias legislativas, quanto é esse percentual ou qual o valor fixo em cima do litro. Não tem nenhuma interferência minha. Nenhum governador vai perder receita", afirmou.

Ainda na transmissão ao vivo, Bolsonaro citou o valor dos impostos federais incidentes sobre a gasolina, o diesel e o GLP (gás de cozinha) e criticou a forma como o ICMS é fixado atualmente. O imposto é um percentual cobrado no preço do combustível vendido na bomba e varia de estado para estado.

"O que se faz de 15 em 15 dias? Pega-se o valor médio do combustível e daí os governadores aplicam o percentual em cima daquilo. O ICMS não só incide em cima do preço do combustível na refinaria, mas incide também em cima do PIS/Cofins, incide em caso de existência de Cide [Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico], incide em cima da margem de lucro dos postos, incide em cima do custo da distribuição e incide em cima do próprio ICMS. Isso é uma loucura".

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Edson Perandré Meira assume a Presidência do PL - PARTIDO LIBERAL em Paraguaçu Paulista

Advogado há mais de 29 anos e Contador desde 83, hoje é empresário, sócio da empresa STATUS NEGÓCIOS

Professoras paraguaçuenses consagram carreira como escritoras e lançam livros de poesias

O lançamento em conjunto contou com a presença de amigos e familiares das escritoras.

Jovem morre após sofrer queimaduras em explosão de galão de álcool em Botucatu

Ana Júlia Albertino, de 21 anos, trabalhava na cozinha de um restaurante neste sábado (27)

Idoso é multado em R$ 6 mil após queimar cachorro morto por envenenamento, em Martinópolis

Polícia Ambiental foi até a residência do envolvido, de 79 anos, após uma denúncia.

Sebrae Móvel oferece serviços para os microempreendedores em Paraguaçu Paulista e região

Atendimentos estarão disponíveis em Palmital, Echaporã, Paraguaçu Paulista e São Pedro do Turvo (SP)

Brasil registra mais de 244 mil empregos formais em março

Este é o melhor resultado do Caged para o mês desde 2020

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Outros 2.345 óbitos estão sendo investigados

Empresário é preso ao oferecer R$ 200 pra ter relações sexuais com adolescente de 15 anos em Marília

Homem, de 45 anos, foi preso em flagrante por exploração sexual de vulnerável.

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE