Quinta-Feira, 25 de Dezembro Paraguaçu Paulista 34ºC - 24ºC veja mais

Redes de fibra ótica devem alcançar 99% dos municípios brasileiros até 2024

08/02/2021 - Saldos financeiros disponíveis serão usados na implantação de redes nos municípios


Redes de fibra ótica devem alcançar 99% dos municípios brasileiros até 2024

A internet por fibra ótica deve alcançar cerca 5.500 cidades, equivalente a 99% dos municípios brasileiros, até 2024. É esse o objetivo do Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU5) do setor de telecomunicações, publicado no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o principal destaque do decreto é a determinação da utilização dos saldos financeiros disponíveis na implantação de infraestrutura de fibra ótica nos municípios que ainda não dispõem desta infraestrutura. Com isso, o plano pretende levar as redes de fibra ótica, chamadas tecnicamente de backhaul, a cerca de 1,5 mil municípios brasileiros que ainda não têm essa tecnologia.

A meta vale para as operadoras Oi, Telefônica, Claro e Algar. Para especialistas, essa implementação é fundamental para o desenvolvimento econômico dos municípios, pois permite o melhor uso da internet por empresas que atuam com tecnologia e são significativas para alavancar a economia, em geral. Eduardo Neger, presidente da Associação Brasileira de Internet (Abranet), avalia desta forma.

“Não há dúvida que a presença da fibra ótica é essencial para o desenvolvimento de toda a cadeia de valor da internet, especialmente nos pequenos municípios do interior do País. E aí, a gente está falando da cadeia de valor que é composta desde as empresas que atuam com conectividade, ou seja, os operadores locais de telecomunicações, até todos os usuários do serviço, passando por empresas do comércio eletrônico e até por empresas locais que podem atuar dentro do segmento de meios de pagamento.”

Rômulo Amorim, 24 anos, é contador e mora na cidade de Alto Parnaíba, no Maranhão. Ele e o pai atuam em um escritório de contabilidade e são exemplos claros da importância desse desenvolvimento de telecomunicação, pois o trabalho da família depende de uma conexão ágil e estruturada, cenário distante da realidade atual.

“Para nós, no escritório de contabilidade, precisamos muito. E a questão da internet deixa muito a desejar, a gente precisa fazer emissão de certificado, precisamos de uma conexão muito boa. E sem contar que aqui o sinal cai de vez em quando, atrasa serviços. Tem muito esse problema, da internet falhar”, relata o maranhense.

O plano detalha que a rede de fibra ótica deverá ter capacidade mínima de 10 gigabits por segundo (Gbps) para atendimento dos municípios. A Anatel tem um prazo de três meses para elaborar a lista das cidades que deverão ser contempladas na meta. Em nota, a agência informou que “o levantamento ainda está sendo finalizado, mas atualmente constam dos registros da Agência 1.167 municípios que não possuem backhaul de fibra ótica”.

O decreto determina que a rede deve ter cobertura mínima de até 10% do território até 31 de dezembro deste ano, 25% até 31 de dezembro de 2022, 45% até 31 de dezembro de 2023 e 100% até 31 de dezembro de 2024. A Anatel ainda informou que realizará a fiscalização para verificar o cumprimento das metas.

 

Fonte: Brasil 61



MAIS NOTÍCIAS

Polícia Rodoviária prende criminoso por porte ilegal de arma de fogo em Santa Cruz do Rio Pardo

O infrator, um homem de 52 anos, possuí antecedentes criminais.

Família Eletro Clima deseja um Feliz Natal a todos os amigos e clientes

Agradecemos pela parceria neste ano que está terminando e que possamos seguir juntos em 2026.

Sunny Tecnologia agradece parceria de clientes e amigos em 2025

Que em 2026 possamos estar juntos novamente!

Energisa contabilizou 197 colisões contra postes na região de Paraguaçu Paulista em 2025

Concessionária reforça a importância dos cuidados preventivos nesses dias de maior fluxo de veículos

Jovem de 19 anos morre afogado em rio de Paraguaçu Paulista

Caso aconteceu no Rio do Burrinho, na noite de segunda-feira (22).

Polícia identifica suspeitos de atirar e matar jovem em avenida de Tupã

Crime aconteceu na noite de domingo na Avenida Tamoios e adolescente é suspeito de atirar na vítima.

Família procura por mulher que desapareceu após sair de casa em Assis

Conforme boletim de ocorrência, Márcia Ribeiro da Silva foi vista pela última vez na tarde de quinta

Jovens de 15 a 19 anos podem se vacinar contra HPV até junho de 2026

Ministério da Saúde quer vacinar cerca de 7 milhões de adolescentes

ANUNCIE DIVULGUE