Sexta-Feira, 19 de Abril Paraguaçu Paulista 32ºC - 20ºC veja mais

Santa Casa de Assis realiza primeira cirurgia cardíaca

03/02/2021 - A oferta da cirurgia cardíaca é uma grande conquista.


Santa Casa de Assis realiza primeira cirurgia cardíaca

Uma nova fase inicia na Santa Casa de Assis, com a realização da primeira cirurgia cardíaca de alta complexidade na instituição. O procedimento ocorreu no dia 14 de janeiro, para o implante emergencial de um marcapasso em um paciente. Ele corria risco de morte, no entanto hoje está de volta a um estado de saúde ativa, podendo ter uma vida normal no seu ambiente e no seu lar, de acordo com a avaliação da equipe médica que realizou a intervenção.

Para a provedora da OSS Santa Casa, Profª Drª Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade, a oferta de um novo tipo de serviço de alta complexidade, como a cirurgia cardíaca às comunidades local e regional é uma grande conquista, já que as doenças cardiovasculares são as que mais matam no Brasil, de acordo com dos dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

“Considerando que as doenças cardiovasculares são a primeira causa de mortes no Brasil e no mundo, com cerca de mil mortes por dia, torna-se impactante e emocionante dar início a um novo capítulo na história da saúde na cidade de Assis e região. Ninguém mais precisa ficar pelo caminho. A Santa Casa de Assis organizou e oferece a você e sua família assistência à saúde cardiovascular de elevada qualidade”, atesta a provedora Profª Drª Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade.

Em números atualizados, conforme os dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, em 2021, até a data da cirurgia, já foram registradas 14.757 mortes, com mais de 1.100 mortes por dia, cerca de 46 por hora, 1 morte a cada um minuto e meio.

As doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes que aquelas devidas a todos os tipos de câncer juntos. A Sociedade Brasileira de Cardiologia estima que, ao final deste ano, aproximadamente 400 mil cidadãos brasileiros morrerão por doenças do coração e da circulação. Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas ou postergadas com cuidados preventivos e medidas terapêuticas.

De acordo com cirurgião cardiovascular da Santa Casa, Dr. Ricardo Fabian Gonzalez Fiandro, esta primeira cirurgia marca um dia especial para a cardiologia do hospital. Ele relata que foi realizado o implante de um marcapasso com um quadro de bloqueio atrioventricular total.

“O paciente não teria condições de sair do hospital sem o dispositivo. Até hoje, todos os pacientes eram encaminhados para outras cidades onde o procedimento pudesse ser realizado. Estamos dando um passo gigante para nossa cardiologia e para a saúde da nossa cidade em prover para nossos cidadãos esse benefício”, afirma o cardiologista.

Estruturalmente, o doutor Ricardo Fabian atesta que o Hospital Santa Casa conta com equipamentos de ponta para realizar este tipo de cirurgia. “Não temos absolutamente nada a dever a outros grandes centros. A cardiologia do Hospital hoje está preparada e capacitada para dar atendimento de primeira linha, de primeiro mundo para nossos pacientes”, completa.

O médico cardiologista intervencionista Dr. Freddy A. Brito Moscoso também celebra que a primeira cirurgia cardíaca da Santa Casa abre caminho para mais opções de tratamento para os pacientes com doenças do coração. “Me sinto muito contente de ser parte deste momento histórico para o serviço de cardiologia da Santa Casa de Assis”, afirma o médico.

O Dr. Bruno D. Ferrari, que também integrou a equipe médica, lembra da situação de emergência do paciente, cuja intervenção fez diferença entre a vida e a morte. “Tivemos um caso de um paciente extremamente grave, necessitando de uma cirurgia cardíaca e a nossa equipe realizou o procedimento para salvar a vida desse paciente.”, comemora Dr. Bruno.

Para a primeira cirurgia cardíaca da Santa Casa de Assis, a equipe foi composta pelo doutor Ricardo Fabian Gonzalez Fiandro e pelos médicos que compõem a equipe de cirurgias cardíacas do hospital, os doutores Rômulo César A. Bonini, José Viera Zarate, Bruno D. Ferrari e Freddy A. Brito Moscoso, anestesista, Dr. Victor Antônio de Mendonça, enfermeira Fernanda Caroline Correia Sousa, enfermeira Silvana Aparecida Barizon dos Santos e o técnico de enfermagem Gustavo Pícolo Costa.

Sistema Único de Saúde (SUS) – O início das cirurgias cardíacas na Santa Casa de Assis é um grande passo também para a melhoria do atendimento pelo SUS, visto que após implantado e com o início dos atendimentos, a Organização Hospitalar passa a ter condições para pleitear no Ministério da Saúde o credenciamento do serviço no SUS, a exemplo do recém implantado serviço de Hemodinâmica, para exames de cateterismo, angioplastia e arteriografias, que já tem processo de credenciamento iniciado junto ao Ministério da Saúde. A implantação de um serviço é o primeiro passo para obtenção de credenciamento pelo SUS, já que o Sistema exige uma série histórica de atendimentos.

 

Assessoria de Comunicação



MAIS NOTÍCIAS

Cartório Eleitoral de Paraguaçu Paulista realizará plantão de atendimento no início do mês de maio

Objetivo é atender eleitores que querem tirar ou regularizar o título eleitoral.

Vem aí a 28ª Festa do Peão de Oscar Bressane

Evento acontece de 2 a 5 de maio e terá grandes atrações.

Confira a previsão do tempo para todo o Brasil

Dados são da Agencia Climatempo

Comércio de Paraguaçu Paulista atende até as 13h neste sábado, dia 20

Objetivo é atender as pessoas que ao longo da semana não conseguiram realizar suas compras.

Paraguaçu Paulista tem quase 300 casos de dengue em 2024, aponta boletim

Cidade tem 1271 notificações da doença.

CART interdita dispositivo da Raposo Tavares para obras em Assis

Concessionária realizará serviços de manutenção no pavimento neste final de semana

Bebê morre após passar mal ao ingerir porção de maconha em Rio Preto

Pai da criança confessou aos médicos que a filha teria ingerido uma "bala de maconha".

Jovem morre após ser baleado dentro da própria casa em Herculândia

Ele foi atingido por um disparo de arma de fogo na altura do tórax,

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE