Terça-Feira, 01 de Julho Paraguaçu Paulista 23ºC - 11ºC veja mais

Juíza nega pedido do Ministério Público e comércio segue aberto em Paraguaçu Paulista

29/01/2021 - Prefeito Antian optou por manter o decreto que permite abertura de estabelecimentos das 11h às 17h


Juíza nega pedido do Ministério Público e comércio segue aberto em Paraguaçu Paulista

Desde o início da pandemia em 2020, as cidades da região, especialmente o comércio, vem sofrendo com as regras do Plano São Paulo, criado pelo Governo do Estado para driblar a crise de saúde e tentar controlar a pandemia da Covid-19.

No último dia 22 de janeiro, após mais uma semana de piora nos indicadores da Covid-19 em São Paulo, o governador João Doria (PSDB) anunciou regras mais restritivas de isolamento social e determinou que todo o estado fique na fase vermelha do plano de flexibilização econômica aos finais de semana e feriados.

Já na última terça-feira, dia 26, o prefeito de Paraguaçu Paulista, Antônio Takashi Sasada, após solicitação da Associação Comercial e de comerciantes locais, publicou o Decreto 6.687/21 flexibilizando o atendimento do comércio na cidade, que foi liberado para atender das 11h às 17h.

No mesmo dia, 26 de janeiro, o Ministério Público, através do promotor Rodrigo Coury Souza Meirelles emitiu recomendação administrativa ao prefeito para que imediatamente adequasse o decreto municipal ao que estabelece o Plano São Paulo em relação ao comércio e serviços não essenciais.

Já no dia 27 de janeiro, quarta-feira, o Ministério Público foi informado por meio de oficio de que a Prefeitura de Paraguaçu Paulista manteria o Decreto Municipal nº6.687/21 permitindo a abertura parcial do comércio local.

Dessa forma, nesta quinta-feira, dia 28, o promotor de justiça ajuizou uma ação civil pública de obrigação de fazer, estipulando uma multa diária de R$50 mil caso o município não se adequasse ao Plano São Paulo em um prazo de 24 horas.

Já nesta sexta-feira, dia 29, nova reviravolta no caso: a Juíza de Direito Drª Patrícia Erica Luna da Silva decidiu em favor da Prefeitura de Paraguaçu Paulista, analisando todos os dados e considerando que o prefeito Antian não determinou o retorno aleatório e desproporcional das atividades econômicas no município, mas estabeleceu regras, como o horário das 11h às 17h e quantidade de pessoas nos estabelecimentos, de 30% da capacidade.

A Juíza considerou ainda dados da Associação Comercial que informou que 71% dos empresários paraguaçuenses entrevistados relataram que demitiriam os funcionários caso o cenário de fechamento do comércio se estendesse pelas próximas semanas.

Dessa forma, fica mantida a flexibilização do comércio em Paraguaçu Paulista, que está liberado a atender em horário reduzido das 11h às 17h, com todas as precauções de higiene e segurança e com 30% da capacidade de clientes dentro dos estabelecimentos.

REGIÃO

Em cidades da região, os prefeitos também tem ignorado as regras da Fase Vermelha e flexibilizado as atividades do comércio, a fim de evitar um colapso na economia dos municípios.

A prefeita de Bauru, Suéllen Rosim (Patriotas) foi uma das que decretou flexibilidade para o comércio local e autorizou atividades que estariam impedidas caso o Plano São Paulo fosse seguido integralmente. Em Bauru, estabelecimentos que não são classificados como atividades essenciais, como restaurantes e shoppings centers, também podem funcionar, desde que obedeçam protocolos sanitários para a prevenção à doença.

Em Ourinhos, a prefeitura também flexibilizou o atendimento do comércio, permitindo o atendimento presencial em restaurantes e outros estabelecimentos, assim como Santa Cruz do Rio Pardo, que liberou atividades não essenciais na Fase Vermelha do Plano São Paulo.

 

Redação TV Paraguaçu



MAIS NOTÍCIAS

Estudantes de Borá produzem curta-metragem inspirado em Iracema e conquistam 1º lugar regional

As gravações aconteceram no Balneário Municipal de Borá, no dia 15 de maio.

CMEC promove workshop sobre comunicação e reúne mulheres em Paraguaçu Paulista

O encontro reuniu mulheres de Paraguaçu Paulista e região no auditório da Associação Comercial.

Ao menos 11,4 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack

Pesquisa foi divulgada hoje pela Universidade Federal de São Paulo

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 52 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília

Acidente entre duas carretas causa interdição e congestionamento em rodovia no interior de SP

Uma das carretas envolvidas na colisão em Bofete (SP) transportava ácido sulfúrico

Brasil tem saldo positivo de 148,9 mil empregos com carteira assinada

Houve 2.256.225 admissões em maio

Indivíduo é preso em flagrante por tráfico de drogas em Cândido Mota

Foram apreendidas quatro porções de crack e 16 porções de maconha.

Cresol celebra 30 anos destacando o protagonismo do cooperativismo no país

A instituição hoje soma mais de 1 milhão de associados em todo o país.

ANUNCIE DIVULGUE