Quarta-Feira, 05 de Agosto Paraguaçu Paulista 30ºC - 17ºC veja mais

Juíza nega pedido do Ministério Público e comércio segue aberto em Paraguaçu Paulista

29/01/2021 - Prefeito Antian optou por manter o decreto que permite abertura de estabelecimentos das 11h às 17h


Juíza nega pedido do Ministério Público e comércio segue aberto em Paraguaçu Paulista

Desde o início da pandemia em 2020, as cidades da região, especialmente o comércio, vem sofrendo com as regras do Plano São Paulo, criado pelo Governo do Estado para driblar a crise de saúde e tentar controlar a pandemia da Covid-19.

No último dia 22 de janeiro, após mais uma semana de piora nos indicadores da Covid-19 em São Paulo, o governador João Doria (PSDB) anunciou regras mais restritivas de isolamento social e determinou que todo o estado fique na fase vermelha do plano de flexibilização econômica aos finais de semana e feriados.

Já na última terça-feira, dia 26, o prefeito de Paraguaçu Paulista, Antônio Takashi Sasada, após solicitação da Associação Comercial e de comerciantes locais, publicou o Decreto 6.687/21 flexibilizando o atendimento do comércio na cidade, que foi liberado para atender das 11h às 17h.

No mesmo dia, 26 de janeiro, o Ministério Público, através do promotor Rodrigo Coury Souza Meirelles emitiu recomendação administrativa ao prefeito para que imediatamente adequasse o decreto municipal ao que estabelece o Plano São Paulo em relação ao comércio e serviços não essenciais.

Já no dia 27 de janeiro, quarta-feira, o Ministério Público foi informado por meio de oficio de que a Prefeitura de Paraguaçu Paulista manteria o Decreto Municipal nº6.687/21 permitindo a abertura parcial do comércio local.

Dessa forma, nesta quinta-feira, dia 28, o promotor de justiça ajuizou uma ação civil pública de obrigação de fazer, estipulando uma multa diária de R$50 mil caso o município não se adequasse ao Plano São Paulo em um prazo de 24 horas.

Já nesta sexta-feira, dia 29, nova reviravolta no caso: a Juíza de Direito Drª Patrícia Erica Luna da Silva decidiu em favor da Prefeitura de Paraguaçu Paulista, analisando todos os dados e considerando que o prefeito Antian não determinou o retorno aleatório e desproporcional das atividades econômicas no município, mas estabeleceu regras, como o horário das 11h às 17h e quantidade de pessoas nos estabelecimentos, de 30% da capacidade.

A Juíza considerou ainda dados da Associação Comercial que informou que 71% dos empresários paraguaçuenses entrevistados relataram que demitiriam os funcionários caso o cenário de fechamento do comércio se estendesse pelas próximas semanas.

Dessa forma, fica mantida a flexibilização do comércio em Paraguaçu Paulista, que está liberado a atender em horário reduzido das 11h às 17h, com todas as precauções de higiene e segurança e com 30% da capacidade de clientes dentro dos estabelecimentos.

REGIÃO

Em cidades da região, os prefeitos também tem ignorado as regras da Fase Vermelha e flexibilizado as atividades do comércio, a fim de evitar um colapso na economia dos municípios.

A prefeita de Bauru, Suéllen Rosim (Patriotas) foi uma das que decretou flexibilidade para o comércio local e autorizou atividades que estariam impedidas caso o Plano São Paulo fosse seguido integralmente. Em Bauru, estabelecimentos que não são classificados como atividades essenciais, como restaurantes e shoppings centers, também podem funcionar, desde que obedeçam protocolos sanitários para a prevenção à doença.

Em Ourinhos, a prefeitura também flexibilizou o atendimento do comércio, permitindo o atendimento presencial em restaurantes e outros estabelecimentos, assim como Santa Cruz do Rio Pardo, que liberou atividades não essenciais na Fase Vermelha do Plano São Paulo.

 

Redação TV Paraguaçu



MAIS NOTÍCIAS

Interior de SP tem alerta para ventos intensos, chuva e granizo; veja a previsão do Inmet

Tempestade está prevista para atingir as regiões a partir desta quarta-feira, 5.

Câmara de Vereadores realiza audiência pública para ouvir a população paraguaçuense

Objetivo é conhecer as demandas da população antes da elaboração da Lei Orçamentária Anual.

Menina de 4 anos morre asfixiada por corda de rede de descanso em Marília

Criança foi encontrada inconsciente na casa da tia e foi socorrida por um vizinho.

Hortifruti 24 horas: São Marcos Padaria e Conveniência inova com produtos frescos e sem agrotóxicos

Tem reposição direta do CEASA três vezes por semana e hortaliças de cultivo próprio

Fábrica de multas? Vereador cobra explicações sobre o trânsito no centro de Paraguaçu Paulista

Parlamentar quer saber o embasamento legal e o destino do dinheiro arrecadado com as multas.

Artista de Paraguaçu leva show com pesquisa em música ao palco principal da Rio Innovation Week

A artista multimídia, compositora e pesquisadora Grisa será uma das atrações do evento.

Impacto das telas na saúde mental já é debatido em 80% das escolas

Dados são de pesquisa com mais de 2 mil gestores escolares

Homem condenado a 18 anos por estupro de vulnerável é preso em chácara em Tupã

Homem agia sempre da mesma forma e se aproximava das vítimas em locais públicos.

ANUNCIE DIVULGUE