Sexta-Feira, 26 de Abril Paraguaçu Paulista 32ºC - 19ºC veja mais

Tupã suspende vacinação contra Covid-19 após suspeita de fila furada por diretor da Santa Casa

22/01/2021 - Prefeitura se reuniu para avaliar o caso, não viu irregularidade e retomou vacinação; MP investiga


Tupã suspende vacinação contra Covid-19 após suspeita de fila furada por diretor da Santa Casa

A Prefeitura de Tupã (SP) suspendeu no início da tarde desta quinta-feira (21) o processo de vacinação contra a Covid-19 que teve início na tarde quarta-feira (20), um dia após a cidade receber seu primeiro lote com 1.480 doses da CoronaVac.

O motivo da suspensão foi uma postagem em uma rede social mostrando um diretor integrante da irmandade que administra a Santa Casa sendo vacinado e festejando o feito.

A polêmica surgiu porque dirigentes de hospitais não estariam classificados como “profissionais da saúde na linha de frente do combate à Covid-19” que integram o grupo prioritário para receber as doses desse lote inicial.

Por telefone, a assessoria de imprensa da prefeitura confirmou a suspensão e disse que uma reunião com todas as autoridades envolvidas no processo de vacinação foi convocada para a tarde desta quinta-feira para redefinição das estratégias da imunização.

Em nota, após a reunião, a prefeitura informou que, depois de uma averiguação, a vacinação no posto instalado na Santa Casa que havia sido interrompida temporariamente foi retomada no meio da tarde e que "não houve irregularidades" no episódio. (Veja abaixo a íntegra da nota)

Apesar do posicionamento das autoridades, a Promotoria de Justiça de Tupã, que também recebeu a denúncia, pediu a instauração de um inquérito policial para investigar o caso.

Por telefone, Valdo Pereira, de 52 anos, que aparece na foto sendo vacinado e segurando uma carteira de vacinação, disse à reportagem do G1 que há 17 anos é voluntário da irmandade que administra a Santa Casa, que também é diretor no hospital, e que não “furou a fila” da vacinação.

“Recebi uma convocação pelo grupo da diretoria da Santa Casa de que todos os funcionários e diretores deviam ir para a fila se imunizar. Faço de tudo no hospital, circulo por todas as alas levando e buscando documentos, resolvendo problemas, e tendo contato com as pessoas. Jamais tiraria uma dose de vacina de alguém e só fui [vacinar] porque fui convocado”, disse Valdo Pereira.

O diretor disse ainda que a postagem foi feita por seu filho após receber a foto no grupo da família. Para ele, a polêmica teria sido lançada nas redes sociais por adversários políticos da cidade – Valdo foi candidato a vereador pelo PSL, mas não se elegeu em novembro do ano passado.

Por telefone, a assessoria da Santa Casa de Tupã informou que o diretor vacinado frequenta o ambiente hospitalar e também corre risco de se infectar com a Covid-19.

A direção está em reunião com a Secretaria de Saúde para definir se todos podem ser vacinados ou não. Se o entendimento for de que não houve erro, a vacinação será estendida para integrantes da área administrativa da Santa Casa de Tupã, mas se a atitude for classificada como equivocada, será corrigida a partir de agora

Ainda de acordo com a assessoria, foi confirmado que outras pessoas que atuam no setor administrativo do hospital também receberam a vacina, mas não foi revelado o número. Algumas delas foram vacinadas nesta quinta-feira.

"Foi citado o fato de algumas pessoas que atuam na limpeza e manutenção da Santa Casa, que apesar de não atuarem diretamente com os pacientes, circulam em áreas em que eles estão internados, bem como pessoas do setor administrativo, que precisam do acesso em todo o interior da santa casa, pois pegam prontuários e em outras situações", informou.

Vacinação em Tupã

Tupã inicia vacinação contra a Covid pelos funcionários da Santa Casa/ Foto: Prefeitura de Tupã/Divulgação

 

Após a chegada das primeiras 1.480 doses, a funcionária da limpeza Francisca Damião dos Santos, que trabalha há 36 anos na lavanderia da Santa Casa de Tupã, foi a primeira pessoa da cidade a ser vacinada contra a Covid-19, ainda na quarta-feira.

Depois dela, outros 19 profissionais do hospital receberam a primeira dose da CoronaVac. A partir desta quinta-feira, outros profissionais da saúde começaram a ser vacinados.

Íntegra da nota da prefeitura:

A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a vacinação contra a Covid-19 está sendo realizada normalmente. No começo da tarde desta quinta-feira (21/01), após denuncias de supostas irregularidades, o ponto de imunização no prédio da Santa Casa, foi suspenso temporariamente, para averiguação de supostas irregularidades envolvendo a vacinação de familiares de funcionários e esposas de membros da administração do hospital.

A Prefeitura esclarece que após minuciosa investigação foi verificado que foi não houve irregularidades no trabalho de imunização realizado na Santa Casa, já que o governo estadual estabelece em normativa que na primeira fase da campanha de vacinação contra o coronavírus serão contemplados os trabalhadores da saúde, tanto aqueles que atuam na linha de frente contra a doença, quanto os que exercem atividades administrativas nos prédios que atendem pacientes de Covid-19, como é o caso da Santa Casa de Tupã.

Segundo a normativa do governo estadual, “compreende-se como “trabalhador da saúde” todo trabalhador que labore em edificações de serviços de saúde, tais como pessoal administrativo e dos serviços de nutrição, segurança, recepção, limpeza, conservação, enfermagem, equipes médicas e cirúrgicas, técnicos de laboratórios, etc.”.

A Prefeitura informa ainda que após serem esclarecidas todas as dúvidas no processo de imunização, a vacinação na Santa Casa foi retomada normalmente por volta das 15h30 e previsão é que o trabalho se estenderá até às 22 horas desta quinta-feira, devendo ter continuidade nesta sexta-feira. Já a vacinação que está sendo realizada na UPA e nas unidades de saúde não sofreram interrupção em nenhum momento.

 

Por Sérgio Pais, G1 Bauru e Marília



MAIS NOTÍCIAS

Adolescente é suspeito de compartilhar fotos íntimas da irmã de 6 anos na internet na região

Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do jovem de 17 anos em São Manuel

Mesmo com mortes por dengue, região de Paraguaçu fica de fora da lista para receber vacinas

Ao todo, 49 mortes por dengue já foram registradas na região, segundo o Painel de Monitoramento

Associação Comercial divulga vaga de emprego de açougueiro para empresa associada

Os candidatos devem entregar seus currículos na Associação Comercial até o dia 02/05/2024.

Câmara aprova a restruturação do Conselho Municipal de Turismo de Paraguaçu Paulista

Sessão Extraordinária aconteceu nesta quinta-feira (25)

Professoras paraguaçuenses lançam primeiro livro de poesia nesta sexta-feira, dia 26

O lançamento será às 19h30 no CPP – Centro do Professorado Paulista

ASP comemora 20 anos com grande festa no dia 1º de maio

Mais informações podem ser obtidas pelo Whatsapp (18) 99708-6099.

Onça-parda morre após ser atropelada por van escolar na Rodovia Homero Severo Lins, em Rancharia

Segundo a Polícia Ambiental, o felino era uma fêmea jovem com 1,2 metro de comprimento.

Três adolescentes são atropeladas enquanto andavam em uma única bicicleta, em Rancharia

Uma das vítimas, de 13 anos, foi encaminhada para o HR de Presidente Prudente em estado grave.

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE