Sexta-Feira, 13 de Março Paraguaçu Paulista 31ºC - 17ºC veja mais

A luta para combater a violência contra as mulheres e o debate sobre o decote de uma vereadora

09/01/2021 - Vanes Generoso tem sido alvo de comentários ofensivos e discursos de ódio por causa da roupa


A luta para combater a violência contra as mulheres e o debate sobre o decote de uma vereadora

A luta para que as mulheres alcancem seu espaço na política parece longe de se tornar ideal, apesar de todos os avanços nos últimos anos.

Já tivemos uma mulher na presidência da República, dezenas de mulheres no Senado e Câmara dos Deputados e em Paraguaçu Paulista, uma mulher no Executivo e inúmeras vereadoras ao longo da história.

Atualmente, quatro mulheres ocupam o legislativo e apesar da importância dessa representatividade no município, o que vem chamando a atenção nas redes sociais a alguns dias são os ataques de conteúdo misógino que uma das vereadoras vem sofrendo.

Vanes Generoso tem sido alvo de comentários ofensivos e discursos de ódio, proferidos inclusive por outras mulheres, por causa do decote usado por ela na Sessão de Posse ocorrida no dia 1° de Janeiro.

O mais triste é que isso não é uma novidade no Brasil. Em 2019, a deputada estadual Ana Paula da Silva sofreu ataques nas redes sociais e fora delas por conta da roupa usada durante a cerimônia de posse na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Em um país onde ainda imperam o machismo e a violência contra a mulher é lamentável ver que o comprimento da roupa ou o decote de uma mulher chamam mais a atenção do que suas idéias e ideais.

Vanes Generoso é empresária renomada, casada, mãe de um filho adolescente. Empoderada, é também conhecida por seu estilo ousado e autêntico de ser e se vestir. Ela veste o que quer. E é assim que deveria ser com toda mulher. Mulher pode fazer e ser o que ela quiser. É essa a luta que as mulheres vem defendendo com unhas e dentes ao longo dos tempos.

Como combater o machismo e a misoginia em um ambiente onde mulheres, algumas delas que se intitulam feministas, agem com esse viés de agressividade usando como o argumento a vestimenta de uma colega.

Mulher pode vestir o que quiser, defendam essa ideia.

Quando uma mulher é agredida, seja física ou verbalmente, todas as mulheres sangram. Quando uma mulher é agredida por outras mulheres, toda a sociedade é de certa maneira, açoitada e a luta feminina por um mundo de igualdade, justiça e o direito de ser livre caminha na direção contrária.

Então vistam seus decotes, suas minissaias, passem seus batons vermelhos e segurem nas mãos umas das outras. Sejamos mulheres que levantam outras mulheres!

Vanes durante a Sessão de Posse, no dia 1º de janeiro de 2021, na Câmara Municipal.

 

(Texto de Denise Moreira)



MAIS NOTÍCIAS

Paraguaçu Paulista completa 101 anos de uma história marcada por conquistas e desafios

Princesinha da Alta Sorocabana chega a 101 anos nesta quinta-feira, dia 12.

Polícia Civil deflagra operação em combate ao tráfico de drogas em Paraguaçu Paulista

Operação “Jacarandá” contou com apoio da Polícia Militar e Canil.

Pop Move chega a Paraguaçu Paulista e promove Semana Maluca com corridas à partir de R$1,99

A Pop Move é seu app de ir e vir em Paraguaçu; baixe e comece a usar agora mesmo.

Debate sobre protagonismo feminino reúne mulheres paraguaçuenses na OAB de Paraguaçu

Iniciativa idealizada pelo advogado Caio Oliveira foi promovida em comemoração ao mês da mulher

Vereadores se reúnem na próxima segunda-feira, 16 de março, para mais uma Sessão Ordinária da Câmara

Na pauta estão 13 requerimentos, 6 indicações, duas moções de congratulações e projetos de lei.

Paraguaçuense morre em grave acidente entre ônibus e caminhonete em Campo Grande/MS

Colisão foi registrada na manhã desta quarta; família de Paraguaçu seguia para pescaria em MS.

Inscrições do Vestibular Univesp 2026 são prorrogadas até 15 de março

Em Paraguaçu Paulista, são 39 vagas no total

Exercícios físicos contribuem para envelhecimento saudável

Alerta é feito neste dia de consciência e combate ao sedentarismo

ANUNCIE DIVULGUE