Terça-Feira, 26 de Maio Paraguaçu Paulista 26ºC - 16ºC veja mais

Anvisa quer mais dados para autorizar uso de vacina produzida na Índia

05/01/2021 - Pedido foi feito em reunião com representantes da Fiocruz.


Anvisa quer mais dados para autorizar uso de vacina produzida na Índia

Em nova reunião com representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou ontem (4) o pedido de mais informações para liberar a autorização emergencial do uso das doses da vacina contra a covid-19 que serão importadas do Serum Institute of India, que produz o imunizante da Oxford eAstraZeneca na Índia. Lá, o uso emergencial já foi aprovado.

No dia 31 de dezembro de 2020, a Anvisa autorizou a importação, em caráter excepcional, de 2 milhões de doses da vacina britânica da Oxford, produzida em parceria com a Fiocruz no Brasil. As doses importadas foram fabricadas. Em nota, a agência reguladora informa que fez, na manhã desta segunda-feira, uma reunião para tratar da submissão do protocolo do uso emergencial das doses da vacina.

Na reunião, representantes da Fiocruz apresentaram os dados já de posse da fundação. Na ocasião, a agência reguladora listou informações, ainda aguardadas pela Fiocruz, que são necessárias para que esta possa pedir autorização para uso emergencial da vacina no Brasil.

“Na reunião, a Fiocruz mostrou que está empenhada para que essas informações sejam reunidas e apresentadas à Anvisa com a maior brevidade”, diz a nota.

A Anvisa que saber se o produto do fabricante indiano é semelhante ao fabricado no Reino Unido, que teve os dados clínicos aprovados, e se o método de produção e os materiais utilizados são os mesmos.

A vacina com a importação aprovada foi a produzida na Índia pela Serum Institute of India. A empresa produz a vacina da AstraZeneca, na Índia. Lá, o uso emergencial já foi aprovado.

“Para a autorização, a agência precisa avaliar os estudos de comparabilidade entre a vacina do estudo clínico, que é fabricada no Reino Unido, com a vacina fabricada na Índia, bem como os dados de qualidade e condições de boas práticas de fabricação e controle”, acrescenta o texto.

Segundo a Anvisa, as informações servirão para avaliar a equivalência da vacina produzida na Índia quanto à resposta da imunogenicidade. O termo diz respeito à habilidade de a vacina ativar resposta ou reação imune contra o coronavírus, tais como o desenvolvimento de anticorpos específicos, respostas de células T, reações alérgicas ou anafiláticas. “Ou seja, é necessário entender se o produto do fabricante indiano é semelhante ao fabricado no Reino Unido e que teve os dados clínicos aprovados”, reforça a Anvisa.

A agência diz ainda que não fará nenhum retrabalho durante sua análise e que já tem trabalhado para aproveitar a análise de agências de referência e focar em questões que são específicas para o Brasil. “A Anvisa e a Fiocruz seguem em comunicação para otimizar as avaliações e a entrega dos documentos necessários par avaliação e decisão da agência”, informa a Anvisa.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Sub 12 da Associação de Basquete Paraguaçu conquista pódio com terceiro lugar na Taça Paraná

Equipe paraguaçuense fez bonito e marcou seu nome na história da competição.

Espetáculo Meu Nome: Mamãe será apresentado gratuitamente em Paraguaçu Paulista

Apresentações serão no Ponto de Cultura Salão Cultural na próxima quinta, dia 28.

Sucesso o 1º Leilão de Gado e Almoço dos Amigos da Santa Casa de Paraguaçu Paulista

O Leilão de Gado e Almoço aconteceu no Centro de Convergência Turística.

Paraguaçu Paulista segue com o acolhimento a pessoas em situação de rua durante o frio

Espaço de acolhimento provisório oferece camas, cobertores, roupas de cama, toalhas e banho quente

Câmera flagra momento em que motociclista é atingido por linha de pipa em Garça

Vítima de 40 anos foi socorrida e levada para a UPA mas não resistiu ao ferimento.

Vicinal em Rancharia terá interdição para melhorias

Sistema Pare e Siga será implantado no trecho que liga a Raposo Tavares a Agissê e Gardênia.

Colisão após carro invadir a contramão deixa um morto em rodovia de Martinópolis

Acidente ocorreu no km 410 da rodovia. Pista foi liberada após remoção dos veículos e limpeza.

Enem 2026: inscrições começam nesta segunda; prazo vai até 5 de junho

Provas serão aplicadas nos dias 8 e 15 de novembro.

ANUNCIE DIVULGUE