Sexta-Feira, 02 de Outubro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

Anvisa quer mais dados para autorizar uso de vacina produzida na Índia

05/01/2021 - Pedido foi feito em reunião com representantes da Fiocruz.


Anvisa quer mais dados para autorizar uso de vacina produzida na Índia

Em nova reunião com representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou ontem (4) o pedido de mais informações para liberar a autorização emergencial do uso das doses da vacina contra a covid-19 que serão importadas do Serum Institute of India, que produz o imunizante da Oxford eAstraZeneca na Índia. Lá, o uso emergencial já foi aprovado.

No dia 31 de dezembro de 2020, a Anvisa autorizou a importação, em caráter excepcional, de 2 milhões de doses da vacina britânica da Oxford, produzida em parceria com a Fiocruz no Brasil. As doses importadas foram fabricadas. Em nota, a agência reguladora informa que fez, na manhã desta segunda-feira, uma reunião para tratar da submissão do protocolo do uso emergencial das doses da vacina.

Na reunião, representantes da Fiocruz apresentaram os dados já de posse da fundação. Na ocasião, a agência reguladora listou informações, ainda aguardadas pela Fiocruz, que são necessárias para que esta possa pedir autorização para uso emergencial da vacina no Brasil.

“Na reunião, a Fiocruz mostrou que está empenhada para que essas informações sejam reunidas e apresentadas à Anvisa com a maior brevidade”, diz a nota.

A Anvisa que saber se o produto do fabricante indiano é semelhante ao fabricado no Reino Unido, que teve os dados clínicos aprovados, e se o método de produção e os materiais utilizados são os mesmos.

A vacina com a importação aprovada foi a produzida na Índia pela Serum Institute of India. A empresa produz a vacina da AstraZeneca, na Índia. Lá, o uso emergencial já foi aprovado.

“Para a autorização, a agência precisa avaliar os estudos de comparabilidade entre a vacina do estudo clínico, que é fabricada no Reino Unido, com a vacina fabricada na Índia, bem como os dados de qualidade e condições de boas práticas de fabricação e controle”, acrescenta o texto.

Segundo a Anvisa, as informações servirão para avaliar a equivalência da vacina produzida na Índia quanto à resposta da imunogenicidade. O termo diz respeito à habilidade de a vacina ativar resposta ou reação imune contra o coronavírus, tais como o desenvolvimento de anticorpos específicos, respostas de células T, reações alérgicas ou anafiláticas. “Ou seja, é necessário entender se o produto do fabricante indiano é semelhante ao fabricado no Reino Unido e que teve os dados clínicos aprovados”, reforça a Anvisa.

A agência diz ainda que não fará nenhum retrabalho durante sua análise e que já tem trabalhado para aproveitar a análise de agências de referência e focar em questões que são específicas para o Brasil. “A Anvisa e a Fiocruz seguem em comunicação para otimizar as avaliações e a entrega dos documentos necessários par avaliação e decisão da agência”, informa a Anvisa.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Climatização completa: ETEC de Paraguaçu Paulista recebe 56 novos aparelhos de ar-condicionado

Equipamentos serão instalados nas salas de aula, laboratórios, biblioteca, cooperativa e refeitório

Festival de Fatias está de volta à Padaria São Marcos neste fim de semana

São diversos sabores irresistíveis para você se deliciar!

Associação de Basquete Paraguaçu realiza entrega de cerca de 190 uniformes de treinamento

Ação beneficiou atletas atendidos nos núcleos do Ginásio Feijão e AFC.

Anvisa aprova regularização de cosméticos artesanais

Itens aprovados devem seguir regras e limites específicos.

Escola Cleia Caçapava promove bate-papo com estudantes dos 7ºs anos e jornalista paraguaçuense

Denise Moreira foi entrevistada pelos alunos e contou um pouco de sua história de vida

Pix por aproximação deixa de ter teto de R$ 500 a partir desta quinta

Cliente definirá novo limite com o banco

Portaria libera doação de sangue de pessoas com mais de 70 anos

Novo regulamento entrou em vigor nesta quarta-feira

PM mata ex-companheira a tiros e disparos também atingem amiga da vítima em Jaú

Crime ocorreu na manhã desta quarta-feira, 30. A mulher estava estacionada no local com uma amiga.

ANUNCIE DIVULGUE