Quarta-Feira, 03 de Dezembro Paraguaçu Paulista 35ºC - 21ºC veja mais

Pessoas que tiveram covid-19 podem ser reinfectadas, diz Fiocruz

26/12/2020 - Pesquisa mostra que casos brandos podem não produzir memória imune.


Pessoas que tiveram covid-19 podem ser reinfectadas, diz Fiocruz

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) observaram que a primeira exposição ao coronavírus pode não produzir memória imune em casos brandos, o que significa que uma pessoa que teve covid-19 pode ser reinfectada pelo vírus. Para comprovar a tese, pesquisadores fizeram o sequenciamento dos genótipos do novo coronavírus de quatro indivíduos assintomáticos. A pesquisa foi coordenada pelo virologista Thiago Moreno, pesquisador do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Fiocruz (CDTS/Fiocruz).

Quatro pessoas assintomáticas foram acompanhadas semanalmente pelos pesquisadores a partir do início da pandemia, em março, com testes sorológicos e RT-PCR (exame considerado o padrão ouro no diagnóstico da covid-19) nos indivíduos acompanhados. Todos testaram positivo para covid-19.

No sequenciamento dos genomas, os pesquisadores confirmaram que uma pessoa contraiu o vírus associado a um genoma importado para o país e outra apresentou uma estrutura viral associada ao genoma que já circulava pelo Rio de Janeiro.

Ambiente familiar

No final de maio, uma das pessoas acompanhadas procurou o grupo de pesquisa dizendo estar com sinais e sintomas mais fortes de covid-19, como febre e perda de paladar e olfato, informou Thiago Moreno.

“Quando fizemos o RT-PCR mais uma vez, os quatro indivíduos testaram positivo. O que observamos foi uma reinfecção dentro do ambiente familiar. Contudo, a pessoa que apresentou em março o genótipo associado a casos importados no Brasil, agora estava infectada por uma outra cepa.”

Também foi observado, no sequenciamento, que “o outro indivíduo, que tinha sido infectado com o genótipo que circulava no Rio, continuava com o mesmo genótipo, mas tinha um acúmulo de mutações que permitiu a interpretação de que era uma reinfecção e não uma persistência de infecção”, esclareceu o pesquisador.

Moreno avaliou que o trabalho reforçou a noção de que a reinfecção pelo novo coronavírus é possível, e que é algo comum entre vírus respiratórios, o que quer dizer que a primeira exposição ao vírus não é formadora de memória imune. “Casos assintomáticos ou muito brandos, se forem reexpostos ao vírus, poderão ter novamente uma infecção. Desta vez, pode ser que o quadro se agrave e que essa infecção seja mais severa do que a primeira, como demonstrado na pesquisa. Por esse motivo fez o alerta à população sobre a imunidade para o coronavírus. Em alguns casos, as respostas imunes podem ser fortes num primeiro momento, mas não significa que elas sejam duradouras”, disse o virologista da Fiocruz.

O resultado da pesquisa Viral Genetic Evidence and Host Immune Response of a Small Cluster of Individuals with Two Episodes of Sars-Cov-2 Infection foi publicado no periódico 'Social Science Research Network' (SSRN).

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Energisa reforça importância de usar canais oficiais de atendimento para evitar tentativas de golpes

Empresa orienta clientes sobre conduta segura ao serem abordados por ligações e mensagens.

Paraguaçu Paulista atinge 100% de excelência e conquista destaque estadual no Prêmio SEBRAE AQUI

Entre critérios avaliados estão infraestrutura, ambiente de recepção, eficiência e outros

Aposta online e jogo de azar custam R$ 38,8 bi ao país, mostra estudo

Perdas estão associadas a danos como depressão e desemprego

Homem é multado por caça ilegal e porte de munição sem autorização em Oscar Bressane

Suspeito foi flagrado em área conhecida por caça e pesca predatórias.

Associação Comercial oferece oportunidade de emprego em Paraguaçu Paulista

Vaga é para Assistente Financeiro e Comercial.

Vereadores aprovam 11 requerimentos com questionamentos ao Prefeito Antian

Documentos foram aprovados na sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 1º.

Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran

Medida retira a obrigatoriedade de passar por uma autoescola

Em operação integrada, Polícia Civil apreende carne imprópria para consumo em Pirapozinho

A ação ocorreu no distrito de Itororó do Paranapanema

ANUNCIE DIVULGUE