Terça-Feira, 11 de Junho Paraguaçu Paulista 29ºC - 15ºC veja mais

Pessoas que tiveram covid-19 podem ser reinfectadas, diz Fiocruz

26/12/2020 - Pesquisa mostra que casos brandos podem não produzir memória imune.


Pessoas que tiveram covid-19 podem ser reinfectadas, diz Fiocruz

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) observaram que a primeira exposição ao coronavírus pode não produzir memória imune em casos brandos, o que significa que uma pessoa que teve covid-19 pode ser reinfectada pelo vírus. Para comprovar a tese, pesquisadores fizeram o sequenciamento dos genótipos do novo coronavírus de quatro indivíduos assintomáticos. A pesquisa foi coordenada pelo virologista Thiago Moreno, pesquisador do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Fiocruz (CDTS/Fiocruz).

Quatro pessoas assintomáticas foram acompanhadas semanalmente pelos pesquisadores a partir do início da pandemia, em março, com testes sorológicos e RT-PCR (exame considerado o padrão ouro no diagnóstico da covid-19) nos indivíduos acompanhados. Todos testaram positivo para covid-19.

No sequenciamento dos genomas, os pesquisadores confirmaram que uma pessoa contraiu o vírus associado a um genoma importado para o país e outra apresentou uma estrutura viral associada ao genoma que já circulava pelo Rio de Janeiro.

Ambiente familiar

No final de maio, uma das pessoas acompanhadas procurou o grupo de pesquisa dizendo estar com sinais e sintomas mais fortes de covid-19, como febre e perda de paladar e olfato, informou Thiago Moreno.

“Quando fizemos o RT-PCR mais uma vez, os quatro indivíduos testaram positivo. O que observamos foi uma reinfecção dentro do ambiente familiar. Contudo, a pessoa que apresentou em março o genótipo associado a casos importados no Brasil, agora estava infectada por uma outra cepa.”

Também foi observado, no sequenciamento, que “o outro indivíduo, que tinha sido infectado com o genótipo que circulava no Rio, continuava com o mesmo genótipo, mas tinha um acúmulo de mutações que permitiu a interpretação de que era uma reinfecção e não uma persistência de infecção”, esclareceu o pesquisador.

Moreno avaliou que o trabalho reforçou a noção de que a reinfecção pelo novo coronavírus é possível, e que é algo comum entre vírus respiratórios, o que quer dizer que a primeira exposição ao vírus não é formadora de memória imune. “Casos assintomáticos ou muito brandos, se forem reexpostos ao vírus, poderão ter novamente uma infecção. Desta vez, pode ser que o quadro se agrave e que essa infecção seja mais severa do que a primeira, como demonstrado na pesquisa. Por esse motivo fez o alerta à população sobre a imunidade para o coronavírus. Em alguns casos, as respostas imunes podem ser fortes num primeiro momento, mas não significa que elas sejam duradouras”, disse o virologista da Fiocruz.

O resultado da pesquisa Viral Genetic Evidence and Host Immune Response of a Small Cluster of Individuals with Two Episodes of Sars-Cov-2 Infection foi publicado no periódico 'Social Science Research Network' (SSRN).

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Vacinação contra a paralisia infantil segue até sexta-feira, dia 14, em Paraguaçu Paulista

A apresentação da carteirinha de vacinação é indispensável.

Quatá comemora 79 anos com carreta da alegria, shows e exposição de carros antigos

Toda a programação é gratuita.

1º Torneio Regional de Vôlei de Areia foi um sucesso em Paraguaçu Paulista

Duplas e quartetos nas modalidades Feminino e Masculino se enfrentaram durante o torneio

Prefeitura supera marca de 22 mil metros quadrados de recapeamento asfáltico em Paraguaçu Paulista

Iniciativa contempla a recuperação de vias e trechos de vias públicas em todos os bairros

Piloto morre em queda de avião de pequeno porte em aeroclube de Bauru

Aeronave era usada em voos acrobáticos e, inclusive, participou de evento realizado no fim de semana

Homem morre atropelado enquanto prestava socorro a motociclista na SP-294 em Marília

Acidente foi registrado no final da tarde deste domingo (10).

Rodovias do centro-oeste paulista recebem quatro novos radares; veja locais

Equipamentos farão parte das rodovias Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225, 294) e Osni Mateus

Polícia prende indivíduo por tráfico de drogas em rodovia de Assis

A equipe policial localizou 02 malas no bagageiro com fundo falso, contendo 4,5 kg de cocaína.

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE