Domingo, 26 de Julho Paraguaçu Paulista 0ºC - 0ºC veja mais

De onde vêm as tradições de usar branco e soltar fogos no Réveillon?

23/12/2020 - O costume de usar roupa branca veio do Candomblé


De onde vêm as tradições de usar branco e soltar fogos no Réveillon?

A virada de ano é uma época cheia de simbolismos e varia de cultura para cultura, com rituais de despedidas, desejos e promessas. Nas praias e no interior do estado do Rio de Janeiro muitas pessoas tornaram-se adeptas do costume de usar branco no Réveillon, independentemente da religião, por representar pureza e purificação.

Essa tradição de vestir-se de branco veio do Candomblé, cujos seguidores sempre usaram roupas brancas para entregar oferendas antes da meia-noite à rainha do mar, Iemanjá – divindade africana originalmente vinda da Nigéria. E foi na década de 1970 que os praticantes dessa religião passaram a comemorar a virada de ano na praia de Copacabana, no Rio, formando um aglomerado branco à beira do mar, acendendo velas e jogando flores para agradecer e fazer pedidos.

Como o ritual tornou-se marcante e muito apreciado na cidade, as pessoas passaram a seguir a tradição de se vestir de branco no Réveillon. Desse modo, atualmente, no Rio de Janeiro, usar branco, independentemente da crença, tornou-se uma tradição entre todos que desejam um ano repleto de paz e boas vibrações.

Fogos

Seguindo a tradição chinesa, começar o ano novo entre fogos de artifício, buzinadas, apitos e gritos de alegria é uma forma de espantar os maus espíritos.

E foi, na década de 1980, que teve início a famosa queima de fogos em Copacabana, no extinto hotel Meridien, de onde foi lançada, do 39º andar, uma cascata de fogos de artifício.  A partir dessa época, outros hotéis, para atrair turistas, passaram a adotar a prática. Mas foi na década de 1990 que a prefeitura do Rio de Janeiro incrementou o espetáculo de fogos, instalando, inclusive, palcos com shows nas areias de Copacabana.

 

Fonte: Portal Multiplix



MAIS NOTÍCIAS

Casos & Causos: Conheça a trajetória do escritor Ozair Campos de Lacerda

Websérie foi idealizada e promovida pelo professor Marcelo Rufino e pelo escritor Adriano Nogueira.

O que fazer em caso de picada de escorpião em cães e gatos?

Confira o artigo da médica veterinária Dra. Ana Beatriz de Oliveira.

A Cultura do Imediatismo: O custo oculto para a produtividade e a saúde mental

Confira o artigo do jornalista William Asaph Yanraphel

Procurando um lugar para um evento inesquecível? Conheça a Chácara Rancho Julia's Buffet

O diferencial está na comodidade: o cliente pode alugar a chácara completa, que é entregue decorada

Estoque Renovado e Preços Baixos: Casa de Ração do Vô traz novidades e economia para Paraguaçu

Rações a partir de R$ 59,00 e atendimento personalizado com entrega agendada.

Piscina Pública retoma atividades com água aquecida e vagas abertas para novos alunos

Estrutura totalmente preparada, incluindo água aquecida a 30°C

Homem é detido por caça ilegal de animais silvestres em Ourinhos

O suspeito confessou que caçava animais na região para consumo próprio.

Homem é preso em flagrante após ameaçar a mãe em Adamantina

Suspeito de 45 anos estava embriagado e foi denunciado pela própria família

ANUNCIE DIVULGUE