Domingo, 15 de Junho Paraguaçu Paulista 25ºC - 13ºC veja mais

De onde vêm as tradições de usar branco e soltar fogos no Réveillon?

23/12/2020 - O costume de usar roupa branca veio do Candomblé


De onde vêm as tradições de usar branco e soltar fogos no Réveillon?

A virada de ano é uma época cheia de simbolismos e varia de cultura para cultura, com rituais de despedidas, desejos e promessas. Nas praias e no interior do estado do Rio de Janeiro muitas pessoas tornaram-se adeptas do costume de usar branco no Réveillon, independentemente da religião, por representar pureza e purificação.

Essa tradição de vestir-se de branco veio do Candomblé, cujos seguidores sempre usaram roupas brancas para entregar oferendas antes da meia-noite à rainha do mar, Iemanjá – divindade africana originalmente vinda da Nigéria. E foi na década de 1970 que os praticantes dessa religião passaram a comemorar a virada de ano na praia de Copacabana, no Rio, formando um aglomerado branco à beira do mar, acendendo velas e jogando flores para agradecer e fazer pedidos.

Como o ritual tornou-se marcante e muito apreciado na cidade, as pessoas passaram a seguir a tradição de se vestir de branco no Réveillon. Desse modo, atualmente, no Rio de Janeiro, usar branco, independentemente da crença, tornou-se uma tradição entre todos que desejam um ano repleto de paz e boas vibrações.

Fogos

Seguindo a tradição chinesa, começar o ano novo entre fogos de artifício, buzinadas, apitos e gritos de alegria é uma forma de espantar os maus espíritos.

E foi, na década de 1980, que teve início a famosa queima de fogos em Copacabana, no extinto hotel Meridien, de onde foi lançada, do 39º andar, uma cascata de fogos de artifício.  A partir dessa época, outros hotéis, para atrair turistas, passaram a adotar a prática. Mas foi na década de 1990 que a prefeitura do Rio de Janeiro incrementou o espetáculo de fogos, instalando, inclusive, palcos com shows nas areias de Copacabana.

 

Fonte: Portal Multiplix



MAIS NOTÍCIAS

Homem é preso por tráfico de drogas em Cândido Mota

Policiais encontraram uma pochete com 41 pedras de crack, 14 porções de maconha e 8 pinos de cocaína

1º Torneio União de Futebol Society agita Paraguaçu neste domingo, dia 15

Competição será na Associação União de Paraguaçu Paulista (Atrás da Louis Dreyfus).

Água, poesia de Valdina Augusto de Souza

Confira essa bela poesia da professora e escritora paraguaçuense!

Polícia prende indivíduo em veículo com placas adulteradas em rodovia de Santa Cruz do Rio Pardo

Ao consultar o emplacamento, constataram que pertencia a um GM/Astra.

Vereadores reúnem-se na segunda-feira, 16 de junho, para mais uma Sessão Ordinária

Na pauta estão 12 requerimentos, 20 indicações, uma moção e várias proposituras.

Cooperados da Cresol recebem mais de R$ 279 milhões em resultados

O valor compreende o pagamento de juros sobre o capital e a divisão das sobras do exercício de 2024

INSS: Justiça bloqueia R$ 2,8 bi de envolvidos em descontos ilegais

Bloqueios envolvem 12 entidades associativas e os dirigentes

Estudantes têm até as 23h59 desta sexta para fazer a inscrição no Enem

Taxas podem ser pagas até a próxima quarta-feira

ANUNCIE DIVULGUE