Segunda-Feira, 21 de Setembro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

Prefeitura de Tupã investiga possível caso de reinfecção por Covid-19 em jovem de 26 anos

24/10/2020 - Rapaz que trabalha na área da saúde testou positivo para a doença em maio e outubro.


Prefeitura de Tupã investiga possível caso de reinfecção por Covid-19 em jovem de 26 anos

A prefeitura de Tupã (SP) divulgou nesta sexta-feira (23) que está investigando um caso suspeito de reinfecção por Covid-19 na cidade.

Segundo informações da Secretaria de Saúde, trata-se de um jovem de 26 anos que teve diagnóstico positivo pela primeira vez em maio e, agora em outubro, testou novamente positivo para coronavírus.

Na época, o rapaz, que trabalha na área da saúde no município, fez a coleta de swab. Ele sentiu febre e dores de garanta, mas não chegou a ficar internado, cumprindo o isolamento em casa.

Porém, conforme o Executivo, semana passada um rapaz que mora com ele teve falta de ar e precisou ser internado na Santa Casa com Covid-19. Como ele achou que já estivesse imune ao coronavírus, acompanhou o amigo por quatro dias no hospital até que começou a ter febre novamente e a perder o olfato e o paladar.

Foi feito um novo exame e novamente deu positivo para Covid-19. O rapaz está bem e cumprindo isolamento em casa.

Durante entrevista coletiva, o secretário municipal de Saúde, Miguel Ângelo De Marchi, admitiu que casos de reinfecção são raros, "até em termos mundiais", mas disse acreditar ser possível que tenha acontecido com o paciente da cidade.

"Em maio, ele [paciente] fez o teste PCR em tempo real, e deu altíssimo positivo, com todos os sinais de síndrome gripal. Ele recuperou-se e nos últimos cinco dias começou a ter sintomas clássicos de Covid, como perda de olfato e paladar, congestão nasal, cansaço. Foi feito um antígeno, que foi altíssimo, e o PCR veio positivo", explicou o secretário.

De Marchi ressaltou que, mesmo diante dos resultados positivos dos testes, a confirmação de um eventual caso de reinfecção vai passar por alguns outros estudos sobre a imunidade do paciente.

Segundo Edi Iacida, diretor do Laboratório Municipal de Análises Clínicas, dentre esses novos testes que serão feitos sobre o caso está o sequenciamento genético para confirmar se o vírus identificado no paciente é o mesmo da primeira infecção ou se foi realmente um caso reinfecção.

Consultada, a Secretaria Estadual de Saúde informou que ainda não possui um protocolo de notificação para casos de reinfecção por Covid-19. O Ministério da Saúde, também consultado, ainda não se manifestou.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) os casos confirmados de reinfecção são raros, só existindo cinco no mundo comprovados por estudos - nos Estados Unidos, Bélgica, Holanda, Hong Kong e Equador. No Brasil, um estudo da USP sobre um possível caso de reinfecção foi divulgado em revista científica em setembro.

 

Fonte: G1



MAIS NOTÍCIAS

Égua é resgatada após cair dentro de fossa de quatro metros de profundidade em Marília

Fossa estava desativada e animal foi resgatado com escoriações.

Casos & Causos: Conheça a trajetória da escritora Ana Santiago

Websérie foi idealizada e promovida pelo professor Marcelo Rufino e pelo escritor Adriano Nogueira.

Alunos de Paraguaçu Paulista apresentam pesquisa sobre educação antirracista no Congresso da UNESP

Eles foram acompanhados pelos professores Eliana Cruz e Marcelino Pereira, idealizadores do projeto.

Escolas brasileiras perdem um terço do tempo do professor com burocracia e bagunça

Confira o artigo do jornalista William Asaph Yanraphel.

Fim de semana de ofertas especiais no Açougue do Hermes

Av. Galdino, 1173, em Paraguaçu Paulista

Sexta-feira na Padaria São Marcos traz novidades em rocamboles, pizzas e cardápio à la carte

Espaço conta com ambiente totalmente climatizado, estacionamento amplo e uma equipe qualificada

Eletro Clima: referência em ar-condicionado automotivo em Paraguaçu Paulista e região

Rua Antônio Machado, 717, descendo o semáforo da Câmara Municipal

Real Madri é o grande campeão da Libertadores AFC período noturno

Azulão faturou o título de vice-campeão.

ANUNCIE DIVULGUE