Terça-Feira, 24 de Novembro Paraguaçu Paulista 33ºC - 17ºC veja mais

Trem Turístico é autorizado a retomar passeios em Paraguaçu Paulista

24/10/2020 - A partir de dezembro, as viagens poderão retornar, respeitando as regras de distanciamento e higiene


Trem Turístico é autorizado a retomar passeios em Paraguaçu Paulista

A Concessionária Rumo que administra o trecho da linha férrea que vai de Paraguaçu Paulista a Sapezal, autorizou o retorno da circulação do Trem Turístico e Cultural Moita Bonita, a Maria Fumaça, sendo que entre 27/10 e 23/11 serão realizados passeios testes e em 05/12 os passeios poderão retornar definitivamente, respeitando as regras de distanciamento e higiene e após autorização do Comitê de Gerenciamento de Crise para o enfrentamento da Covid 19.

O trem é um dos principais atrativos turísticos de Paraguaçu Paulista, responsável por atrair um grande número de visitantes de diversas partes do Brasil, para os tradicionais passeios.

O trem turístico Moita Bonita, tracionado pela maria-fumaça Dona Lina, é uma locomotiva inglesa de 1879. O trem turístico faz um trajeto de 24 quilômetros, ida e volta, partindo do centro da estância turística até o distrito histórico de Sapezal.

A lotação total do Trem é de 96 passageiros divididos em dois carros, sendo um com 50 lugares e outro com 46 lugares.

A VIAGEM

A viagem com a Maria Fumaça “Dona Lina” é nostálgica e relembra os tempos dos pioneiros que, através da Estrada de Ferro Sorocabana, fizeram surgir diversas cidades de nossa região, inclusive Paraguaçu Paulista. É uma viagem ao passado, precisamente ao início do século XX, que faz reviver o período das antigas locomotivas a vapor, a Maria Fumaça. A composição do Trem Turístico e Cultural “Moita Bonita”, é composto por dois carros de passageiros e tem com tração uma locomotiva a vapor, a Dona Lina, a segunda mais antiga em operação para trens turísticos no Brasil.

A Maria Fumaça “Dona Lina”, é uma locomotiva a vapor de fabricação britânica, fabricada em Bristol – Inglaterra, no ano de 1879. O número 23 estampada em sua composição é o número de série de 1.244 unidades fabricadas pela empresa The Avonside Engine Co. – Limited. Essa máquina participou da construção da Estrada de Ferro Sorocabana entre as cidades de Assis e Presidente Epitácio, ambas no Estado de São Paulo, pela empresa do comendador José Giorge. Após sua desativação, trabalhou no transporte do café e algodão da antiga Fazenda Santa Lina, onde foi preservada por muitos anos pelo comendador e sua família.

No ano de 1998 a Sra. Lina Giorge Leuzzi fez a doação da locomotiva ao município de Paraguaçu Paulista que acabara de se transformar em Estância Turística e iniciava seus passos nesse sector. No final da década de 90 ficou exposta apenas para visitação pública na praça da Fonte Luminosa e, posteriormente, foi transferida para um abrigo da antiga estação ferroviária, o que acabou transformando o local em Memorial Ferroviário. Com ela, nasceu o sonho do nosso Trem Turístico e, em 2005 a mesma foi completamente restaurada, dando início às atividades de implantação do Projeto Estação Paraguaçu.



MAIS NOTÍCIAS

Mega-Sena, concurso 2.320: aposta de Ribeirão Preto (SP) ganha sozinha mais de R$ 76 milhões

Veja as dezenas sorteadas: 06 - 30 - 35 - 39 - 42- 48. A quina teve 92 apostas ganhadoras

Câmeras flagram criminosos invadindo bar em Paraguaçu Paulista

Além de bagunçar o local, bandidos furtaram refrigerantes.

Acesso à SP-333 será fechado para obras

Alça de saída em Assis terá manutenção no pavimento.

Fábio Santos, eleito vereador pelo PL, é o entrevistado de hoje

Ele foi o segundo vereador eleito mais votado em Paraguaçu, com 701 votos.

TV PARAGUAÇU NOTÍCIAS EDIÇÃO 57

Confira os destaques da edição que foi ao ar nesta segunda-feira, dia 23.

Mais votado, advogado Júnior Baptista segue para o 2º mandato como vereador

Ele obteve 921 votos nas Eleições Municipais ocorridas no último dia 15 de novembro.

Tarifas de pedágio sofrerão reajuste a partir de 1º de dezembro em rodovias da região

Índice aplicado será de 1,877%, e corresponde à reposição da inflação medida pelo IPCA

Borá ganha luminárias de Led

Maior luminosidade, segurança e diminuição da conta de energia do município são benefícios.

ANUNCIE DIVULGUE