Terça-Feira, 05 de Maio Paraguaçu Paulista 30ºC - 18ºC veja mais

Eleitor que faz parte do grupo de risco de contágio da Covid-19 terá horário preferencial para votar

05/10/2020 - O voto não é obrigatório para maiores de 70 anos, mas o grupo de risco para o contágio do vírus.


Eleitor que faz parte do grupo de risco de contágio da Covid-19 terá horário preferencial para votar

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) reservou um horário preferencial, das 7h às 10h, para o eleitor que estiver no grupo de risco de contágio da Covid-19. Mesmo com a medida, o horário não é exclusivo e a votação vai estar aberta a todos os eleitores.

O voto não é obrigatório para maiores de 70 anos, mas o grupo de risco para o contágio da Covid-19 começa aos 60 anos. Por esse motivo, muitos eleitores estão com receio de ir às urnas.

O TRE também garante que as equipes vão precisar seguir uma série de protocolos de higiene e orientar os eleitores a fazer o mesmo, como manter o distanciamento.

O voto não é facultativo, portanto, o eleitor com menos de 70 anos, tem de votar. Se não votar, precisa justificar. Quem não votar e não justificar dentro do prazo de 60 dias, leva multa de R$ 3,51, e fica com o título irregular - não consegue, por exemplo, se inscrever em concurso público, tirar passaporte ou RG.

"As filas, elas serão organizadas, inclusive, com marcação no chão, com distanciamento de, aproximadamente, um metro entre uma pessoa e outra. Não haverá contato físico com os mesários. Ela irá exibir o seu documento. Eleitor sem máscara não pode votar. Os mesários também usarão máscaras, usarão faceshield e também utilizarão o álcool gel e o álcool líquido para desinfecção das mãos e objetos", disse Waldir Sebastião de Nuevo Campos, presidente do TRE de São Paulo.

Campos afirmou ainda que quem não votar precisa justificar a ausência. "Ele terá um prazo, depois da votação, de 60 dias. Ele pode acessar um aplicativo que é denominado de 'E-Título' e, através desse aplicativo, ele vai fazer a sua justificativa."

 

G1



MAIS NOTÍCIAS

Butantan vai produzir vacina nacional contra chikungunya

Com liberação da Anvisa, imunizante poderá ser aplicado pelo SUS

IR 2026: chance maior de inclusão no primeiro lote termina domingo

Envio antecipado aumenta possibilidade de restituição ainda em maio

Quase 50% das mulheres maiores de 16 anos sofreram assédio em 2025

Dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Câmara realiza audiência para discutir demandas da população

Levantamento de demandas da população acontece antes da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentária

Paraguaçu Paulista recebe visita de deputados e é beneficiada com emenda parlamentar

Reinaldo Alguz, Rogério Santos e Enrico Misasi se reuniram com lideranças políticas da cidade.

ETEC de Paraguaçu tem inscrições abertas para vestibulinho de Administração e Agroindústria

Cada curso oferece 40 vagas; aulas acontecem no período noturno.

Atleta do Judô da APVJ conquista classificação para Final Estadual dos Jogos da Juventude

Carlos Eduardo disputou com atletas até 18 anos na categoria até 60kg.

Adolescente de 16 anos é esfaqueado em Maracaí e internado no Hospital Regional de Assis

Parentes demonstram preocupação com estado de saúde do jovem e pedem justiça.

ANUNCIE DIVULGUE