Quinta-Feira, 18 de Abril Paraguaçu Paulista 32ºC - 20ºC veja mais

Menina de 6 anos com leucemia faz campanha para encontrar doador de medula óssea: 'Preciso de você'

24/09/2020 - Alice Lopes Rodrigues, de Areiópolis (SP), descobriu a doença em maio e faz quimioterapia


Menina de 6 anos com leucemia faz campanha para encontrar doador de medula óssea: 'Preciso de você'

Quem vê a foto da pequena Alice Lopes Rodrigues, de 6 anos, com seu sorriso estampado no rosto nem imagina a batalha que ela enfrenta pela vida.

Desde que descobriu ser portadora de leucemia, a garota de Areiópolis (SP) faz uma campanha em busca de um doador de medula óssea compatível . O recado na foto é claro: "Doe medula! Preciso de você."

A vendedora Jéssica Lopes Sartorelli, mãe da Alice, contou ao G1 que ela e o marido são apenas 50% compatíveis com a menina e, por isso, não podem fazer a doação. No caso da menina, que é filha única, o transplante de medula só pode ser feito com 100% de compatibilidade.

Pais não são 100% compatíveis para doar medula a Alice, de Areiópolis — Foto: Jéssica Lopes Sartorelli/Arquivo Pessoal

Por causa disso, a família iniciou uma campanha nas redes sociais para incentivar as pessoas a doarem medula óssea. O morador não pode escolher fazer a doação diretamente para Alice, mas pode ir até o hemocentro mais próximo e fazer um cadastro. (Veja abaixo como funciona.)

Alice descobriu a leucemia quando começou a ter muitas dores no corpo. Jéssica conta que, no início, os médicos pensaram que ela tivesse infecção de urina e receitaram um antibiótico.

No entanto, 20 dias depois, as dores voltaram e ela foi diagnosticada com leucemia mieloide aguda. Desde então, a menina começou a fazer quimioterapia no Hospital das Clínicas de Botucatu para tentar zerar as células cancerígenas.

Alice, de Areiópolis, foi diagnosticada com leucemia em maio deste ano — Foto: Arquivo pessoal/Jéssica Lopes Sartorelli

“A gente não esperava, nunca teve caso nas nossas famílias. O pós-quimio que é difícil, porque depois cai toda a imunidade dela e corre muito risco de pegar infecção. É uma tensão”, desabafa a mãe.

Durante o tratamento, Alice já teve que ir para a UTI quatro vezes. A expectativa dos médicos é que o tratamento zerasse as células do câncer, mas depois de diminuir, elas voltaram a crescer.

“Ela começou a quimioterapia, mas não zerou, ficou com 1%. Aí analisaram e viram que o caso é de transplante. Nessa última quimio, as células aumentaram ao invés de diminuir, e ficou com 9%”, explica a mãe.

Família de Alice começou campanha para doação de medula óssea em Areiópolis — Foto: Arquivo pessoal/Jéssica Lopes Sartorelli

Depois disso, o protocolo da quimioterapia mudou e Alice fez a última sessão na semana passada. A família ainda não sabe o resultado dela, mas Alice deve realizar o transplante assim que as células cancerígenas estiverem zeradas.

Como doar

Para ser um doador de medula óssea, a pessoa precisa ligar no hemocentro mais próximo para saber se é possível se cadastrar. O cadastro é nacional e, por isso, doadores do Brasil inteiro podem ser compatíveis com a Alice. Veja a lista de onde é feito o cadastro.

No hemocentro da Unesp de Botucatu, o mais próximo de Areiópolis, o interessado em ser doador pode ir até a unidade de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, levando a carteira do SUS. Ele precisa ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado geral de saúde.

No hemocentro, o doador colhe um pouco de sangue e preenche uma ficha. A partir disso, o sangue é analisado para identificar as características genéticas do doador e cruzá-las com os dados dos pacientes que precisam do transplante, para determinar a compatibilidade.

Esses dados são enviados ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), que vai entrar em contato quando houver um paciente com possível compatibilidade. Depois de mais alguns exames, a pessoa pode realizar a doação.

 

Por Júlia Nunes*, G1 Bauru e Marília



MAIS NOTÍCIAS

Mãe de menino que aparece em vídeo de criança furtando moto o levou à delegacia após ver imagens

Caso aconteceu no último sábado, em Paraguaçu Paulista.

Pit bull solto na rua ataca idosa e cão de estimação durante passeio em Bauru

Para conter o ataque, o tutor deu vários socos na cabeça do animal.

Mulher é presa suspeita de matar namorado e atear fogo em carro com corpo dentro no interior de SP

Corpo da vítima foi encontrado carbonizado no banco do motorista, em Mineiros do Tietê.

Caminhoneiro morre após colisão traseira na Rodovia Castello Branco no interior de SP

Vítima viajava no sentido capital-interior, quando atingiu a traseira de outro veículo.

Motorista, gerente, sobrinha: o que dizem depoimentos sobre o caso do idoso levado morto ao banco

Mulher foi presa em flagrante por tentativa de furto mediante fraude e vilipêndio de cadáver.

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

Aprovado na Câmara, texto irá à sanção presidencial.

São Paulo vai usar IA para elaborar aulas digitais da rede pública

Governador disse que ferramenta não irá substituir professor.

PAT tem oportunidade de emprego para Auxiliar de Mecânica

Os candidatos interessados devem procurar o PAT munidos de RG, CPF e CTPS.

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE