Quinta-Feira, 13 de Junho Paraguaçu Paulista 28ºC - 13ºC veja mais

Menina de 6 anos com leucemia faz campanha para encontrar doador de medula óssea: 'Preciso de você'

24/09/2020 - Alice Lopes Rodrigues, de Areiópolis (SP), descobriu a doença em maio e faz quimioterapia


Menina de 6 anos com leucemia faz campanha para encontrar doador de medula óssea: 'Preciso de você'

Quem vê a foto da pequena Alice Lopes Rodrigues, de 6 anos, com seu sorriso estampado no rosto nem imagina a batalha que ela enfrenta pela vida.

Desde que descobriu ser portadora de leucemia, a garota de Areiópolis (SP) faz uma campanha em busca de um doador de medula óssea compatível . O recado na foto é claro: "Doe medula! Preciso de você."

A vendedora Jéssica Lopes Sartorelli, mãe da Alice, contou ao G1 que ela e o marido são apenas 50% compatíveis com a menina e, por isso, não podem fazer a doação. No caso da menina, que é filha única, o transplante de medula só pode ser feito com 100% de compatibilidade.

Pais não são 100% compatíveis para doar medula a Alice, de Areiópolis — Foto: Jéssica Lopes Sartorelli/Arquivo Pessoal

Por causa disso, a família iniciou uma campanha nas redes sociais para incentivar as pessoas a doarem medula óssea. O morador não pode escolher fazer a doação diretamente para Alice, mas pode ir até o hemocentro mais próximo e fazer um cadastro. (Veja abaixo como funciona.)

Alice descobriu a leucemia quando começou a ter muitas dores no corpo. Jéssica conta que, no início, os médicos pensaram que ela tivesse infecção de urina e receitaram um antibiótico.

No entanto, 20 dias depois, as dores voltaram e ela foi diagnosticada com leucemia mieloide aguda. Desde então, a menina começou a fazer quimioterapia no Hospital das Clínicas de Botucatu para tentar zerar as células cancerígenas.

Alice, de Areiópolis, foi diagnosticada com leucemia em maio deste ano — Foto: Arquivo pessoal/Jéssica Lopes Sartorelli

“A gente não esperava, nunca teve caso nas nossas famílias. O pós-quimio que é difícil, porque depois cai toda a imunidade dela e corre muito risco de pegar infecção. É uma tensão”, desabafa a mãe.

Durante o tratamento, Alice já teve que ir para a UTI quatro vezes. A expectativa dos médicos é que o tratamento zerasse as células do câncer, mas depois de diminuir, elas voltaram a crescer.

“Ela começou a quimioterapia, mas não zerou, ficou com 1%. Aí analisaram e viram que o caso é de transplante. Nessa última quimio, as células aumentaram ao invés de diminuir, e ficou com 9%”, explica a mãe.

Família de Alice começou campanha para doação de medula óssea em Areiópolis — Foto: Arquivo pessoal/Jéssica Lopes Sartorelli

Depois disso, o protocolo da quimioterapia mudou e Alice fez a última sessão na semana passada. A família ainda não sabe o resultado dela, mas Alice deve realizar o transplante assim que as células cancerígenas estiverem zeradas.

Como doar

Para ser um doador de medula óssea, a pessoa precisa ligar no hemocentro mais próximo para saber se é possível se cadastrar. O cadastro é nacional e, por isso, doadores do Brasil inteiro podem ser compatíveis com a Alice. Veja a lista de onde é feito o cadastro.

No hemocentro da Unesp de Botucatu, o mais próximo de Areiópolis, o interessado em ser doador pode ir até a unidade de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, levando a carteira do SUS. Ele precisa ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado geral de saúde.

No hemocentro, o doador colhe um pouco de sangue e preenche uma ficha. A partir disso, o sangue é analisado para identificar as características genéticas do doador e cruzá-las com os dados dos pacientes que precisam do transplante, para determinar a compatibilidade.

Esses dados são enviados ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), que vai entrar em contato quando houver um paciente com possível compatibilidade. Depois de mais alguns exames, a pessoa pode realizar a doação.

 

Por Júlia Nunes*, G1 Bauru e Marília



MAIS NOTÍCIAS

Polícia Federal abre investigação sobre leilão de arroz

Governo anulou leilão da compra de 263,3 mil toneladas de arroz que seriam importadas para o país.

Departamento de Turismo e Cultura inaugura obras de infraestrutura turística realizadas em Paraguaçu

Obras de infraestrutura turística foram realizadas por meio de convênio DADETUR

Série de congressos das Testemunhas de Jeová tem início neste mês e promete boas notícias

O evento será realizado em mais de 500 idiomas em todo o mundo.

Entrevias lança websérie para alertar sobre o risco de animais soltos nas rodovias

Objetivo da campanha é motivar o cuidado aos animais.

Cinco curiosidades sobre a festa junina

Além das comidas típicas e dança, comemorações são oportunidade para aprender sobre raízes culturais

Pesquisa quebra mito de que dinheiro não traz felicidade

Uma pesquisa americana e de um site de relacionamento diz completamente o contrário

Feirão de negociação de dívidas da Sabesp vai até sábado, dia 15

Mutirão acontece em todos os municípios atendidos pela Companhia

Tradicional Festa Caipira da Casa Lar será nos dias 6 e 7 de julho

Evento terá música ao vivo, quermesse, almoço e leilão de gados.

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE