Domingo, 27 de Setembro Paraguaçu Paulista 38ºC - 16ºC veja mais

Conversando sobre a depressão

24/08/2020 - Bruno Roça Pereira, psicólogo graduado pela Universidade de Marília – Unimar.


Conversando sobre a depressão

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão tem se tornado uma das doenças mais incapacitantes do século XXI, sendo possível observar um aumento do índice de morbidade assim como de mortalidade.

A depressão pode ser considerada uma doença que acarreta um sofrimento psíquico muito intenso, levando o paciente a apresentar sintomas como tristeza, cansaço, baixa auto-estima, sentimentos de culpa ou pensamentos suicidas, pouco interesse em relação à vida diária, falta de motivação para realizar atividades cotidianas em gerais, e também cuidados pessoais. Vale ressaltar que para ser considerada uma depressão os sintomas dessa doença precisam ser avaliados e diagnosticados por um profissional especializado.

São muitos os fatores que podem estar relacionados para o aparecimento da depressão. Algumas causas psicológicas podem ser a separação de um casal, a perda de um ente querido, o desemprego, o estresse do dia a dia por conta de uma vida agitada ou mesmo algum trauma que o paciente tenha sofrido que esteja mal elaborado.

Na sociedade atual em que vivemos é muito comum haver julgamentos em torno do indivíduo que apresenta um quadro depressivo, gerando um estigma em torno desse paciente dificultando o seu tratamento. Para que se possa amenizar essa situação é importante que haja um entendimento mais completo em relação a essa patologia que incapacita tanta gente, assim como um maior esclarecimento em torno de sua prevenção, diagnóstico e formas de tratamento.

Existem muitos métodos clínicos para tratar a depressão adequadamente. Em alguns casos pode ser necessário o uso de medicamentos. A intervenção psicoterápica é muito eficaz, pois dá a possibilidade do sofrimento ser vivenciado, elaborado, e ressignificado pelo paciente, fazendo que este obtenha condições necessárias para enfrentar a sua situação atual fortalecendo o seu aspecto emocional.

O apoio familiar também é muito importante neste momento, assim como a prática regular de exercícios físicos acompanhada de uma alimentação saudável.

 

Bruno Roça Pereira

Psicólogo graduado pela Universidade de Marília – Unimar 2015

Possui Aprimoramento em Psicologia Clínica em Saúde Mental realizado pela Faculdade de Medicina de Marília – Famema 2016/2017

Pós-graduando em Psicoterapias de Orientação Psicanalítica pela Faculdade de Medicina de Marília – Famema 2019/2021

Atende em consultório particular localizado na Rua Prefeito Jayme Monteiro, 357, Paraguaçu Paulista/SP, cel 18 99775 2907 e tel 3361 2769

 

 



MAIS NOTÍCIAS

Que tal uma costelinha de porco na cerveja?

Seu fim de semana merece uma comida especial e a TV Paraguaçu traz essa novidade para você.

TV PARAGUAÇU NOTÍCIAS – EDIÇÃO 18

Confira os destaques da edição que foi ao ar nesta sexta-feira, dia 25.

Sem planos para o fim de semana? Vem ver nossa dica!

Hoje a sugestão do Danilo Salomão é uma série pra lá de especial!

Advogado paraguaçuense lança livro 'Enfermaria 17'

Obra de Vicentônio Silva aborda a relação entre avó e neto.

Tremor de terra é registrado em Tupã

Evento natural foi identificado pelo Centro de Sismologia da USP e Observatório de Sismologia da UNB

PSDB anuncia César Kikei como candidato a vice-prefeito ao lado de Almira Garms

Inicialmente, partido havia anunciado Luis Carlos Barbieri

Motorista terá desvio para acessar Assis pela Raposo Tavares

Alça de saída da rodovia estará interditada para obras neste sábado

Aumenta o número de positivos de Covid-19 em isolamento domiciliar

Os dados são do Boletim Epidemiológico da sexta-feira, 25

ANUNCIE DIVULGUE