Quinta-Feira, 13 de Agosto Paraguaçu Paulista 32ºC - 17ºC veja mais

Lei que flexibiliza ano letivo durante pandemia é sancionada

24/08/2020 - O texto autoriza que as instituições de ensino não cumpram, em 2020, o mínimo de 200 dias letivos.


Lei que flexibiliza ano letivo durante pandemia é sancionada

A partir desta semana já é lei a flexibilização do ano letivo em escolas e faculdades. O texto, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, autoriza que as instituições de ensino não cumpram, em 2020, o mínimo de 200 dias letivos previstos. Apesar disso, é obrigatório que a carga horária de cada curso seja mantida. Para escolas do ensino fundamental, por exemplo, as 800 horas precisarão ser cumpridas. A regra não se aplica a educação infantil, a mesma não necessita preencher os 200 dias obrigatórios, assim como as 800 horas previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Como muitas aulas foram perdidas devido à pandemia, para viabilizar o cumprimento das horas, a lei prevê que as atividades não presenciais vão contar para a carga horária. Outra possibilidade é de que o conteúdo deste ano seja redistribuído para o ano que vem.

Para Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), na prática, as mudanças vão precisar ser mais abrangentes: a pandemia vai obrigar escolas a reformular a grade curricular dos próximos dois anos.

“Não trabalho necessariamente com a perspectiva de fechar isso em 2021. Também pode se estender. Aquela lógica de definir que uma matéria é de uma série específica, já não serve. Vamos ter que reorganizar tudo”, explica Garcia, que também é secretário de educação no município de Sud Mennucci (SP). “Com certeza nós vamos precisar de uma quantidade maior de dias letivos, com ampliação de jornada e ampliação de feriados”, avalia

A orientação do gestor é que as escolas avaliem qual a realidade dos alunos antes de escolher quais atividades devem ser feitas em casa para complementar a carga horária. “Cada realidade é uma realidade. Você tem regiões do país onde há um alto grau de conectividade. Então o uso das ferramentas digitais funciona melhor lá do que em outras regiões. No Norte, por exemplo, a dependência do material impresso é muito grande”.

Cuidados no retorno

Com as redes públicas de ensino se preparando para o retorno em várias regiões do Brasil, especialistas em saúde alertam que alguns cuidados são imprescindíveis. O médico Ricardo Cabral Santiago, é CEO do EuSaúde Educação, uma empresa que presta consultoria de saúde as escolas preocupadas com a retomada. Ele explica que, além de aumentar a frequência da limpeza, vão precisar fazer alterações de logística.

“Dentro do projeto Eu Saúde, sugerimos adequações como horários de entrada e saída, criando células para que essas crianças se comuniquem menos. Sugerimos criar até do fluxo no corredor, escolhendo quais turmas que devem entrar primeiro, por conta do rastro viral”, orienta.

Formatura antecipada

A lei publicada também define que cursos universitários da área de saúde vão poder antecipar a formatura, desde que o mínimo de 75% da carga horária do internato ou dos estágios obrigatórios seja cumprida. A ideia é que os profissionais possam atuar no combate ao novo coronavírus.

Fonte: Brasil 61



MAIS NOTÍCIAS

Inteligência Artificial e Vendas: ACE Paraguaçu realiza workshop e lança Feirão da Independência

Especialista explicou como a IA pode transformar a rotina corporativa de empresas.

Anvisa proíbe fabricação e venda de 12 produtos de limpeza

Produtos não têm registro sanitário e empresas são desconhecidas

Paraguaçuense é eleita Atleta Revelação no Prêmio Melhores do Ano da Liga de Basquete Feminino

Mika iniciou sua trajetória esportiva em Paraguaçu Paulista, na Associação Luizas de Marilac.

Polícia Civil conduz médico à delegacia após encontrar cocaína em consultório em Palmital

Profissional atuava em unidade da ESF da Vila São José.

Estado de São Paulo reforça necessidade de vacinação contra o sarampo

De 23 casos confirmados, 16 pacientes estavam com vacinas incompletas

Doação de sangue: espera para quem fez tatuagem e piercing será menor

Candidatos com mais de 70 anos poderão continuar a doar

Onda de calor deixa temperaturas até 7 °C acima da média no interior de SP, alerta Defesa Civil

Alerta da Defesa Civil é válido a partir desta quinta-feira, 13, e segue até o dia 19.

Trabalhador recebe choque elétrico em poste e é socorrido com queimaduras nas mãos em Marília

Ele foi retirado de poste por colegas e levado consciente ao Hospital das Clínicas.

ANUNCIE DIVULGUE