Quarta-Feira, 13 de Maio Paraguaçu Paulista 25ºC - 9ºC veja mais

Lei que flexibiliza ano letivo durante pandemia é sancionada

24/08/2020 - O texto autoriza que as instituições de ensino não cumpram, em 2020, o mínimo de 200 dias letivos.


Lei que flexibiliza ano letivo durante pandemia é sancionada

A partir desta semana já é lei a flexibilização do ano letivo em escolas e faculdades. O texto, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, autoriza que as instituições de ensino não cumpram, em 2020, o mínimo de 200 dias letivos previstos. Apesar disso, é obrigatório que a carga horária de cada curso seja mantida. Para escolas do ensino fundamental, por exemplo, as 800 horas precisarão ser cumpridas. A regra não se aplica a educação infantil, a mesma não necessita preencher os 200 dias obrigatórios, assim como as 800 horas previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Como muitas aulas foram perdidas devido à pandemia, para viabilizar o cumprimento das horas, a lei prevê que as atividades não presenciais vão contar para a carga horária. Outra possibilidade é de que o conteúdo deste ano seja redistribuído para o ano que vem.

Para Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), na prática, as mudanças vão precisar ser mais abrangentes: a pandemia vai obrigar escolas a reformular a grade curricular dos próximos dois anos.

“Não trabalho necessariamente com a perspectiva de fechar isso em 2021. Também pode se estender. Aquela lógica de definir que uma matéria é de uma série específica, já não serve. Vamos ter que reorganizar tudo”, explica Garcia, que também é secretário de educação no município de Sud Mennucci (SP). “Com certeza nós vamos precisar de uma quantidade maior de dias letivos, com ampliação de jornada e ampliação de feriados”, avalia

A orientação do gestor é que as escolas avaliem qual a realidade dos alunos antes de escolher quais atividades devem ser feitas em casa para complementar a carga horária. “Cada realidade é uma realidade. Você tem regiões do país onde há um alto grau de conectividade. Então o uso das ferramentas digitais funciona melhor lá do que em outras regiões. No Norte, por exemplo, a dependência do material impresso é muito grande”.

Cuidados no retorno

Com as redes públicas de ensino se preparando para o retorno em várias regiões do Brasil, especialistas em saúde alertam que alguns cuidados são imprescindíveis. O médico Ricardo Cabral Santiago, é CEO do EuSaúde Educação, uma empresa que presta consultoria de saúde as escolas preocupadas com a retomada. Ele explica que, além de aumentar a frequência da limpeza, vão precisar fazer alterações de logística.

“Dentro do projeto Eu Saúde, sugerimos adequações como horários de entrada e saída, criando células para que essas crianças se comuniquem menos. Sugerimos criar até do fluxo no corredor, escolhendo quais turmas que devem entrar primeiro, por conta do rastro viral”, orienta.

Formatura antecipada

A lei publicada também define que cursos universitários da área de saúde vão poder antecipar a formatura, desde que o mínimo de 75% da carga horária do internato ou dos estágios obrigatórios seja cumprida. A ideia é que os profissionais possam atuar no combate ao novo coronavírus.

Fonte: Brasil 61



MAIS NOTÍCIAS

Inscrições para o Vestibulinho ETEC podem ser realizadas até o dia 25 de maio

Os cursos oferecidos em Paraguaçu Paulista são Técnico em Administração e Técnico em Agroindústria.

Associação de Basquete Paraguaçu oferece treinamento de base e forma atletas em Paraguaçu Paulista

As aulas acontecem no Ginásio Feijão e na quadra da Associação dos Funcionários da Cocal.

O que a geração Z de Paraguaçu Paulista quer dizer para o Brasil - em um minuto

Estudantes da rede municipal são finalistas da 4ª edição do Videos for Change Nacional;

PF cumpre mandados de corrupção eleitoral e encomenda de reportagens em Jaú

Investigação aponta pagamentos clandestinos da Prefeitura para grupos de comunicação.

Desenrola Fies: estudante pode renegociar dívida a partir desta quarta

Ela pode ser feita pelos canais digitais do BB e da Caixa

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida após moto tombar na Rodovia Raposo Tavares em Canitar

As causas do acidente serão investigadas.

Vicinal em Paraguaçu Paulista tem Pare e Siga nesta terça

Controle do tráfego é necessário para garantir a segurança durante os trabalhos de melhorias

Homem é preso por tentativa de homicídio contra adolescente de 16 anos em Maracaí

Crime aconteceu no dia 02; investigado teve prisão temporária nesta segunda-feira.

ANUNCIE DIVULGUE