Domingo, 21 de Dezembro Paraguaçu Paulista 32ºC - 20ºC veja mais

Quinta-feira (9) é feriado em Paraguaçu Paulista

06/07/2020 - Em 9 de julho é celebrado o Dia de Nossa Senhora da Paz, padroeira da cidade.


Quinta-feira (9) é feriado em Paraguaçu Paulista

Apesar da antecipação do feriado estadual de 9 de julho, data da Revolução Constitucionalista de 1932, para o dia 25 de maio, em Paraguaçu Paulista a data é também um feriado municipal, e por isso, nesta quinta-feira (9), repartições públicas, comércio e bancos deverão estar fechados no município.

Em 9 de julho é celebrado o Dia de Nossa Senhora da Paz, padroeira de Paraguaçu Paulista, que dá nome à Igreja Matriz da cidade.

HISTÓRIA

As famílias que vieram oriundas de Alfenas, sul de Minas Gerais, precisamente no ano de 1885, eram todas muito religiosas, devotas de Nossa Senhora e trouxeram consigo uma imagem da santa. Elas acalentavam um sonho de construir um local apropriado para colocar a imagem de Nossa Senhora em um altar, onde as famílias pudessem rezar, todas reunidas diante da imagem da santa.

Para que seu desejo se concretizasse João Batista Vieira pediu ao irmão Domingos Paulino Vieira, a doação de um terreno para a construção da Igreja, que o atendeu prontamente, doando um quarteirão no centro do recém formado povoado, que recebeu o nome de Praça 9 de Julho.

Esse fato ocorreu por volta do ano de 1916, no século passado. Com o passar dos anos, o pequeno povoado, de nome “Paraguassú”, desenvolveu-se, transformando-se numa cidade, chegando a Município em 12.03.1925. A imagem de Nossa Senhora ficou numa pequena igreja de madeira, construída no terreno doado pelo pioneiro Paulino Vieira, local que mais tarde foi chamado de Praça 9 de Julho.

Em 1940 iniciou-se a construção da igreja de alvenaria – nossa imponente Matriz, feita com muito bom gosto pelos Agostinianos Recoletos que chegaram aqui no ano de 1944, tomando conta da Paróquia. A Igreja só foi terminada, definitivamente, na década de 60, quando era pároco frei José Cerdam. A imagem foi restaurada e colocada no altar da nova igreja que era o sonho das famílias daquela época e onde permanece até hoje.



MAIS NOTÍCIAS

Que tal curtir as festas sem se preocupar com os assados? A Pancakes traz essa facilidade para você!

Faça sua encomenda pelo telefone: (18)99634-8475 ou (18)2019-0670.

Cresol de Paraguaçu recebe Cantata Especial de Natal

Iniciativa foi promovida pela Clínica Equilibre em parceria com a Com Brinquedos.

Emoção e reflexão marcam o lançamento do livro Colposcópica em Paraguaçu Paulista

Obra foi escrita a quatro mãos pelos escritores Ângela Zanirato e Claudmar Gonçalves.

Polícia Civil esclarece falso registro de ocorrência de furto de veículo em Cândido Mota

Mulher de 43 anos deverá responder por falsa comunicação de crime.

Polícia Civil realiza ação de combate às drogas em Inúbia Paulista

Dois homens, de 20 e 35 anos, foram detidos e liberados após prestar depoimento.

Jovem de 20 anos é presa em flagrante por tráfico de drogas em Assis

Ação da Polícia Civil contou com apoio da Polícia Militar.

Venha garantir looks incríveis para as festas de final de ano na Calcevest Mega Loja

Atendimento especial neste sábado e domingo.

Ofertas especiais de Natal no Açougue do Hermes

Atendimento especial neste final de ano.

ANUNCIE DIVULGUE