Domingo, 21 de Dezembro Paraguaçu Paulista 32ºC - 20ºC veja mais

Porque as usinas não fecham na quarentena?

26/06/2020 - Integrantes do setor de agronegócio, as usinas são consideradas serviços essenciais


Porque as usinas não fecham na quarentena?

Desde que teve início a quarentena no estado de São Paulo, com paralisação das atividades comerciais, em Paraguaçu Paulista um dos principais questionamentos da população tem sido o funcionamento das usinas de cana-de-açúcar. Isso porque esse setor continuou em pleno funcionamento, apesar da paralisação temporária do comércio.

Ocorre que, segundo informações obtidas no Canal Rural, as usinas integram o setor do agronegócio e, por isso, se encaixam no quesito de serviços essenciais e que não podem parar suas atividades.

Embora, por uma questão política, apenas uma usina pertencente a família da prefeita de Paraguaçu Paulista seja alvo de incomodo pela população, a cidade é cercada por várias usinas, responsáveis pelo emprego de grande parte da população. Duas delas estão no próprio município. Já outras usinas, localizadas em municípios vizinhos, como Borá, Quatá e Maracaí, também empregam paraguaçuenses.

Portanto, por serem produtoras de matéria prima para açúcar e etanol, as usinas integram o grupo de serviços essenciais no estado.

CRISE

Segundo reportagem do programa “Nosso Campo”, o setor sucroenergético foi diretamente atingido pela pandemia do coronavírus. A demanda por etanol caiu pela metade, o que agravou a situação de quem já acumulava perdas de 40% no preço do biocombustível.

O diretor técnico da Única, Antônio de Pádua, avalia que o impacto foi maior para o etanol do que para o açúcar, que, segundo ele, continua nos mesmos níveis de venda do ano passado. Já o do etanol caiu entre 30% e 35%.

Grupos mais capitalizados têm fôlego para armazenar a produção de etanol e até mudar o "mix" da indústria. Uma estratégia é produzir mais açúcar até passar o momento mais agudo da crise.

O Brasil deve exportar de 28 a 30 milhões de toneladas de açúcar nesta safra, o equivalente a 50% da demanda global da commodity. Isso ocorre não só por causa do aumento da produção e da exportação. Outro motivo é que a safra da Tailândia, o segundo maior produtor mundial, sofre com uma seca que castiga o país.

As usinas da região sudeste do Brasil mudaram o "mix" de produção, mas ainda encontram limitação para atender à demanda. Sandro Henrique Cabrera, diretor administrativo de usina, conta que a pandemia coincidiu com o início da safra e não deu tempo para muitas indústrias se adaptarem.

 

Imagem Ilustrativa



MAIS NOTÍCIAS

Que tal curtir as festas sem se preocupar com os assados? A Pancakes traz essa facilidade para você!

Faça sua encomenda pelo telefone: (18)99634-8475 ou (18)2019-0670.

Cresol de Paraguaçu recebe Cantata Especial de Natal

Iniciativa foi promovida pela Clínica Equilibre em parceria com a Com Brinquedos.

Emoção e reflexão marcam o lançamento do livro Colposcópica em Paraguaçu Paulista

Obra foi escrita a quatro mãos pelos escritores Ângela Zanirato e Claudmar Gonçalves.

Polícia Civil esclarece falso registro de ocorrência de furto de veículo em Cândido Mota

Mulher de 43 anos deverá responder por falsa comunicação de crime.

Polícia Civil realiza ação de combate às drogas em Inúbia Paulista

Dois homens, de 20 e 35 anos, foram detidos e liberados após prestar depoimento.

Jovem de 20 anos é presa em flagrante por tráfico de drogas em Assis

Ação da Polícia Civil contou com apoio da Polícia Militar.

Venha garantir looks incríveis para as festas de final de ano na Calcevest Mega Loja

Atendimento especial neste sábado e domingo.

Ofertas especiais de Natal no Açougue do Hermes

Atendimento especial neste final de ano.

ANUNCIE DIVULGUE