Terça-Feira, 13 de Maio Paraguaçu Paulista 27ºC - 16ºC veja mais

Prefeitura de Paraguaçu fornece mudas para arborização urbana e para áreas verdes

05/06/2020 - Dia Mundial do Meio Ambiente será celebrado de maneira diferente em Paraguaçu Paulista.


Prefeitura de Paraguaçu fornece mudas para arborização urbana e para áreas verdes

Neste dia 5 de junho, sexta-feira, se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e, por conta das medidas de distanciamento social em prevenção à Covid-19, a data é celebrada de maneira diferente em Paraguaçu Paulista.

Como o objetivo do Dia Mundial do Meio Ambiente é conscientizar a população da importância de preservar os recursos naturais, o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Paraguaçu Paulista, está dando destaque neste ano para a distribuição de mudas, tanto para arborização urbana quanto para áreas verdes.

De acordo com a engenheira florestal do Departamento, Anny Mery Marcon Ruiz, devido às restrições por conta do enfrentamento à disseminação da Covid-19, não houve realização de atividades em comemoração Dia Mundial do Meio Ambiente, para evitar a aglomeração de pessoas. No entanto, o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente já tem realizado, no decorrer no ano, o incentivo quanto ao plantio de mudas nativas no município e à distribuição de mudas, tanto para arborização urbana quanto para áreas verdes.

“O crescimento das cidades traz grandes desafios e a necessidade de prestar serviços para um maior número de pessoas, incluindo água potável, ar e cidade limpa à população. Dessa maneira, é preciso planejamento para produzir um uso sustentável da cidade e para proporcionar qualidade de vida para os habitantes. Em se tratando de melhorar o ambiente do meio urbano, devemos ressaltar a arborização urbana como uma dos fatores para combater a poluição”, argumenta Anny Mery.

A engenheira florestal esclarece que a arborização urbana fornece, além de um belo aspecto paisagístico, também tem a função de garantir uma melhora na qualidade de vida dos habitantes, uma vez que garante sombra para pedestres e veículos. “A arborização causa uma redução do impacto da água da chuva, auxilia na diminuição da temperatura, mantendo a cidade mais fresca e agradável a todos, preserva a fauna, causa uma diminuição da poluição sonora e ainda é responsável por absorver a poluição atmosférica, o que acaba contribuindo para amenizar os efeitos do aquecimento global”, explica.

Para os interessados, as mudas para arborização urbana e para áreas verdes fornecidas pela Prefeitura de Paraguaçu Paulista estão disponíveis para retirada no Centro de Educação Ambiental e no viveiro da Faculdades Gammon, campus urbano.

Anny Mery orienta que as pessoas devem estar atentas à maneira correta de plantar a árvore na sua calçada e às espécies indicadas para o local, lembrando sempre se há presença de fiação elétrica ou não em sua calçada.

“Quando se planta uma espécie indicada para arborização urbana e de maneira correta, as árvores não causarão danos em sua calçada. Lembrando que a arborização urbana é de grande importância para nossa cidade, pois esta faz parte do nosso cotidiano”, esclarece.

Atualmente, em Paraguaçu Paulista é obrigatório, por lei municipal, uma árvore plantada em frente às residências. No entanto, é visível que nem todas as casas possuem uma árvore. Por isso, diz a engenheira florestal Anny Mery, “eu peço para todos vocês, vamos colaborar, vamos plantar, vamos deixar nossa cidade mais bonita, fresca e cheia de sombra”.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paraguaçu Paulista



MAIS NOTÍCIAS

Falada em cinco continentes, língua portuguesa ainda é pouco conhecida

Falta de intimidade com idioma foi primeiro preconceito, diz congolês

Imposto maior sobre os cigarros pode diminuir mortalidade infantil

Estudo publicado na revista The Lancet avaliou dados de 94 países

Supermercados defendem contrato de trabalho por hora

Para setor, jovens buscam flexibilidade

PF investiga fraudes em contas vinculadas à plataforma Gov.br

Grupo burlava sistemas de autenticação biométrica.

Incêndio destrói casa e carro em Ourinhos; vítima acusa ex-marido de atear fogo no imóvel

As chamas foram controladas pela equipe do Corpo de Bombeiros

Jovem de 23 anos assassinado com golpes de canivete é sepultado em Rancharia

Suspeito, de 28 anos, foi transferido ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caiuá (SP)

homem é preso por manter porcos, cachorros e coelhos em situação de maus-tratos

Ocorrência foi registrada em uma chácara da área rural de Bastos

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça

Quem indicar que não autorizou desconto poderá pedir reembolso

ANUNCIE DIVULGUE