Sexta-Feira, 12 de Junho Paraguaçu Paulista 21ºC - 16ºC veja mais

Paraguaçu Paulista é o único município com mais de 40 mil habitantes ainda imune a Covid-19

21/05/2020 - Cidade faz divisa com cidades com alto índice de disseminação do vírus, como Assis e Quatá


Paraguaçu Paulista é o único município com mais de 40 mil habitantes ainda imune a Covid-19

Últimos focos de resistência ao coronavírus no interior de São Paulo, cidades que ainda não tiveram casos da doença estão criando cordões de isolamento para retardar a chegada da covid-19. As medidas incluem a retomada de barreiras sanitárias, o monitoramento de casos suspeitos e a distribuição de máscaras. A covid-19 já registrou casos em 463 das 645 cidades paulistas – 72% do total. Até o último domingo, 17, havia 62.345 casos e 4.782 mortes. Conforme previsão do governo paulista, até o fim de maio, todas as cidades do Estado terão pelo menos um caso da doença.

Único município com mais de 40 mil habitantes que ainda não tem casos positivos de covid-19, Paraguaçu Paulista, passou a usar barreiras volantes na tentativa de se manter livre do vírus. A cidade, de 45.703 habitantes, monitora atualmente seis casos suspeitos, mas não há nenhum confirmado. De acordo com a prefeita Almira Garms (PSDB), devido aos bons resultados obtidos com o bloqueio nos acessos da cidade, agora as barreiras móveis atuarão em ruas internas da área urbana.

O controle é feito principalmente em pontos de maior aglomeração. "Os agentes fiscalizam o uso obrigatório de máscaras e estão autorizados a receber doações de material de limpeza e higiene que será distribuído à população mais vulnerável", disse. Segundo a prefeita, as barreiras foram adotadas para evitar que pessoas de outras regiões possam trazer o coronavírus para a cidade.

Paraguaçu Paulista faz divisa com cidades com alto índice de disseminação do vírus, como Assis - 42 casos e 5 óbitos, Quatá - 18 casos e duas mortes —, e Rancharia - cinco casos e um óbito. Forasteiros que justificavam a necessidade de adentrar a cidade e não têm sintomas são orientados sobre a necessidade de usar máscara. Quem não tem, ganha uma. "Em 15 dias, distribuímos mais de 700 máscaras", disse a prefeita.

 

Com informações do Terra



MAIS NOTÍCIAS

Enem 2026: prazo de inscrições termina hoje

Pagamento da taxa de R$ 85 deve ser feito até dia 17

InfoGripe: cresce número de hospitalizações por VSR e gripe

É essencial se vacinar contra o influenza para evitar casos graves

Diagnosticar cardiopatias congênitas cedo aumenta qualidade de vida

Cerca de 30 mil crianças nascem por ano no Brasil com esse problema

Homem é preso por ameça contra ex-namorada e após enviar foto de armas para Policia Civil em Borebi

Ele é investigado por ameaça, lesão corporal e perseguição contra a ex-companheira.

Motociclista morre ao burlar pedágio em Santa Cruz do Rio Pardo

Segundo a Artesp, o homem trafegava em alta velocidade, tentou desviar da cancela.

Campanha do Agasalho 2026: doações podem ser entregues na Assistência Social

A solidariedade aquece duas vezes: quem recebe o apoio e quem tem a oportunidade de fazer o bem.

Começa hoje a Copa do Mundo de 2026

Com 48 seleções participantes esta Copa será a mais inclusiva

Sobrevivente de queda de avião em Marília recebe alta do hospital

Pablo Portella Ilwoski estava internado no Hospital das Clínicas.

ANUNCIE DIVULGUE