Sábado, 05 de Julho Paraguaçu Paulista 23ºC - 9ºC veja mais

Luzes no céu intrigam moradores de Paraguaçu Paulista

12/05/2020 - Segundo informações, luzes tratam-se de satélites da SpaceX, empresa aeroespacial


Luzes no céu intrigam moradores de Paraguaçu Paulista

Nos últimos dias, algumas luzes cruzando o céu tem intrigado a população de Paraguaçu Paulista e aguçado a curiosidade de muita gente.

Teorias a respeito do ‘trenzinho de luzes’ chegaram a ser cogitadas e há quem acredita em uma possível conspiração. Mas a verdade é que o céu de Paraguaçu não está sendo visitado por OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) ou criaturas de outro planeta, como algumas pessoas pensaram.

Segundo informações, as luzes nada mais são do que a passagem de satélites Starlink, da SpaceX, empresa aeroespacial do bilionário Elon Musk que foi lançada recentemente. O projeto visa levar internet para todo o mundo até o final do ano.

Cenas assim são raras, já que a Starlink só pode ser vista a olho nu durante as três ou quatro semanas seguintes a um lançamento, enquanto os novos satélites estão bem juntos e em órbita relativamente baixa (a 290 km de altitude). Uma sétima frota de 60 minissatélites foi lançada pela SpaceX no dia 22 de abril, totalizando 422 deles orbitando a Terra.

A observação também depende de ser noite no momento da passagem e de o céu estar aberto. Como a poluição nas cidades diminuiu durante o isolamento para contenção da covid-19, observações astronômicas estão mais fáceis.

Se você não conseguiu ver ainda, não fique triste. Os satélites estão passando por cima do Brasil duas vezes diariamente, com boas chances de visibilidade. Nesta terça-feira (12), entre 18h e 18h30, olhe para o céu e poderá apreciar as luzes.  O que conseguimos ver daqui da Terra, em uma noite escura, é uma espécie de cordão de pérolas, como um trenzinho luminoso de estrelas se movimentando.

 

Com informações da Uol/ Imagem Ilustrativa



MAIS NOTÍCIAS

Associação Comercial inicia neste sábado o Liquida Paraguaçu 2025

Até o dia 12 de julho, comércio paraguaçuense contará com descontos imperdíveis.

Prefeitura de Lutécia exonera todos os diretores municipais após ação do Ministério Público

São pelo menos 20 pessoas, segundo informações da administração municipal.

Cresol Baser melhora classificação de risco de crédito pela Fitch Ratings

A central entrou para a classificação AA, que representa um nível de qualidade de crédito muito alto

Vereadores se reúnem na segunda-feira, 7 de julho, para mais uma Sessão Ordinária

Esta é a última Sessão Ordinária antes do recesso parlamentar, que ocorre entre 14 e 25 de julho.

Polícia encontra quase 100 porções de maconha em residência e morador é preso por tráfico em Assis

A droga, que totalizou 230 gramas, foi apreendida.

Conheça um pouco mais sobre a Via Certa Educação Profissional

A Via Certa oferece mais de 40 opções de cursos de qualificação profissional

Polícia prende homem e apreende grande quantidade de drogas em Cândido Mota

Os policiais encontraram 19 porções de maconha, 21 pedras de crack e 10 pinos de cocaína.

Número de áreas queimadas no país cai 65,8% no primeiro semestre

Total equivale a um terço da extensão afetada em igual período de 2024

ANUNCIE DIVULGUE