Quarta-Feira, 14 de Maio Paraguaçu Paulista 26ºC - 15ºC veja mais

Tem início uma nova etapa da campanha de vacinação contra a gripe

16/04/2020 - Caminhoneiros, indígenas, doentes crônicos e outros grupos podem receber a vacina da gripe


Tem início uma nova etapa da campanha de vacinação contra a gripe

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe de 2020 começa neste dia 16 de abril, quinta-feira. Se na primeira etapa, iniciada no dia 23 de março, só pessoas com mais de 60 anos e profissionais de saúde poderiam receber a vacina contra o vírus influenza, agora o público-alvo se estende para:

  • Caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo e portuários
  • Indígenas
  • Doentes crônicos
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento
  • População privada de liberdade, inclusive adolescentes
  • Funcionários do sistema prisional

A principal mudança ficou por conta da inclusão dos caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo e a dos povos indígenas. Os caminhoneiros foram incluídos, por exemplo, por causa do coronavírus, já que o transporte e a entrega de cargas são serviços essenciais durante a pandemia da Covid-19.

O mesmo se aplica aos motoristas e cobradores de transportes coletivo, além de trabalhadores portuários, que se juntam ao grupo prioritário da segunda fase da campanha. Os indígenas também foram priorizados agora pela vulnerabilidade para adoecimento e complicações por gripe dessa população. As informações são do Ministério da Saúde, em comunicado.

A vacina da gripe não evita o coronavírus. Na verdade, ao impedir o ataque do influenza, a injeção evita uma eventual infecção dupla de gripe e Covid-19, o que sobrecarregaria o sistema respiratório da pessoa.

A vacinação também ajuda a diferenciar entre gripe e a Covid-19. Ora, se o sujeito recebeu a dose, porém apresenta sintomas como tosse e falta de ar, provavelmente não é o vírus influenza que os está causando.

Campanha em Paraguaçu

Em Paraguaçu Paulista, o Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal orienta que as pessoas do grupo de risco procurem as Unidades de Saúde com documento pessoal e algum comprovante que confirme ser realmente desses grupos. 

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Departamento de Saúde, Gisele de Oliveira, informa que a pessoa pode apresentar crachá q comprove função e local de trabalho, relatório médico ou receita médica que comprove ser um paciente com doença crônica.

Além disso, Gisele esclarece que o município não tem recebido grande quantidade de vacina de uma única vez. “A população deve entender que a grade da vacina chega semanalmente no município, o produto é distribuído para as Unidades de Saúde, conforme vamos recebendo. As pessoas devem procurar a Unidade próxima da sua casa, porque vamos vacinando conforme o Ministério da Saúde for nos abastecendo, semanalmente”, informa.

Nesta segunda etapa da vacinação contra a gripe, será realizado o Dia de Mobilização Nacional, o já conhecido “Dia D", em um sábado, dia 9 de maio.

A partir desta data, será iniciada a terceira etapa da campanha de vacinação contra a gripe, quando serão vacinados crianças de 6 meses a 6 anos de idade, puérperas (mulheres com até 45 dias após parto), professores das escolas privadas e públicas, pessoas de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paraguaçu Paulista



MAIS NOTÍCIAS

Falada em cinco continentes, língua portuguesa ainda é pouco conhecida

Falta de intimidade com idioma foi primeiro preconceito, diz congolês

Imposto maior sobre os cigarros pode diminuir mortalidade infantil

Estudo publicado na revista The Lancet avaliou dados de 94 países

Supermercados defendem contrato de trabalho por hora

Para setor, jovens buscam flexibilidade

PF investiga fraudes em contas vinculadas à plataforma Gov.br

Grupo burlava sistemas de autenticação biométrica.

Incêndio destrói casa e carro em Ourinhos; vítima acusa ex-marido de atear fogo no imóvel

As chamas foram controladas pela equipe do Corpo de Bombeiros

Jovem de 23 anos assassinado com golpes de canivete é sepultado em Rancharia

Suspeito, de 28 anos, foi transferido ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caiuá (SP)

homem é preso por manter porcos, cachorros e coelhos em situação de maus-tratos

Ocorrência foi registrada em uma chácara da área rural de Bastos

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça

Quem indicar que não autorizou desconto poderá pedir reembolso

ANUNCIE DIVULGUE