Quarta-Feira, 14 de Maio Paraguaçu Paulista 27ºC - 15ºC veja mais

Nesta quarta-feira tem troca do óleo de cozinha usado

27/11/2019 - Nesta quarta-feira tem troca do óleo de cozinha usado


Nesta quarta-feira tem troca do óleo de cozinha usado

Há uma solução bem simples para descartar óleo de cozinha usado: coloque o óleo usado em uma garrafa pet e encaminhe para um ponto de coleta. Em Paraguaçu Paulista, nesta última quarta-feira do mês de novembro, dia 27, o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Paraguaçu Paulista realiza a troca de óleo de cozinha usado na Rua Axel Alexandre, nº 28 – Jardim Panambi (Antiga CEAGESP). O horário de atendimento à população vai das 7 às 11 horas e das 13 horas às 16h30.

Para participar, basta levar duas garrafas pet com dois litros de óleo de cozinha usado em cada garrafa, e trocar por uma garrafa de 900 ml de óleo novo. Os munícipes que participarem da troca de óleo de cozinha usado, concorrerão a uma sanduicheira elétrica e a uma batedeira de bolo.

Todo o dia, milhares de litros de óleo de cozinha são utilizados na preparação de alimentos em residências, escolas, hospitais, empresas, lanchonetes, restaurantes. Algumas pessoas ainda descartam o óleo utilizado de forma incorreta, não levando em conta a poluição provocada por esse produto.

O óleo de cozinha contém ácidos graxos insaturados que são insolúveis na água, pois o óleo ao entrar em contato com água, não dissolve e fica separado, por conta da diferença de densidade. Sendo assim ao ser descartado de forma inadequada o óleo pode poluir o ambiente e seus elementos, como o solo, água, atmosfera e áreas públicas, por exemplo.

No caso da poluição da água, a camada de óleo sobre a água impede a entrada de luz e de oxigênio. Assim, os peixes deixam de receber o oxigênio que necessitam para viver, e a diminuição da incidência de luz no habitat aquático, prejudica e altera todos os processos fotoquímicos importantes para a manutenção do seu ecossistema. Um exemplo disso é que o desenvolvimento do fitoplâncton, que é a base da cadeia alimentar aquática, fica bem prejudicado.

Quando o óleo de cozinha é descartado no lixo comum, acaba indo parar no solo, infiltrando-se, alcançando e poluindo o lençol freático, podendo ainda formar uma camada impermeável no solo, impedindo que a água da chuva possa ser absorvida pela terra, aumentando assim a o risco de enchentes.

O óleo de cozinha que vai parar na natureza acaba sendo decomposto pelas bactérias e um dos produtos dessa decomposição é o gás metano que, juntamente com o gás carbônico, contribui para o aquecimento do nosso planeta, causado pelo efeito estufa.

Se o óleo de cozinha for descartado direto no ralo da pia, escorrendo pela tubulação, acabará aderindo às paredes dela e retendo diversas partículas provenientes da lavagem da louça, por menores que sejam, e, assim, o óleo descartado acaba se transformando em gordura, obstruindo a passagem de água, entupindo encanamentos e causando alagamentos dentro das residências e também nas ruas, devido ao transbordamento decorrente do entupimento do esgoto.

A bióloga do Departamento de Meio Ambiente, Ana Flávia Lima, ressalta que devido a todos os prejuízos causados pelo descarte incorreto do óleo de cozinha, a solução é a reciclagem desse produto. “É só participar da troca de óleo de cozinha usado pelo novo que promovemos todos os meses”, enfatiza Ana Flávia.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva



MAIS NOTÍCIAS

Vereador quer saber quando os estudantes da rede municipal vão receber os uniformes de inverno

Ricardo Rio ressalta que já estamos em um período do ano onde a temperatura começa a baixar.

Pesquisa aponta Cresol como uma das melhores empresas para trabalhar no agronegócio

Cooperativa implementou a análise em 2019 e a cada ano vem se destacando no ranking

No mesmo dia, Antian nomeia e revoga nomeação de ex-vereador Gregório como Secretário da Agricultura

Rumores dão conta de que Marcelo Gregório seja nomeado Secretário de Meio Ambiente.

PF prende duas pessoas em operação contra crimes cibernéticos de violência sexual no interior de SP

Prisões e mandados de apreensão fazem parte da ‘Operação Proteção Integral II

Alça que conecta rodovias em Rancharia passa por interdição, nesta quinta-feira, para melhorias

Obras seguirão até sexta-feira (16), entre 7h e 18h

Procurando plano de saúde acessível e eficiente? A Associação Comercial disponibiliza a Oeste Saúde

A partir deste mês, a Oeste Saúde está com uma promoção imperdível.

Mega-Sena não tem ganhador; prêmio vai a R$ 60 milhões

Dezenas sorteadas foram 02 - 04 - 14 - 18 - 22 - 44

Justiça determina reintegração de posse da área de linha férrea ocupada por comerciantes em Marília

Prefeitura busca solução para realocar os comerciantes.

ANUNCIE DIVULGUE