Terça-Feira, 04 de Junho Paraguaçu Paulista 27ºC - 14ºC veja mais

Segunda fase da vacinação contra o sarampo vai até o dia 30 de novembro

19/11/2019 - As pessoas, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, são o alvo desta etapa.


Segunda fase da vacinação contra o sarampo vai até o dia 30 de novembro

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou nesta segunda-feira (18) em Paraguaçu Paulista, em todas as unidades de Saúde. As pessoas, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, são o alvo desta etapa. A campanha será realizada até 30 de novembro.

De acordo com o último boletim epidemiológico sobre sarampo do Ministério da Saúde, esta faixa etária é a que mais acumula número de casos da doença. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 casos em pessoas de 20 a 29 anos.

O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, disse que um dos motivos é que esse público não tomou a vacina em nenhuma fase da vida e, se tomou, não voltou para aplicar a 2ª dose, necessária para a proteção.

Para atingir essa faixa etária, o ministério adotou algumas estratégias. Uma delas é a realização da segunda fase da campanha de vacinação em locais de grande circulação dessas pessoas. A ação será realizada em conjunto pelos três níveis de governo: federal, estadual e municipal.

Em Paraguaçu Paulista, de acordo com a informação da coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Departamento de Saúde, Gisele de Oliveira, todos aqueles que ainda não receberam a dose da vacina contra o sarampo ainda podem ser imunizados. “Vamos vacinar todas faixas etárias não só os jovens, neste período que vai do dia 18 ao dia 30 de novembro”, destacou Gisele.

O Dia D Vacinação Contra o Sarampo será no dia 30 de novembro, um sábado. Em Paraguaçu Paulista, o atendimento à população será das 8 às 16 horas, nas seguintes Unidades de Saúde:

- UBS Popular

- ESF Barra Funda 2

- ESF VILA NOVA 3

- ESF Fercon

Casos de sarampo chegam a 10,6 mil no estado de São Paulo

Os casos de sarampo no estado de São Paulo chegaram a 10.620 neste ano, de acordo com balanço da Secretaria da Saúde estadual. O Centro de Vigilância Epidemiológica estadual realiza monitoramento contínuo da circulação do vírus, registrando 8.189 casos confirmados laboratorialmente e mais 2.431 casos confirmados com base no critério clínico-epidemiológico, ou seja, em sintomas e avaliação médica.

O estado continua aplicando vacina contra sarampo em bebês com idade entre 6 meses e 12 meses, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde. A faixa etária é considerada mais vulnerável a casos graves e óbitos e representa cerca de 15,4% do total de casos registrados em São Paulo.

Entre 18 e 30 de novembro ocorre a segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo, com foco em jovens de 20 a 29 anos. O grupo poderá receber a dose da tríplice ou da dupla viral (sarampo e rubéola), de acordo com a indicação do profissional de saúde.

A Secretaria da Saúde mantém a ressalva de que a vacina é contraindicada para bebês com menos de 6 meses. A recomendação para quem tem crianças nessa faixa etária é evitar exposição a aglomerações e manter higienização e ventilação adequadas nos ambientes onde o bebê permanece. A vacina também é contraindicada para pessoas imunodeprimidas e gestantes.

Uma cobertura tão baixa pode abrir as portas inclusive para a rubéola, outra enfermidade prevenível com as vacinas tríplice e tetravirais. Alguns casos isolados dessa infecção já surgiram na América Latina.

Por causa dos surtos, até bebês de 6 meses a 1 ano estão sendo orientados a tomar a vacina contra o sarampo se forem para locais com casos notificados. Além disso, muitos adultos acham que estão imunizados quando, na realidade, não cumpriram o calendário de vacinação direito.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura



MAIS NOTÍCIAS

Vereadores aprovam 12 requerimentos com questionamentos ao Prefeito Antian

Sessão Ordinária aconteceu na última segunda-feira, dia 3.

Câmara de Vereadores apoia resolução que veda a interrupção da gravidez acima de 22 semanas

Moção é de autoria do vereador Daniel Faustino.

Guarda Municipal realiza palestra em empresa de Paraguaçu encerrando a Campanha Maio Amarelo

Iniciativa tem como finalidade reduzir os números de acidentes de trânsito em todo o país.

Olimpíada de matemática: 18,5 milhões de alunos participam da 1ª fase

Provas são aplicadas nesta terça-feira (4)

Economia do país cresce 2,5% no primeiro trimestre, aponta IBGE

Comparação é com o mesmo período de 2023

Aroma do café pode ser instrumento para reduzir tabagismo

Pesquisadores brasileiros fazem estudo preliminar com 60 fumantes.

Briga de bar termina com dono do estabelecimento morto após ser baleado por cliente em Ibirarema

Homem, de 33 anos, foi preso em flagrante por homicídio.

Jovem é preso suspeito de aplicar golpe do chupa-cabra em agência da Caixa em Marília

Segundo o jovem, ele veio da capital para aplicar o golpe no interior.

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE