Quarta-Feira, 21 de Outubro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

Tempo seco intensifica risco de queimadas no interior paulista

20/07/2026 - Estado segue em situação de estresse hídrico.


Tempo seco intensifica risco de queimadas no interior paulista

A Defesa Civil do estado de São Paulo divulgou alerta para risco elevado de incêndios e queimadas nas regiões central, oeste e leste do estado. Segundo os dados divulgados, toda área a partir de Piracicaba está em alerta entre domingo (19) e quarta-feira (21), com a região norte, entre Barretos e Araçatuba, em situação de risco extremo no dia 21.

A região segue em situação de seca moderada ou leve desde fevereiro de 2024, segundo o Monitor das Secas, da Agência Nacional de Águas (ANA). Apesar da situação, o estado registra poucos focos de incêndio e queimadas, historicamente.

A pior situação ocorreu em 2024, quando a região norte paulista teve registro de queimadas extensas na região de lavouras de cana-de-açúcar. Na ocasião também esteve presente o fenômeno meteorológico El Niño, com menos intensidade do que é esperada para esse ano. No ano anterior foram registrados incêndios em parques estaduais e regiões de áreas de proteção ambiental (APAs), mas um plano robusto de prevenção e combate a incêndios florestais impediu impactos maiores nos últimos anos.

O abastecimento urbano também preocupa. Nos últimos dez anos as cidades do interior têm enfrentado dificuldades nos períodos mais secos, recorrendo a rodízios e a obras de captação alternativa. Municípios como Itu, Bauru, Campinas e Ribeirão Preto registraram longos períodos de estresse nos sistemas de saneamento.

A região metropolitana da capital também tem assistido meses seguidos de torneiras secas nas madrugadas, enquanto passou a captar água cada vez mais longe, na bacia do Rio Paraíba do Sul, desde janeiro deste ano.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Tribuna Livre: Cristiana Sayuri Hozyo falou sobre assédio moral no ambiente de trabalho

Cristiana é enfermeira e abordou o tema na Seamana de Conscientização Contra o Assédio Moral.

Câmara Municipal de Paraguaçu Paulista abre inscrições para Concurso Público 01/2026

Certame oferece oportunidades para quatro cargos, com salários que chegam a R$ 11 mil.

Cia Bambolina estreia novo espetáculo teatral por meio do Programa de Qualificação em Artes

“A Galinha Sumiu!” será apresentada no sábado, 24/10, às 19h30, no Ponto de Cultura Salão Cultural

Homem de 48 anos é preso após furtar botijão de gás de residência em Paraguaçu Paulista

Ele arrombou uma residência no Jardim Panambi e foi flagrado levando o produto furtado na bicicleta

Cândido Mota celebra 103 anos com três noites de shows gratuitos

Programação inclui apresentações de Mariana Fagundes, Colo de Deus, André e Felipe e DJ Renatinho.

Hipertensão atinge 28% de crianças e adolescentes, mostra estudo

Sociedade Brasileira de Cardiologia alerta para relação com obesidade.

Consultas por lesões pré-cancerígenas caem após vacina contra HPV

Vacinação impede surgimento de lesões que podem evoluir para câncer

Mulher é encontrada morta perto de portão em rua de Presidente Prudente

Idosa foi encontrada por um vizinho caída na calçada, a causa da morte será investigada.

ANUNCIE DIVULGUE