Quarta-Feira, 03 de Junho Paraguaçu Paulista 22ºC - 11ºC veja mais

Anvisa determina recolhimento de lote da água mineral Crystal sem gás

03/06/2026 - Laudo laboratorial feito pela empresa constatou presença de bactéria


Anvisa determina recolhimento de lote da água mineral Crystal sem gás

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quarta-feira (3) a Resolução 2.247/2026, na qual comunica o recolhimento voluntário do lote LZ1 VAL200127 3 P 200126 da Água Mineral Natural sem Gás da marca Crystal. 

O produto é fabricado pela Mineração Bom Jesus Ltda (CNPJ: 07.245.544/0001-62), localizada em Luziânia, em Goiás. A própria empresa determinou o recolhimento após laudo laboratorial constatar contaminação pela bactéria Pseudomonas.

O lote é composto por 374,4 mil garrafas de 500 ml e foi distribuído no Distrito Federal (230.443), em cidades vizinhas de Goiás (66.768), em Tocantins (1.439) e no interior de São Paulo (75.750). Ainda segundo a Mineração Bom Jesus, até o momento não há registro de reclamações de consumidores relacionadas a esse lote nos canais oficiais de atendimento.

Bactéria Pseudomonas
O recolhimento voluntário está sendo feito “após a emissão de laudo do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF), que identificou a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa em amostra do produto coletada durante ação de rotina da Diretoria de Vigilância Sanitária do DF (Divisa/DF) para análise de alimentos”.

Segundo a empresa, a contraprova, que gerou o Laudo de Análise Fiscal Definitivo, foi realizado conforme “previsão do Guia para Harmonização de Procedimentos no Âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, e o resultado confirmou a presença da bactéria na amostra analisada”. Diante do resultado, a Divisa/DF determinou a interdição do local e comunicou o caso à Anvisa.

Orientação ao consumidor
A Anvisa orienta os consumidores que verifiquem sem têm em casa unidades do lote LZ1 VAL 200127, fabricado em 20/1/2026 e com validade até 20/01/2027. “Caso tenham o produto em casa, não devem consumi-lo e precisam aguardar as orientações públicas da empresa sobre devolução e reembolso”.

“De acordo com as informações apresentadas pela empresa à Anvisa, o recolhimento do produto foi iniciado imediatamente em distribuidoras, e cerca de 99,2% das unidades do lote já não estariam mais disponíveis nas prateleiras para compra pelo consumidor”.

A Anvisa comunicou ainda que a Mineração Bom Jesus protocolou documentos junto à Agência no qual demonstra a abertura de “investigação interna abrangente para avaliar a ocorrência e suas possíveis causas. Representantes da empresa se reuniram com a Agência, prestaram esclarecimentos e vêm cooperando com as autoridades sanitárias, adotando providências de forma diligente”.

“A investigação sobre o caso segue em andamento, com acompanhamento da Anvisa e das vigilâncias sanitárias envolvidas. Até o momento, as informações disponíveis, incluindo o laudo fiscal e as evidências apresentadas, indicam ocorrência restrita ao lote informado”, acrescentou.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Hospital Regional de Assis alerta para impacto da baixa nos estoques de sangue no atendimento

Falta de doadores pode comprometer cirurgias, urgências e tratamentos que dependem de transfusão

Cinco pessoas são presas por venda ilegal de canetas emagrecedoras e medicamentos em Promissão

Suspeitos comercializavam os produtos contrabandeados do Paraguai pela internet.

Venda de veículos novos no país sobe 15% até maio

Em 5 meses, foram comercializadas mais de 2,2 milhões de unidades

Brasil registrou 150 mil agressões contra população de rua em 10 anos

Pesquisa levantou dados de 2014 a 2023, mas alerta para subnotificação

Um em cada quatro brasileiros não sabe que o câncer pode ser prevenido

Mais da metade da população não sabe que sedentarismo é fator de risco

Polícia Civil deflagra Operação Fogo Amigo e prende homem por tentativa de homicídio em Assis

O crime teve como vítimas dois homens que foram atingidos por disparos de arma de fogo.

1ª AFC Cup foi sucesso absoluto na Associação dos Funcionários da Cocal

A competição aconteceu no sábado e no domingo, dias 30 e 31, com disputas em várias modalidades.

Paraguaçuenses se destacam em competição em SP e garantem vaga no Campeonato Brasileiro de Taekwondo

Equipe APTKD garantiu bons resultados no Grand Slam Paulista.

ANUNCIE DIVULGUE