Frente fria e massa de ar polar levam ventos de 70 km/h e frio abaixo de 10°C na região
08/05/2026 - Defesa Civil de SP emite alerta para mudança brusca no tempo neste fim de semana.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para uma virada radical no tempo que deve atingir o interior paulista, incluindo centro-oeste, oeste e noroeste paulista, além das regiões de Itapetininga (SP) e Sorocaba (SP) entre esta sexta-feira (8) e o próximo domingo (10). (Veja abaixo os cuidados).
Na região de Presidente Prudente (SP), o cenário começa com ventos fortes que podem chegar a 70 km/h, seguidos de chuva e uma queda acentuada na temperatura, que deve registrar mínimas abaixo dos 10°C no início da próxima semana.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a mudança é provocada pela passagem de uma frente fria, acompanhada por uma forte massa de ar polar.
Nesta sexta-feira (8), antes mesmo da chuva chegar, a região de Presidente Prudente, Araçatuba (SP) e Bauru (SP) devem registrar rajadas de vento entre 50 km/h e 70 km/h.
O alerta é ainda maior para as áreas de divisa com o Paraná, como as regiões de Marília (SP) e Itapeva (SP), onde os ventos podem atingir 85 km/h.
No sábado (9), a frente fria avança e provoca chuvas mais intensas no Oeste Paulista e em Marília. Já no domingo (10), Dia das Mães, a instabilidade se espalha por todo o estado, com previsão de temporais isolados, raios e rajadas de vento de até 50 km/h.

Os maiores acumulados de chuva (até 30 mm) são esperados para Sorocaba. A partir da noite de domingo, o frio ganha força. A massa de ar polar derrubará as temperaturas rapidamente.
Entre segunda (11) e quarta-feira (13), as regiões de Presidente Prudente, Marília e Itapeva devem registrar as menores temperaturas do estado, com termômetros abaixo dos 10°C. Na capital paulista, a mínima prevista é de 12°C.
Recomendações de segurança
A Defesa Civil orienta a população a adotar medidas de precaução devido ao risco de quedas de árvores e destelhamentos:
- Evite ficar embaixo de árvores ou estacionar veículos próximos a postes e estruturas metálicas durante o vento forte;
- Mantenha janelas e portas bem fechadas;
- Com o frio intenso, redobre o cuidado com crianças, idosos e animais de estimação;
Em caso de emergência, é possível entrar em contato com a Defesa Civil (199), o Corpo de Bombeiros (193) ou Polícia Militar (190).
Fonte: G1
28ºC - 17ºC


17ºC - 13ºC