Quarta-Feira, 24 de Junho Paraguaçu Paulista 16ºC - 11ºC veja mais

O digital é o novo 'Boca a Boca': o poder das mídias sociais para o pequeno empreendedor

22/04/2026 - Confira o artigo do jornalista William Asaph Yanraphel.


O digital é o novo 'Boca a Boca': o poder das mídias sociais para o pequeno empreendedor

Nos últimos dois anos, a fronteira entre o mundo físico e o digital desapareceu para o consumidor brasileiro. Se antes as mídias sociais eram vistas como um "extra", hoje elas são a infraestrutura base da nossa economia. Dados de 2026 mostram que o investimento em buscas online e mídias sociais já representa cerca de 54% de todo o gasto publicitário global, superando meios tradicionais. No Brasil, esse fenômeno é ainda mais intenso: somos um dos maiores laboratórios de social media do mundo, com um público que passa quase 29% do seu tempo acordado consumindo mídia online.

A vitrine que não fecha

Para o pequeno empresário, a rede social não é apenas uma ferramenta de marketing; é uma extensão da sua loja, escritório ou consultório. O chamado Social Commerce — a união de conteúdo, relacionamento e compra imediata — transformou plataformas como Instagram e TikTok em verdadeiras vitrines de venda. Estimativas para 2026 indicam que empreender na internet é a meta de 77% dos brasileiros, refletindo uma mudança cultural onde a confiança é construída através da tela.

A grande vantagem para o pequeno negócio é a democratização. Com estratégia e autenticidade, uma pequena loja de bairro pode ter o mesmo alcance de uma grande rede, desde que saiba conversar com seu público de forma humana e direta.

Passo a Passo: como implementar com simplicidade

Muitos empreendedores travam por achar que o digital exige produções cinematográficas. Na realidade, a tendência para 2026 é a agilidade e a autenticidade. Confira como começar de forma acessível:

  1. Escolha suas Batalhas (Foco): Não tente estar em todas as redes. Identifique onde seu cliente está e faça bem feito em apenas uma ou duas plataformas.
  2. O WhatsApp como Fechamento: No Brasil, o WhatsApp não é só um app de mensagens, é uma ferramenta de vendas. Integrar seus posts ao fluxo do "Zap" reduz a fricção e facilita a conversão imediata.
  3. Conteúdo que Ajuda: Em vez de apenas postar "compre de mim", ofereça dicas. Se você vende roupas, dê dicas de combinações. Se é um prestador de serviço, explique como resolver problemas simples do cotidiano.
  4. A Regra da Consistência: É melhor postar três vezes por semana com qualidade do que dez vezes em um dia e sumir por um mês. Use ferramentas de agendamento gratuitas para ganhar tempo.
  5. Use a IA a seu favor: Ferramentas de Inteligência Artificial agora ajudam a criar legendas, organizar calendários de postagem e até atender clientes básicos, economizando energia do empresário.

Conclusão

O sucesso nas mídias sociais para o pequeno negócio não depende de grandes orçamentos, mas de relacionamento. Como o Sebrae frequentemente reforça, o marketing digital deve servir para tornar o negócio visível e construir confiança antes da venda. Em 2026, quem não é visto no digital, corre o risco de se tornar invisível no mundo real.

 

*William Asaph Yanraphel é jornalista formado pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), pós-graduado com MBA em Gestão Estratégica Empresarial pela Universidade de Marília (Unimar) e pós-graduando em Gestão e Docência no Ensino Superior pela Unoeste. Com mais de 10 anos de experiência na intersecção entre o setor comercial e a comunicação organizacional, possui sólida trajetória em assessoria de imprensa e marketing. No telejornalismo, atua como repórter, editor de texto e apresentador.

 



MAIS NOTÍCIAS

Entrevias alerta: dirigir sob neblina exige cuidados e distância de segurança maior entre veículos

Motoristas devem ficar atentos, principalmente em dias mais frios;

Obras em viaduto da Raposo Tavares alteram trânsito em Assis

Interdição total de alças e da passagem superior, nesta quarta e quinta, exige atenção de motoristas

Educação e sustentabilidade: ANEEL abre inscrições para Olimpíada de Eficiência Energética

Ação apoiada pela Energisa Sul-Sudeste incentiva a participação de alunos

Anvisa libera produtos da Ypê produzidos a partir de janeiro de 2026

Resoluções atualizam a suspensão determinada em abril

Consulta ao segundo lote de restituição do IRPF 2026 inicia hoje

Pagamentos serão realizados no dia 30 de junho

Policial perde o controle de viatura e bate contra defensa metálica na SP-270 em Salto Grande

Quatro pessoas estavam no veículo, apesar do susto ninguém se feriu.

Incêndio destrói depósito de ovos de granja em Marília

Incêndio, que pode ter sido provocado por uma falha elétrica.

Homem morre baleado pela PM após manter companheira refém em Marília

Caso aconteceu na tarde desta segunda-feira. Mulher foi resgatada sem ferimentos.

ANUNCIE DIVULGUE