Quinta-Feira, 11 de Junho Paraguaçu Paulista 23ºC - 15ºC veja mais

Lei define guarda compartilhada de pets; veja detalhes

17/04/2026 - Quando não houver acordo, juiz decidirá futuro do animal


Lei define guarda compartilhada de pets; veja detalhes

Decidir o futuro do animal de estimação quando o casamento ou a união chega ao fim é um momento de angústia.

Esse desgaste pode ser abrandado a partir desta sexta-feira (17), com a publicação da lei que institui a guarda compartilhada de pets. 

A norma estabelece regras, inclusive, caso não haja acordo. Situações em que o juiz determinará o compartilhamento da custódia e das despesas do animal de forma equilibrada entre as partes.

Para isso, o animal deve ser "de propriedade comum", ou seja, ter passado a maior parte de sua vida de forma conjunta, com o casal.

Manutenção
Os gastos com alimentação e higiene serão de responsabilidade de quem tiver o animal em sua companhia. 

As demais despesas, como consultas veterinárias, internações e medicamentos, serão divididas igualmente entre as partes.

Indenização
A parte que renunciar ao compartilhamento da custódia perderá a posse e a propriedade do animal de estimação em favor da outra, sem direito a indenização.

Não cabe reparação econômica também em casos de perda definitiva da custódia causada por descumprimento imotivado do acordo.

Em caso de decisão judicial, não será deferida a custódia compartilhada do animal se o juiz identificar:

histórico ou risco de violência doméstica e familiar;
ocorrência de maus-tratos contra o animal.
Nessas situações, o agressor perderá a posse e a propriedade do animal para a outra parte, sem direito a indenização.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Boletim da Dengue aponta um novo caso positivo da doença em 2026 em Paraguaçu Paulista

São 47 casos registrados desde o início do ano.

Associação de Combate ao câncer e Educação Premiam Vencedores do Concurso Prevenção é Vida

5ª edição do concurso teve foco central no Dia Mundial de Combate ao Tabaco (31 de maio).

DISE de Presidente Prudente desmantela 'Casa Bomba' e apreende 120 kg de maconha

Casa Bomba é um imóvel desabitado destinado exclusivamente ao depósito de entorpecentes.

Associação dos Funcionários da Cocal terá transmissão dos jogos do Brasil na Copa do Mundo

A Associação dos Funcionários da Cocal fica na Avenida Brasil, nº 1813, na Vila Athaíde.

Motorista desrespeita o pare e provoca capotamento em Assis

Acidente ocorreu na manhã desta terça-feira; Testemunhas relataram que veículo não respeitou o pare.

Motociclista fica ferida após bater contra carro em Tupã

Acidente aconteceu na noite de terça-feira,9. Vítima de 21 anos foi encaminhada para a Santa Casa.

Polícia Federal cumpre mandados contra notas falsas na região

Operação Hermes teve início após a prisão em flagrante de um suspeito.

Polícia Civil e Vigilância Sanitária interditam empresa de cosméticos em Assis

No interior do imóvel foram localizados insumos, embalagens e produtos prontos para comercialização.

ANUNCIE DIVULGUE