Homem é multado após matar pato-do-mato com tiros de espingarda de pressão em Salto Grande
16/04/2026 - Suspeito confessou que abateu a ave silvestre na represa do Rio Paranapanema para consumo.
Um homem foi multado após matar um pato às margens da represa do Rio Paranapanema, na tarde de quarta-feira (15), em Salto Grande (SP).
De acordo com a Polícia Militar Ambiental, a ave foi identificada como um pato-do-mato, espécie da fauna silvestre nativa e protegida por lei.
O homem confessou que efetuou disparos com uma espingarda de pressão com a finalidade de consumo.
Ele recebeu uma multa de R$ 500 por matar o animal silvestre sem autorização e o armamento utilizado foi apreendido.

Protegido por lei
A espécie de pato é nativa e protegida por lei, de acordo com informações da Polícia Ambiental.
Segundo dados disponíveis na página do Zoológico de Brasília, o pato-do-mato possui aproximadamente entre 85 cm e 120 cm de envergadura. O macho chega a ter, em média, 2.2 kg e a fêmea costuma pesar pouco mais da metade disso.
As fêmeas também não possuem topete frontal, penacho na nuca e quase não possuem carúnculas (espécie de verrugas) na base do bico, ao contrário do macho. Em ambos os sexos, o bico possui uma faixa esbranquiçada.

Fonte: G1
29ºC - 17ºC


31ºC - 21ºC