Quarta-Feira, 04 de Novembro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

SUS qualifica profissionais para ampliar oferta de implantes hormonais

07/04/2026 - Previsão é qualificar 11 mil médicos e enfermeiros


SUS qualifica profissionais para ampliar oferta de implantes hormonais

O Ministério da Saúde iniciou a segunda fase de oficinas de qualificação para a inserção do implante contraceptivo de etonogestrel sob a pele, conhecido como Implanon, no Sistema Único de Saúde (SUS).

A previsão da pasta é qualificar mais 11 mil profissionais, entre médicos e enfermeiros, para ampliar a oferta do método na rede pública. Serão, ao todo, 32 treinamentos, com foco em municípios com menos de 50 mil habitantes.

Em nota, o ministério informou que as oficinas são presenciais e combinam teoria e prática com o uso de simuladores anatômicos. A carga horária foi ampliada para 12 horas no caso de enfermeiros e para seis horas para médicos.

Os encontros também incluem espaços de diálogo com gestores estaduais e municipais para apoiar a implementação do método do contraceptivo nos territórios.

No comunicado, a pasta destacou que as oficinas buscam qualificar os profissionais para inserção, retirada e manejo de possíveis intercorrências.

“E reforçar a conduta nas consultas em saúde sexual e reprodutiva com uma abordagem abrangente, que inclui direitos sexuais e reprodutivos, dignidade menstrual, enfrentamento ao racismo, abordagem às violências na atenção primária à saúde e todos os demais métodos contraceptivos ofertados no SUS.”

Números
Em 2025, o ministério distribuiu 500 mil unidades aos estados, priorizando municípios com mais de 50 mil habitantes e critérios de vulnerabilidade social.

Para 2026, está prevista a entrega de mais 1,3 milhão de implantes subdérmicos, sendo que 290 mil já foram entregues.

Na rede privada, o método pode custar até R$ 4 mil.

Entenda
Segundo a pasta, o implante subdérmico é um método considerado vantajoso para prevenir a gravidez não planejada em razão de sua longa duração e alta eficácia, pois pode atuar no organismo por até três anos. 

Após esse período, o implante deve ser retirado e, se houver interesse, um novo implante pode ser inserido imediatamente. “A fertilidade retorna rapidamente após a remoção”, destacou o ministério.

“O Implanon se soma aos métodos contraceptivos já disponíveis gratuitamente no SUS, como preservativos externos e internos, DIU de cobre, anticoncepcionais orais combinados e de progestagênio, pílulas de emergência, laqueadura tubária bilateral e vasectomia, entre outros. O Ministério da Saúde reforça que apenas os preservativos oferecem proteção contra infecções sexualmente transmissíveis.”



MAIS NOTÍCIAS

Músico paraguaçuense participa de mega encontro da música brasileira em Lima, no Peru

Tiago Abreu foi convidado a integrar o concerto pelo Centro Cultural da Universidad Peruana

Shake Point Paraguaçu traz inovação em bem-estar e suplementação Herbalife para Paraguaçu Paulista

Novo espaço Herbalife, no centro da cidade, é focado em nutrição equilibrada.

Escritor paraguaçuense lança livros em prol a Associação de Combate ao Câncer

Florisvaldo Francisco da Silva vai lançar cinco obras, com a renda revertida para a entidade.

Começam a valer novas regras de atendimento ao consumidor

Novo decreto do SAC exige contato direto por telefone e outros canais.

João Vitor Martins conquista mais uma fivela de Três Tambores para Paraguaçu Paulista na ExpoTaciba

Montando o cavalo Trakinas, João garantiu 3º lugar na categoria mirim e 2º lugar na categoria jovem.

Homem morre após ser baleado nas proximidades de bar em Assis

Vitíma identificada como Lucas Valério da Silva, de 32 anos foi morto na noite de segunda-feira.

Prefeitura de Paraguaçu mobiliza equipes nesta terça para atender ocorrências após temporal

Alagamentos, quedas de árvores, enxurradas e danos em estradas rurais.

Motorista perde o controle da direção e capota na SP-255 em Pederneiras

Vítima teve ferimentos leves.

ANUNCIE DIVULGUE