Terça-Feira, 31 de Março Paraguaçu Paulista 28ºC - 19ºC veja mais

Governo federal endurece regras de acesso ao aplicativo SouGov.br

31/03/2026 - Acesso de menores e pessoas representadas deve ser autorizado


Governo federal endurece regras de acesso ao aplicativo SouGov.br

O governo federal está endurecendo as regras de acesso ao aplicativo SouGov.br. A partir deste mês, crianças, adolescentes e pessoas legalmente incapazes só podem utilizar a plataforma mediante autorização formal de um responsável.

A medida corrige uma falha de segurança e divide os usuários em dois perfis: o representante legal e o representado. Agora, pais, tutores ou curadores precisam estar vinculados ao sistema para liberar o uso aos dependentes, garantindo o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e do ECA Digital.

Na prática, o responsável deve acessar sua conta Prata ou Ouro do Gov.br e aceitar os termos de uso. Somente após essa autorização é que o dependente terá o acesso liberado. Se houver tentativa de entrada antes da autorização, o sistema bloqueia a navegação automaticamente.

Existem diferenças nas permissões: enquanto o representante pode consultar e editar informações, o representado tem autorização apenas para leitura de dados. Além disso, funções sensíveis, como a contratação de empréstimos consignados e a Prova de Vida digital ficam suspensas para esses perfis.

Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação, a iniciativa traz mais rastreabilidade e evita o uso indevido da plataforma, que atende servidores ativos, aposentados e pensionistas do Executivo Federal.

Vale lembrar que o responsável pode revogar a permissão a qualquer momento, suspendendo o acesso do dependente de forma imediata. Para o funcionamento pleno, ambos devem ter conta nível Prata ou Ouro no portal do governo.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Morador reclama de descaso e falta de iluminação na pista de caminhada na Barra Funda

Segundo o morador, há mais de oito meses a Prefeitura não faz a manutenção das lâmpadas do local.

Medicamentos podem ter reajuste de até 3,81% a partir desta terça

Anvisa destaca que os aumentos não são automáticos

Semana mais curta: confira os cuidados para aproveitar o feriado prolongado com segurança

Os riscos de acidentes elétricos estão presentes em atitudes simples.

Entrevias estima fluxo de 590 mil veículos na região durante o feriado de Páscoa

Tráfego deve aumentar em 13%; Monitoramento será intensificado.

Homem é esfaqueado, tem orelha decepada e é roubado dentro de casa em Bauru; casal é suspeito

A vítima sofreu dezenas de golpes de faca e permanece internada

Queda expressiva nos casos de dengue é registrada em Paraguaçu Paulista em relação ao ano anterior

O comparativo revela uma queda de aproximadamente 64,5% no número de notificações.

Saiba quem deve declarar Imposto de Renda em 2026

Série Tira-Dúvidas do IR informa onde baixar o aplicativo da Receita

Radialista de Avaré é preso após sete meses foragido por porte ilegal de arma

Elias Matogrosso foi condenado em agosto de 2025 e não havia sido encontrado até então.

ANUNCIE DIVULGUE