Quinta-Feira, 19 de Março Paraguaçu Paulista 31ºC - 20ºC veja mais

Equipe do Instituto Equilibre relata experiência em congresso de equoterapia na Colômbia

19/03/2026 - Priscila Reis e Marcelo Vergílio representam o Brasil no Cisae 2026


Equipe do Instituto Equilibre relata experiência em congresso de equoterapia na Colômbia

A fonoaudióloga Priscila Reis e o educador físico Marcelo Vergílio, do Instituto Equilibre de Paraguaçu Paulista, retornaram do IV Congresso Internacional de Serviços Assistidos com Equinos (Cisae 2026), em Bogotá, com um panorama renovado sobre a ciência aplicada à equoterapia. Durante o evento, realizado entre 11 e 13 de março, a equipe brasileira integrou um grupo de profissionais de 14 países para debater técnicas que promovem benefícios físicos e emocionais. Para Priscila, a imersão na capital colombiana permitiu não apenas a atualização técnica, mas uma compreensão profunda das diferentes configurações do estudo da intervenção com cavalos ao redor do mundo.

“A experiência de passar uma semana em Bogotá foi incrível e única. Ter a possibilidade de nos reunirmos com representantes de 14 países acrescenta demais, não só do ponto de vista prático, mas para entendermos as raízes da nossa profissão”, afirmou a fonoaudióloga. Priscila ressaltou que o encontro de expertises internacionais gera um ambiente fértil para a evolução dos serviços prestados no Brasil. “Cada país se configura e estuda de uma forma diferente; a ciência vem para complementar esse intercâmbio. Estar ali dividindo o trabalho traz inúmeras reflexões e novas possibilidades de intervenção”, pontuou.

A participação da equipe, que reuniu especialistas em fonoaudiologia e psicomotricidade, focou na busca por evidências científicas que consolidam a eficácia das atividades assistidas por equinos em todas as idades. Ao avaliar os resultados da conferência, Priscila enfatiza o valor cultural e técnico da jornada.

“Volto com o coração cheio de gratidão por conhecer a cultura e a origem da intervenção a cavalo em países tão diferentes do nosso. Foi simplesmente incrível conhecer essas novas formas de cuidar e aplicar esse conhecimento em nossa realidade”, concluiu.

 

Divulgação



MAIS NOTÍCIAS

Novidade na Clean-Lav: agora eles buscam, lavam e entregam sua roupa lavada no conforto do seu lar

Por apenas R$35,90 você pode ter roupas limpas sem precisar sair de casa.

Mortes por câncer colorretal devem aumentar quase 3 vezes até 2030

Estudo estima que a doença deve causar 127 mil mortes em 5 anos

Câmeras de segurança flagram mulher furtando churrasqueira em Assis

Três pessoas foram presas em flagrante pelos crimes de furto e receptação.

Rolagem infinita será proibida ao público infantil nas redes

ANPD vai regular práticas manipulativas no ambiente digital

Governo cria centro ligado à PF para proteção de criança e adolescente

Centro vai investigar crimes digitais envolvendo público infantil

Ministério Público fará campanha contra assédio eleitoral neste ano

Eventual prática de patrões de indicar candidatos deve ser denunciada

Energisa abre vaga para aprendiz em Assis

As inscrições precisam ser feitas até sexta-feira (20), no Portal de Carreiras da Energisa.

Homem morre após sofrer descarga elétrica durante trabalho em Bastos

Um segundo homem que o acompanhava ficou ferido.

ANUNCIE DIVULGUE