Polícia desarticula associação criminosa armada especializada em roubos a residências na região
26/02/2026 - Ação policial visa desarticular grupo criminoso responsável por roubos a residências de alto padrão
A Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCSP), por intermédio da Delegacia de Polícia de Tupi Paulista, com apoio operacional da Delegacia Seccional de Polícia de Dracena, do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – DEINTER 8 / Presidente Prudente e do Departamento de Operações Policiais Estratégicas – DOPE / Divisão de Operações Especiais – DOE, deflagrou na manhã desta quinta-feira (26) a “Operação Domus”.
A ofensiva tem por objetivo desarticular associação criminosa armada responsável por roubos a residências de alto padrão, tendo como uma das vítimas um ex-vice-prefeito do município de Tupi Paulista, em fato ocorrido em 13/11/2025.
A operação mobilizou 49 policiais civis e 14 viaturas do padrão tático-operacional, que cumpriram simultaneamente sete mandados de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão. As diligências foram realizadas nas cidades de São Paulo, Embu das Artes e Taboão da Serra, abrangendo locais estratégicos utilizados pelos investigados como bases operacionais e logísticas.
A investigação é resultado de minucioso trabalho de inteligência desenvolvido no curso do Inquérito Policial instaurado pela Delegacia de Polícia de Tupi Paulista, que apura os crimes de roubo com uso de arma de fogo (art. 157, § 2º-A, inciso I, do Código Penal) e associação criminosa armada (art. 288, § 1º, do Código Penal).
Segundo apurado, o grupo atuava de forma coordenada, utilizando armamento para intimidar as vítimas e subtrair bens de elevado valor, como joias, relógios de luxo e quantias significativas em dinheiro.
A ação policial teve como finalidade o cumprimento das ordens judiciais, a apreensão de objetos e dispositivos que possam comprovar a articulação criminosa, bem como a recuperação dos bens subtraídos. Um dos focos da operação é o sequestro de uma motocicleta que, conforme as investigações, teria sido adquirida por um dos integrantes com recursos provenientes do roubo. A moto foi apreendida.

Foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária, sendo três em desfavor de homens com idades de 18, 27 e 31 anos, e um em desfavor de uma mulher de 32 anos.
A “Operação Domus”- termo que significa “casa”, em latim - reafirma o compromisso da Polícia Civil na proteção da integridade física e do patrimônio da população, especialmente diante de grupos especializados que se deslocam para o interior do Estado com o propósito de praticar crimes patrimoniais. A desarticulação deste núcleo armado representa significativo impacto na estrutura financeira e operacional da organização criminosa.
O material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Tupi Paulista. Os detidos, após audiência de custódia, permanecerão à disposição da Justiça pelo prazo da prisão temporária, inicialmente fixado em 30 dias, período necessário à conclusão das diligências investigativas, podendo ser posteriormente representada a conversão em prisão preventiva, se presentes os requisitos legais.
Fonte: Deinter-8
28ºC - 23ºC

