Sexta-Feira, 06 de Fevereiro Paraguaçu Paulista 32ºC - 20ºC veja mais

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

06/02/2026 - Parceria visa garantir resolução que proíbe comercialização dos vapes


Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram acordo com o objetivo de intensificar ações de fiscalização e fortalecer o enfrentamento ao comércio ilegal de dispositivos eletrônicos para fumar, popularmente conhecidos como cigarros eletrônicos ou vapes.

Em nota, a Anvisa informou que o acordo visa garantir o cumprimento da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 855/2024, que proíbe a fabricação, a importação, a comercialização, a distribuição, o armazenamento, o transporte e a propaganda de cigarros eletrônicos em território nacional.

“A ideia é unir a expertise técnica da Anvisa ao poder de atuação jurídica do MPF”, destacou a agência no comunicado.

O acordo terá vigência inicial de cinco anos, com reuniões periódicas entre as equipes responsáveis. Não há previsão de transferência de recursos entre as partes.

Entenda
Entre as medidas previstas no acordo está o compartilhamento sistemático de informações técnicas e de dados sobre fiscalizações realizadas em ambientes físicos e virtuais.

Caberá à Anvisa fornecer subsídios técnicos e informações sobre as ações do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, enquanto o MPF fará a apuração das infrações identificadas e a articulação com outros órgãos de controle.

A parceria prevê ainda o desenvolvimento de ações de comunicação e sensibilização sobre riscos associados ao uso de cigarros eletrônicos como parte de estratégias de proteção à saúde pública.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Operação contra tráfico de drogas apreende pés de maconha e haxixe em Salto Grande

Ação da Policia resultou na prisão em flagrante de um homem

Homem é assassinado a facadas em Ourinhos; polícia prende dois e apreende menor

Testemunhas relataram que três pessoas teriam participado do crime

Associação de Basquete Paraguaçu - desde 2017 dando vida ao basquete

São mais de 300 alunos e uma gama de professores qualificados

Técnico de enfermagem morre após acidente entre carro e caminhão na Rodovia Raposo em Maracai

Fernando Henrique Negrão da Cruz, de 30 anos, integrava as equipes do SAMU

Mulher dada como morta por engano após atropelamento recebe alta e deixa hospital em Bauru

Depois de 19 dias internada, Fernanda Cristina Policarpo, de 29 anos, deixou o Hospital de Base.

Polícia Civil recupera notebook furtado em residência no município de Assis

Objeto, avaliado em R$ 4 mil, foi localizado, apreendido e restituído à vítima

'Esse prefeito não tem coração', afirma vereador após suspensão de benefícios a agentes de saúde

Amauri Mecânico usou a tribuna e fez duras críticas à administração Antian.

Prefeitura inicia revitalização da prainha do balneário de Paraguaçu Paulista

Segundo a Prefeitura, enquanto um trecho estiver em obras, outros pontos permanecerão liberados

ANUNCIE DIVULGUE