Quinta-Feira, 15 de Janeiro Paraguaçu Paulista 29ºC - 20ºC veja mais

Clientes de baixa renda podem ter novo desconto social na fatura de energia

15/01/2026 - Benefício concedido pelo governo federal é válido para famílias cadastradas no Cadúnico


Clientes de baixa renda podem ter novo desconto social na fatura de energia

Famílias de baixa renda atendidas pela Energisa Sul-Sudeste no interior de São Paulo, sul de Minas Gerais e Guarapuava (PR) podem ter direito ao Desconto Social de Energia Elétrica, programa do governo federal que reduz o valor da conta de luz em até 20,81%. O benefício é destinado a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda mensal entre meio e um salário-mínimo por pessoa. Atualmente, 23 mil famílias de baixa renda são beneficiadas com descontos na tarifa de energia elétrica nas regiões de Assis e Tupã.

De acordo com o governo federal, o Desconto Social será aplicado automaticamente sobre o consumo mensal de energia elétrica de até 120 kWh, por meio da isenção de encargos do setor elétrico. Também têm direito ao Desconto Social famílias indígenas e quilombolas que atendam aos critérios de renda. Importante destacar que o consumo acima desse limite terá cobrança da tarifa residencial convencional.

"A Energisa reforça que não é necessário fazer solicitação desse desconto junto à distribuidora. Ele é concedido automaticamente para quem está com o CadÚnico atualizado e é titular da conta de energia. Caso o beneficiário não seja o titular da fatura, a regularização do cadastro pode ser feita facilmente pelos nossos canais digitais", explica o coordenador de Grandes Clientes da Energisa Sul-Sudeste, Carlos Eduardo Mariano.

Quem ainda não está inscrito no CadÚnico precisa procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município para realizar o cadastro. O cadastramento e a atualização de dados são de responsabilidade do governo federal, e a concessionária utiliza essas informações apenas para aplicar o benefício.

Em caso de dúvidas, clientes Energisa podem esclarecer pelos canais de atendimento da concessionária: aplicativo Energisa On (disponível para Android e IOS), Site www.energisa.com.br, WhatsApp/Gisa (18) 99120-3365 ou Call Center 0800 70 10 326.

Tarifa Social – é importante ressaltar que não há alteração para clientes baixa renda com direito ao benefício da tarifa social. Todos os que se enquadram nos critérios (famílias inscritas no CadÚnico, com renda per capita até meio salário-mínimo, BPC, indígenas e quilombolas) continuam com gratuidade na tarifa até 80 kWh.

Vale lembrar que para receber o benefício da tarifa social de energia elétrica é indispensável que a família esteja com o cadastro atualizado.

 

Fonte: Energisa



MAIS NOTÍCIAS

Emprego jovem: McDonald's abre 15 novas vagas em Assis

Companhia oferece programa de desenvolvimento, iniciativas de saúde e não exige experiência.

Ponto de Cultura Salão Cultural abre inscrições para oficinas gratuitas em 2026

As inscrições podem ser realizadas de 15 de janeiro a 15 de fevereiro.

Estudo aponta mais 365 mil pessoas em situação de rua no Brasil

Dados foram coletados pela Universidade Federal de Minas Gerais

Porque escolher a Fibra Vip?

A Fibra Vip fica na Rua Maria Paula Gambier Costa, nº 773, no Centro de Paraguaçu Paulista/SP

Aulas de iniciação ao vôlei tem vagas abertas no Ginásio Padilha

Atividades para crianças a partir de 7 anos acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras

Projeto reduz infecções em hospitais públicos no país

Economia para o SUS gira em torno de R$ 150 milhões

Receita Federal volta a negar taxação do Pix e alerta para golpes

Fake news voltaram a circular após novo vídeo de deputado

Prefeitura inicia mutirão de limpeza contra a dengue no dia 21 de janeiro em Paraguaçu

Ação terá início na área de abrangência da unidade de saúde Barra Funda I.

ANUNCIE DIVULGUE