Sábado, 10 de Janeiro Paraguaçu Paulista 31ºC - 20ºC veja mais

Policia Civil de Assis deflagra operação Higia contra medicamentos para emegrecimento

09/01/2026 - Foram apreendidas ampolas contendo os produtos emagrecedores e diversas seringas.


Policia Civil de Assis deflagra operação Higia contra medicamentos para emegrecimento

A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio do 1º Distrito Policial de Assis, deflagrou, nesta data (09/01/2026), a Operação “Higia”, voltada à repressão da comercialização e aplicação irregular de medicamento utilizado para emagrecimento, sem autorização legal e sem acompanhamento médico.

O nome da operação, “Higia”, faz referência à deusa da saúde, da higiene e da prevenção na mitologia grega, simbolizando a atuação do Estado na proteção da saúde pública e na prevenção de práticas que possam colocar em risco a integridade física da população, especialmente quando envolvem o uso indiscriminado de substâncias medicamentosas.

As investigações tiveram início a partir de informações indicando que profissionais de Educação Física (personal trainers) estariam oferecendo e aplicando, a alunos e clientes, medicamento de uso controlado, com substância emagrecedora, com o princípio ativo da tirzepatida, substância cuja prescrição e administração dependem de indicação médica, nos termos da legislação sanitária vigente.

Segundo apurado, o medicamento vinha sendo utilizado como método rápido de emagrecimento, sem a devida prescrição, acompanhamento clínico ou esclarecimento adequado sobre os riscos à saúde, circunstância que, em tese, pode configurar crimes previstos na legislação penal e sanitária.

Após a coleta de elementos preliminares e representação judicial, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão domiciliar, com apoio de dezesseis policiais civis, todos no município de Assis.

Durante o cumprimento das medidas cautelares, na residência do investigado, identificado pelas iniciais L.G.F.S., de 39 anos, foram apreendidas ampolas contendo os produtos emagrecedores e diversas seringas, convalidando as informações preliminares, sendo o mesmo então apresentado na sede da Central de Polícia Judiciária de Assis, onde a Autoridade Policial deliberou por autuá-lo em flagrante delito pelo crime de Falsificar, corromper, adulterar produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais; quanto aos demais locais diligenciados pelas equipes, nada de ilícito foi localizado ou apreendido.

Com a conclusão dos trabalhos de Polícia Judiciária o indiciado foi recolhido em estabelecimento prisional da região, permanecendo à disposição da Justiça para audiência de custódia. As investigações prosseguem em sede de Inquérito Policial para análise do material apreendido e completa elucidação dos fatos.

A Polícia Civil reafirma seu permanente estado de vigilância e compromisso institucional com a preservação da ordem pública e combate a criminalidade, alertando que a utilização de medicamentos deve ocorrer exclusivamente com prescrição e acompanhamento médico, evitando-se os riscos do uso irregular dessas substâncias.

 

Fonte: Deinter-8

 

 


 



MAIS NOTÍCIAS

Anvisa proíbe fórmula infantil com risco de contaminação por toxina

Consumo de produto que tenha a toxina pode causar vômito ou diarreia.

Anvisa libera novo medicamento para fase inicial do Alzheimer

Remédio é produzido com o anticorpo lecanemabe

Anvisa recolhe molho de tomate suspeito de conter pedaços de vidro

Lote teve comercialização, distribuição e consumo suspensos

Casos de Síndrome Respiratória Grave estão em queda, diz InfoGripe

Análise abrange Semana Epidemiológica 53, encerrada em janeiro

Justiça determina que SUS forneça remédio para tratar câncer raro

Milotano é indicado para pacientes com carcinoma adrenocortical

Polícia Militar localiza equipamentos furtados em Palmital.

Os objetos foram restituidos ao proprietário

Casal é preso por tráfico de drogas em Assis

Foram apreendidos diversos materiais de preparo, balança de precisão e outras drogas.

Funcionário de asilo é preso suspeito de estuprar idosa com Alzheimer em Marilia

Homem de 64 anos foi flagrado por colegas durante o crime e fugiu do local.

ANUNCIE DIVULGUE