Terça-Feira, 05 de Maio Paraguaçu Paulista 30ºC - 18ºC veja mais

Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento ao INSS

07/01/2026 - Prazo para devolução de descontos indevidos foi prorrogado em novembro


Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento ao INSS

Os aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até 14 de fevereiro para pedir o ressarcimento, anunciou o presidente do instituto, Gilberto Waller. Em entrevista ao programa a Voz do Brasil, ele fez um balanço atualizado sobre os pedidos.

De acordo com presidente Waller, cerca de 6,2 milhões de beneficiários contestaram descontos indevidos do INSS, dos quais 4,1 milhões de beneficiários já foram ressarcidos, em valores que somam R$ 2,8 bilhões. O governo estima, no entanto, que ainda existam 3 milhões de aposentados e pensionistas aptos a solicitar a devolução.

O prazo original se encerraria em 14 de novembro. No entanto, o Ministério da Previdência Social decidiu ampliar o período para garantir que todos os afetados possam registrar seus pedidos.

O esquema de descontos indevidos foi revelado pela Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), que identificou fraudes em Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) firmados entre o INSS e entidades associativas. As investigações levaram ao afastamento de parte da cúpula do instituto em abril.

Na entrevista, Gilberto Waller ressaltou o esforço coordenado de órgãos federais para ressarcir as vítimas dos descontos não autorizados. O presidente do INSS também destacou a união entre o instituto, a Advocacia-Geral da União (AGU), a CGU e a Polícia Federal para rastrear os recursos desviados e entrar com ações na Justiça para recuperar o dinheiro.

Como pedir a devolução

Os beneficiários podem abrir pedidos de ressarcimento pelos canais oficiais do INSS:

  • Aplicativo ou site Meu INSS, com login no Portal Gov.br;
  • Telefone 135, com atendimento gratuito de segunda a sábado, das 7h às 22h;
  • Agências dos Correios, que oferecem suporte gratuito em mais de 5 mil unidades.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Butantan vai produzir vacina nacional contra chikungunya

Com liberação da Anvisa, imunizante poderá ser aplicado pelo SUS

IR 2026: chance maior de inclusão no primeiro lote termina domingo

Envio antecipado aumenta possibilidade de restituição ainda em maio

Quase 50% das mulheres maiores de 16 anos sofreram assédio em 2025

Dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Câmara realiza audiência para discutir demandas da população

Levantamento de demandas da população acontece antes da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentária

Paraguaçu Paulista recebe visita de deputados e é beneficiada com emenda parlamentar

Reinaldo Alguz, Rogério Santos e Enrico Misasi se reuniram com lideranças políticas da cidade.

ETEC de Paraguaçu tem inscrições abertas para vestibulinho de Administração e Agroindústria

Cada curso oferece 40 vagas; aulas acontecem no período noturno.

Atleta do Judô da APVJ conquista classificação para Final Estadual dos Jogos da Juventude

Carlos Eduardo disputou com atletas até 18 anos na categoria até 60kg.

Adolescente de 16 anos é esfaqueado em Maracaí e internado no Hospital Regional de Assis

Parentes demonstram preocupação com estado de saúde do jovem e pedem justiça.

ANUNCIE DIVULGUE