Cachoeiras para se refrescar na região de Paraguaçu Paulista
29/12/2025 - TV Paraguaçu apresenta algumas das belezas naturais que cercam a região.
1 – Toca da Onça em Quatá
Localizada a 17 km da cidade de Quatá, a Toca da Onça é um dos pontos preferidos de visitantes de toda a região. O lugar encanta pelas belezas de suas águas cristalinas que formam o pequeno córrego, que surge de dentro de uma caverna. Em sua entrada uma singela queda d’água é uma boa pedida para se refrescar do calor.
Para chegar à Toca da Onça é preciso seguir pela rodovia Eloy Sim Caldas, que também dá acesso a Usina Zillor e ao Balneário de Quatá. A cavidade natural denominada Toca da Onça fica entre as Fazendas Santa Lina, hoje denominada Fazenda Quatá e os chamados 30 alqueires.
2 – Cachoeira da Fenda em Quatá
Localizada entre as cidades de Paraguaçu Paulista e Quatá, a Cachoeira da Fenda conta com uma beleza única, cercada por um cânion, por onde a água desce, trazendo uma experiência incrível para quem passa por lá.
O local é de difícil acesso e a recomendação é de que a visita seja feita apenas em grupos que conheçam a trilha, para garantir a segurança de todos.
Para chegar, é preciso descer por cerca de 20 a 30 minutos por dentro do rio até chegar a uma espécie de penhasco. Mas a caminhada vale a pena: a vista é sensacional.
3 – Cachoeira Cliv Sol em Iepê
A Cachoeira do Moacir, ou Cachoeira do Cliv Sol, como é mais conhecida, fica localizada a 10 km de distância do trevo de Iepê. O percurso é tranquilo e a estrutura do local é propícia para curtir com toda a família, inclusive crianças.
A queda d’água encanta pela sua beleza e forma uma espécie de prainha, onde é possível relaxar e aproveitar a natureza nos dias de calor. O local é formado também por uma vegetação preservada e a dica aos visitantes é para que mantenham a ordem e a limpeza do espaço, apreciando com respeito a natureza.
4 – Cachoeira do Cris, no bairro rural Cabiúna, em Paraguaçu Paulista/SP
A Cachoeira do Cris, um cantinho do paraíso escondido em meio a natureza preservada. Ela fica localizada no bairro da Cabiúna, próximo ao distrito de Roseta, e recebe visitantes de toda a região. Para chegar ao local, é preciso descer por entre as árvores. Depois é só aproveitar o local tranquilo, ouvir o barulho da natureza e se refrescar nas águas cristalinas.
5 – Cachoeira Véu da Noiva, no distrito de Roseta
Localizada a cerca de 2km do trevo que dá acesso ao distrito de Roseta, o Salto de Roseta, ou Véu da Noiva, como é mais conhecido, é um verdadeiro presente da natureza e encanta pela sua beleza única.
A queda d’água fica localizada dentro de uma propriedade particular e é cercada por vegetação nativa. A cachoeira, de aproximadamente 12 metros de altura, é um convite ao lazer e diversão e proporciona momentos de relaxamento.
6 - Lago de Pedra, entre Maracaí e Assis
Relatos apontam que a Pedreira da Fortuna foi desativada na década de 80. No local se formou uma lagoa que hoje é apreciada pelos visitantes que podem admirar uma bela paisagem. Localizada no bairro do Cervo, o local conta ainda com uma linda cachoeira, onde é possível se divertir, se refrescar e curtir a natureza.
7 - Salto do Nagamatsu, no distrito de Roseta
Localizada próxima a vicinal de acesso ao distrito de Roseta, o Salto do Nagamatsu é formado por três quedas d’água encostadas ao cerrado. Considerado um dos recursos naturais mais importantes de Paraguaçu Paulista, o local é fascinante, cercado pela natureza preservada e ótimo para quem busca se refrescar nos dias de calor. Um convite a aventura, diversão e lazer.
8 - Cachoeira do Índio Serôdio, em Conceição de Monte Alegre
Localizada no distrito de Conceição de Monte Alegre, em Paraguaçu Paulista, a cachoeira é uma boa pedida para quem busca se refrescar nos dias quentes. Com uma queda d’água tranquila e próxima da área urbana, a cachoeira do Índio atrai principalmente os jovens que buscam momentos de lazer e diversão.
Uma versão contada na história é de que a Cachoeira do Índio Serôdio tem esse nome pois havia um índio que morava e cuidava do local, deixando apenas conhecidos se banharem nas suas águas.
34ºC - 21ºC


33ºC - 22ºC
31ºC - 24ºC