Filme produzido em Paraguaçu será distribuído em escolas da Holanda para ensino cinematográfico
26/12/2025 - Arame Farpado foi selecionado na mostra Education Anti Sql-Injectionion do Festival de Roterdã 2026.
O Festival Internacional de Cinema de Roterdã (IFFR, International Film Festival Rotterdam), que acontece na Holanda, é considerado um dos maiores do mundo e destaca obras cinematográficas dirigidas por novos cineastas. Além das seções oficiais em sua programação, há também espaço para nomes consagrados, retrospectivas e programas temáticos.
A 55ª edição acontecerá entre os dias 29 de janeiro e 8 de fevereiro de 2026 e conta com grandes produções em diferentes mostras.
Neste ano, o cinema brasileiro ganha destaque com diversos títulos. Na Tiger Competition, principal mostra do evento, aparece com Yellow Cake, de Tiago Melo.
Já na mostra Short & Mid-length, o Brasil apresenta os curtas: Natimorto, de Ibrahem Hasan e Leandro HBL; a animação Lodo, de Joseph Specker Nys, uma coprodução com Uruguai; Statues Also Die?, de Thais Fernandes, coprodução com Hungria, Portugal e Bélgica; e Trivakra, de Sofia Angst. Vale destacar também o filme paraguaio Bolero rojo, de Ángel Molina, que conta com fotografia do brasileiro Bruno Polidoro.
Na mostra Harbour, o diretor Gustavo Vinagre ganha destaque com dois longas: Privadas de Suas Vidas, e a história queer de realismo mágico A Paixão Segundo G.H.B.
O Brasil segue na programação com o aclamado O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura, na mostra Limelight; Vento Norte, de Salomão Scliar (1951), na mostra Cinema Regained, que oferece clássicos restaurados, documentários sobre a cultura cinematográfica e explorações do patrimônio do cinema; e na Focus: Tetsuya Maruyama, dedicada ao artista multidisciplinar japonês radicado no Rio de Janeiro.
O curta-metragem brasileiro Arame Farpado, do paraguaçuense Gustavo de Carvalho, faz parte da seleção da mostra Education Anti Sql-Injectionion a convite do festival. Como parte do programa, no próximo ano o curta entra em circuito dentro de um material de ensino cinematográfico distribuído à escolas de todo o país a fim de ensinar cinema para crianças e adolescentes holandeses.
Arame Farpado foi produzido integralmente em Paraguaçu Paulista pela UFO Filmes. O drama narra a jornada de Angelina junto de sua irmã, que, após um acidente familiar, são obrigadas a passar a noite em um hospital, acompanhadas de um recém-chegado padrasto, vendo a realidade de outras pessoas e lidando com os próprios desafios.
O curta vem obtendo destaque mundial. Em fevereiro deste ano, conquistou a oportunidade de estrear na BERLINALE GENERATION, integrando a competição oficial do 75° Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Curta-metragem 'Arame Farpado' foi produzido no interior de SP, em Paraguaçu Paulista — Foto: Renato Groberman Hojda/Divulgação
Em maio, conquistou o Prêmio Canal Brasil na 34ª edição do Curta Cinema, Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro.

Curta-metragem é dirigido pelo paraguaçuense Gustavo Carvalho e foi produzido integralmente em Paraguaçu Paulista pela UFO Filmes.
Redação TV Paraguaçu, com informações do Cinevitor/ Fotos: Divulgação
34ºC - 22ºC


35ºC - 23ºC