Morador de Paraguaçu Paulista registra fila de luzes no céu formada por satélites de internet
22/12/2025 - Registro também chamou a atenção de moradores em cidades da região.
O paraguaçuense Daniel Lopes, morador da Vila Nova, enviou na última sexta-feira, dia 19, para a TV Paraguaçu imagens de luzes no céu, fenômeno registrado também por moradores em diversas cidades da região e que despertou curiosidade.
Os pontos luminosos surgiram quase ao mesmo tempo e se deslocaram de forma alinhada, em silêncio, chamando a atenção de quem acompanhava o céu principalmente no início da noite.

A fila de luzes, entretanto, não se trata de um fenômeno sobrenatural. Segundo especialistas, os pontos luminosos enfileirados visualizados pelos moradores nada mais são do que satélites de internet recém-lançados, que permanecem temporariamente alinhados em órbita da Terra e, com o tempo, vão se espalhando até alcançar as posições programadas.
Os satélites da Starlink, projeto desenvolvido pela empresa SpaceX, tem como objetivo oferecer internet de alta velocidade em escala global, inclusive em regiões mais afastadas dos grandes centros. Para isso, a empresa realiza lançamentos frequentes de novos satélites, que passam a integrar uma grande constelação em órbita baixa da Terra.
Quando recém-lançados, os satélites ainda estão em processo de ajuste e posicionamento orbital. Nesse período, eles costumam ficar visíveis a olho nu, pois refletem a luz solar, especialmente logo após o pôr do sol ou durante o início da noite. Com o passar dos dias, os equipamentos se dispersam e deixam de formar o alinhamento visível.
Especialistas explicam que esse tipo de observação não representa risco e tende a se tornar cada vez mais comum, devido ao aumento no número de lançamentos.
Redação TV Paraguaçu
32ºC - 21ºC

