Emoção e reflexão marcam o lançamento do livro Colposcópica em Paraguaçu Paulista
20/12/2025 - Obra foi escrita a quatro mãos pelos escritores Ângela Zanirato e Claudmar Gonçalves.
Os escritores paraguaçuenses Ângela Maria Zanirato Salomão e Claudmar Gonçalves Costa realizaram na última quinta-feira, dia 18 de dezembro, o lançamento do livro “Colposcópica”, dramaturgia escrita a quatro mãos e que tem arrebanhado elogios devido a sua intensidade.

O evento de lançamento e noite de autógrafos foi realizado na Casa Vilharquide e contou com a presença de amigos, familiares e convidados.

Foi uma noite marcada por muita emoção e reflexão acerca das diversas formas de violência contra a mulher.
Os autores participaram de um bate papo mediado por Deise Costa, onde puderam falar sobre o processo de produção e criação da obra, as inspirações e os sentimentos que o projeto tem como finalidade despertar.
Teve ainda a leitura de trechos da obra e a participação de artistas do cenário paraguaçuense, como Vanessa Salum, Lívia Salum, Fátima Salum, Mariana, Tiago Abreu e Sarah.

"Colposcópica" é uma obra teatral profundamente poética e visceral, escrita a 4 mãos, que aborda temas sociais e políticos ligados à opressão de gênero, patriarcado e a violência estrutural contra as mulheres. A peça explora a medicalização dos corpos femininos, traumas históricos e pessoais, a objetificação feminina e as formas como sistemas opressivos se perpetuam. Os personagens representam arquétipos que enfrentam dor, injustiças e lutas internas, buscando romper com ciclos de sofrimento.
A obra convida o público a refletir sobre seu papel na opressão e na luta pela libertação coletiva, transformando dor em resistência e arte. "Colposcópica" é um manifesto que celebra a resiliência feminina e chama a ação contra extremismos e desigualdades.

Redação TV Paraguaçu
31ºC - 20ºC

