Terça-Feira, 27 de Janeiro Paraguaçu Paulista 31ºC - 19ºC veja mais

Meteorologia faz alerta de grande perigo de tempestade em três estados

12/12/2025 - Chuvas e descargas elétricas podem ocorrer em curtos períodos.


Meteorologia faz alerta de grande perigo de tempestade em três estados

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta sexta-feira (12), um alerta vermelho de tempestade e ventos que podem atingir até 100 quilômetros por hora (Km/h) para uma região que abrange o Sudoeste do Mato Grosso do Sul, passando por toda extensão oeste do Paraná e Santa Catarina. A região também poderá ser atingida por chuvas de granizo.

Segundo o alerta, os três estados serão os mais atingidos pela combinação de uma frente fria com alta umidade, que mantém o risco de tempestades severas também em outros estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, “diante do cenário, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Defesa Civil Nacional, seguirá acompanhando a previsão e apoiando os estados em risco”.

Para ampliar a proteção, o órgão orienta que a população faça uso e fique atenta aos avisos do sistema Defesa Civil Alerta (https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/protecao-e-defesa-civil/defesa-civil-alerta ), que emite mensagens de texto e alarmes sonoros para celulares em áreas de risco elevado.

Risco iminente

De forma gratuita e sem a necessidade de cadastro prévio, são enviadas orientações sobre como proceder de acordo com o tipo de risco iminente na região.

Para o coordenador-geral de Monitoramento e Alerta do Cenad, Tiago Molina Schnorr, nesta sexta-feira as chuvas podem ocorrer em curtos períodos, acompanhadas de rajadas de vento, descargas elétricas e granizo, aumentando o risco de alagamentos, enxurradas, queda de árvores e danos à rede elétrica.

O alerta deve permanecer no sábado (13) e no domingo (14). Podem ocorrer pancadas de chuvas, em especial na Região Serrana do Rio de Janeiro, centro-sul de São Paulo, zona da mata e sul de Minas Gerais, além do sudoeste de Mato Grosso do Sul.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Governo de SP entrega veículos novos para Procon de Paraguaçu e de mais 14 municípios no estado

Unidades serão utilizadas em atividades de fiscalização e orientação do comércio nestas localidades.

Associação dos Funcionários da Cocal inicia aulas de Beach Tênis

As aulas são realizadas às segundas e quartas-feiras, às 19h e às 20h.

Mutirão de limpeza contra a dengue já recolheu 50 toneladas de lixo em Paraguaçu Paulista

Iniciativa entrou na segunda semana de ações, com coleta na Vila Nova.

Mais de 4 mil pessoas prestigiaram a tradicional Festa de Santos Reis no distrito de Sapezal

Evento contou com farto almoço e o tradicional encontro das bandeiras

Prefeitura divulga novos horários da coleta de lixo em Paraguaçu Paulista

Objetivo, segundo a Prefeitura, é garantir que serviço chegue de forma organizada a todas as regiões

Prouni 2026: inscrições para o 1º semestre começam nesta segunda

Processo é gratuito e deve ser feito exclusivamente pela internet

Incêndio atinge loja de departamentos e mobiliza bombeiros em Lins

Edificação da unidade da rede Magazine Luiza foi comprometida, não houve feridos no local.

Bebê de 8 meses recebe álcool por engano durante lavagem nasal em posto de saúde em Dois Córregos

A Prefeitura investiga o caso, e a servidora envolvida está afastada por abalo emocional.

ANUNCIE DIVULGUE