Terça-Feira, 03 de Fevereiro Paraguaçu Paulista 25ºC - 20ºC veja mais

MEC pretende chegar a 100% do país com escolas integrais em 2026

03/12/2025 - Ampliar alfabetização e acesso à internet também é prioridade


MEC pretende chegar a 100% do país com escolas integrais em 2026

O Ministério da Educação (MEC) estabeleceu como meta alcançar todos os territórios do país com matrículas em ensino integral na educação básica em 2026. Atualmente, a cobertura está próxima dos 90%, e o objetivo é determinar, ainda em dezembro deste ano, a estratégia para consolidar a ampliação do modelo, informou a secretária de Educação Básica do MEC, Katia Schweickardt, em entrevista à Agência Brasil.

A pasta espera, ainda, os resultados dos exames nacionais de alfabetização. A expectativa é atingir 64% das crianças alfabetizadas na idade correta. Em relação ao acesso das escolas brasileiras à internet, a perspectiva é chegar a 80% das unidades com conexão para fins pedagógicos até o final de 2026. Atualmente, o percentual é de 64%.

Também é prioridade da pasta consolidar o Programa Pé-de-Meia como política educacional, desvinculando a estratégia de uma perspectiva de política de incentivo financeiro ao estudante do ensino médio. Segundo a secretária, isso implica “garantir que ele esteja lá, que ele esteja aprendendo, que ele passe de ano, que ele queira ir adiante”.

Outra política recente, o Compromisso Nacional Toda Matemática, lançado em outubro deste ano, também será uma das prioridades do governo na área de educação no próximo ano, de modo a integrar as redes de maneira semelhante ao pacto pela alfabetização na idade certa.

Ensino integral além do tempo a mais na escola
Na regulamentação estabelecida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o padrão para se reconhecer uma matrícula como de tempo integral é que ela seja de pelo menos sete horas diárias durante cinco dias na semana, ou 35 horas semanais. Para Kátia, esse é o passo inicial, sendo a qualidade dessa vaga a etapa seguinte.

“Isso é uma dimensão. A educação integral precisa trabalhar com uma série de outros aspectos. Primeiro, a formação de professores. Você ter os professores qualificados para cada componente, mas que também se permitam ser sujeitos aprendentes e que queiram aprender colaborativamente com seus outros colegas. Segundo, você precisa ter uma infraestrutura adequada, tem que ter escolas equipadas, tem que ter áreas disponíveis para teatro, para música, para lazer, para esporte”, explica a gestora.

A relação intersetorial é o passo seguinte para o programa, de acordo com Katia Schweickardt. Segundo ela, a comunidade escolar precisa entender a prática educacional para além do muro da escola. “Da mesma forma que durante a pandemia a escola foi, em muitas localidades, a única porta aberta, cuidou da saúde, acolheu e informou, as outras pastas têm de ter o mesmo compromisso. A gente precisa ter suporte também da saúde, a gente precisa ter suporte também da cultura, do esporte, e essa intersetorialidade tem que acontecer territorialmente também”, defendeu a secretária.

De forma semelhante, a questão do território se apresenta como espaço de construção das particularidades do ensino integral. Para Katia, é preciso pensar no currículo, na programação das atividades, nas metodologias de ensino-aprendizagem, no uso do espaço e dos materiais considerando as necessidades e riquezas de cada região do país.

A secretária concedeu a entrevista à Agência Brasil durante o encontro Educação Integral Impacto Real, promovido pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Instituto Natura e Instituto Sonho Grande (ISG).



MAIS NOTÍCIAS

Mulher é presa na região após ser flagrada transportando maconha 'gourmet'

A ação resultou em um prejuízo ao crime estimado em R$ 11.460,00.

Jovem é internada em estado grave após ser resgatada de afogamento em Rancharia

Vítima, de 26 anos, estava na área privada do Balneário Municipal.

Reino Unido alerta para pancreatite associada a canetas emagrecedoras

Doença é efeito colateral conhecido, mas pouco frequente, diz agência

Projeto Esporte Melhora a Idade retorna no dia 9 nos ginásios Padilha, Feijão, Zé do Pito e Gammon

As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 8h nos quatro polos.

Mais de 5.500 alunos da Rede Municipal de Paraguaçu Paulista voltam às aulas nesta semana

Volta às aulas acontece na próxima quinta-feira, dia 5.

Jovem de 23 anos é encontrado morto com sinais de facadas em Bauru

Vítima foi encontrada sem vida na madrugada deste domingo, 1°.

Univesp oferece mais de 24 mil vagas no Vestibular 2026, com 39 vagas em Paraguaçu Paulista

As inscrições vão até 11/03 e devem ser realizadas pelo site: vestibular.univesp.br

Caminhoneiro embriagado é detido após derrubar portão e tendas montadas para missa em Ourinhos

Teste do bafômetro confirmou a embriaguez, porém o homem foi liberado.

ANUNCIE DIVULGUE