Quarta-Feira, 05 de Agosto Paraguaçu Paulista 28ºC - 17ºC veja mais

Saiba como será oferta de vacina que previne bronquiolite em bebês

27/11/2025 - SUS começará a aplicar o imunizante para gestantes em dezembro


Saiba como será oferta de vacina que previne bronquiolite em bebês

O Ministério da Saúde anunciou que mulheres grávidas poderão receber a partir de dezembro a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite em bebês. O imunizante será oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a gestantes a partir da 28ª semana da gestação. 

O primeiro lote, com 673 mil doses da vacina, já começou a ser distribuído aos estados. A orientação do ministério é que, com a chegada das doses às unidades básicas de saúde (UBS), as equipes verifiquem e atualizem a situação vacinal de gestantes, incluindo ainda a imunização contra a covid-19 e a influenza, já que a vacina contra o VSR pode ser administrada junto a outras doses. Na rede particular, o imunizante pode sair por até R$ 1,5 mil.  

Como funciona a vacina? 
A bronquiolite é causada principalmente por infecções virais, sendo o VSR o agente infeccioso mais comum. Acomete principalmente crianças menores de 2 anos, causando dificuldade para respirar, febre e tosse.  

A vacina que será oferecida às gestantes oferece proteção imediata a recém-nascidos, reduzindo a necessidade de hospitalizações quando os bebês são infectados pelo vírus sincicial.  

De acordo com estudos, a vacinação materna demonstrou uma eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves causadas pelo VSR nos bebês durante os primeiros 90 dias após o nascimento. 

Quem pode se vacinar? 
Todas as gestantes, a partir da 28ª semana de gravidez. Não há restrição de idade para a mãe. A recomendação é tomar dose única a cada nova gestação. 

Bronquiolite 
O vírus sincicial respiratório é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e por 40% dos casos de pneumonia entre crianças com até 2 anos.  

De acordo com o ministério,  o Brasil registrou 43,1 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados por VSR em 2025, considerando dados até 15 de novembro. Desse total, 82,5% foi registrado em menores de 2 anos. 

Como a maioria dos casos é provocado por infecção viral, não há tratamento específico para bronquiolite. O manejo é feito apenas com base no tratamento de sinais e sintomas e incluem terapia de suporte, suplementação de oxigênio, hidratação e uso de broncodilatadores, sobretudo quando há chiado evidente.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Hortifruti 24 horas: São Marcos Padaria e Conveniência inova com produtos frescos e sem agrotóxicos

Tem reposição direta do CEASA três vezes por semana e hortaliças de cultivo próprio

Fábrica de multas? Vereador cobra explicações sobre o trânsito no centro de Paraguaçu Paulista

Parlamentar quer saber o embasamento legal e o destino do dinheiro arrecadado com as multas.

Artista de Paraguaçu leva show com pesquisa em música ao palco principal da Rio Innovation Week

A artista multimídia, compositora e pesquisadora Grisa será uma das atrações do evento.

Impacto das telas na saúde mental já é debatido em 80% das escolas

Dados são de pesquisa com mais de 2 mil gestores escolares

Homem condenado a 18 anos por estupro de vulnerável é preso em chácara em Tupã

Homem agia sempre da mesma forma e se aproximava das vítimas em locais públicos.

Assédio eleitoral no trabalho é crime; saiba como identificar

Prática busca interferir na liberdade do eleitor de escolher candidato

Mulher é flagrada com mais de 140 kg de maconha em Ourinhos

Ação gerou ao crime um prejuízo estimado de quase R$ 300.000,00.

Armado com faca e arco e flecha, homem invade residência e ameaça matar ex-companheira em Assis

Mulher e filho se trancaram em um quarto até a chegada da Polícia Militar.

ANUNCIE DIVULGUE